Projetos de Investigação
EduCation on Antimicrobial REsistance for the health workforce
AMR-EDUCare, EduCation on Antimicrobial REsistance for the health workforce, targets the prevention and reduction of antimicrobial resistance (AMR)’s health burden by filling educational gaps on AMR for both clinical and non-clinical health workforce. Southern and Eastern European countries, where the incidence of AMR is highest, are also those where there is a particular deficit in training on AMR prevention. For this reason, the project will target countries in these geographical areas. Through a nimble and relevant educational programme targeting four audiences - doctors, nurses, community pharmacists and health management professionals - the project will equip the health workforce with the necessary knowledge and skills to address AMR in the areas of prescription, waste management and patient empowerment. The training modules developed and delivered will adopt a strong focus on behavioural change and digital health skills for a more resilient and sustainable healthcare sector that improves the patient experience and delivers better health outcomes.
Nepalese Education in E-health - Master
Nepalese Education in E-health - Master (NEEM) targets the shortage of specialists in health information systems in Nepal through establishing two master programmes at Kathmandu University and Pokhara University. Each programme will admit 10 students the first year and expand to 20 over a two years period. The programmes will include a lab where research students will collaborate with the Ministry of Health and other Nepalese organisations on health information systems in Nepal and which be developed into a model for the Provincial Health Information Hubs envisaged by the MoH. The labs will also be used for in-service training of health personnel. The European partners University of Oslo (UiO) and The University Institute of Lisbon have long experience in working with partners in LMICs and Europe on eHealth. The University of Oslo is also involved in projects for course development with partners in India and Africa, and course material developed in these projects will be used as a basis and adapted for Kathmandu and Pokhara universities. Eight lecturers from the Nepalese partners will be funded by the project for PhD education; one at UiO and seven at Indian universities which UiO collaborates with in academic projects in the health information systems area. Eight master students will do exchange visits between Nepal and Europe, and scholarships will be awarded to four female master students in Nepal. Expected impacts are that the master programmes will continue running after project funding ceases, that Kathmandu and Pokhara universities attract collaborative projects in Nepal and internationally, and that master programme graduates gain skills which are useful in their work.
Informação do Projeto
2023-02-01
2026-02-01
Parceiros do Projeto
Expanding Digital Health through a pan-European EHRxF-based Ecosystem
O XpanDH é uma CSA destinada a mobilizar e capacitar indivíduos e organizações para criar, adaptar e explorar o uso intencional de soluções digitais de saúde interoperáveis com base na adoção compartilhada do formato European Health Records Exchange (EEHRxF) em toda a Europa. Este esforço pan-europeu usará uma abordagem de “rede de redes” garantindo que os atores de saúde digital sejam motivados e apoiados por orientações personalizadas e exemplos reais para ajudar os primeiros usuários a avançar para o uso concreto de soluções de saúde digital incorporadas EEHRxF para agregar valor à saúde e aos cuidados além de promover Espaço de Dados de Saúde Pessoal e Europeu. O XpanDH persegue o principal objetivo de amadurecer e acelerar um ambiente de interoperabilidade sustentável e escalável para inovações digitais em saúde com base no EEHRxF, em torno de 5 Objetivos: 1) Desenvolver especificações técnicas robustas e recursos para o construção do EEHRxF; 2) Estabelecer o modelo X-Bundle Readiness; 3) Verificar a utilidade do X-Bundle no mundo real com um conjunto de grupos de usuários agrupados em domínios de adoção selecionados; 4) Amadurecer o ecossistema de saúde digital pan-europeu de provedores de soluções e usuários finais, 5) Desenvolver uma estrutura para o ecossistema sustentável. O consórcio prosperará em projetos e serviços de interoperabilidade de eHealth anteriores e em andamento e, particularmente, nas recomendações dos projetos X-eHealth e DigitalHealthEurope, por meio de ativismo de dados de saúde digital e forte envolvimento do paciente. Reúne 26 parceiros de Saúde Digital sob um conceito de cocriação e co-implementação, apoiado por um Conselho de Políticas (vinculando-se aos Governos e à Rede de Saúde Digital). Para expandir seu impacto, 10 redes do XpandDH, ligadas a centenas de parceiros interessados em saúde serão incentivados a formar um vibrante espaço de saúde (digital) pan-europeu convergindo em ferramentas comuns, utilizáveis e confiáveis pa...
Informação do Projeto
2023-01-01
2024-12-31
Parceiros do Projeto
AGENDA “DESCENTRALIZAR PORTUGAL COM BLOCKCHAIN”
A Blockchain é uma tecnologia fundamental para a transição digital da economia e da sociedade. De acordo com o Fórum Económico Mundial, 10% do PIB global será armazenado em blockchain até 2027 e a Organização Mundial do Comércio, citando um estudo da Gartner, estima que, até 2030, a utilização da tecnologia de blockchain poderá acrescentar 3 biliões de dólares ao comércio internacional. De acordo com a PwC, "as tecnologias de blockchain podem impulsionar a economia global em 1,76 biliões de dólares até 2030", sendo os sectores que mais beneficiarão a administração pública, a educação e a saúde. Apesar desta enorme oportunidade, Portugal ainda não a aproveitou: de acordo com o relatório EU Blockchain Ecosystem Development, em 2020 Portugal detém uma maturidade média a nível europeu.  Esta Agenda juntou várias organizações de blockchain, criando um cluster de 24 empresas portuguesas de blockchain, 15 Organizações de Investigação e Tecnologia (RTO), 5 Entidades Públicas, 2 Associações e 10 outros Parceiros Associados, ligados por negócios e tecnologia, com o objetivo de se tornarem reconhecidos internacionalmente e, assim, contribuírem para uma mudança significativa no perfil de especialização da economia portuguesa, através do investimento em tecnologia de ponta e da contratação de pessoal altamente qualificado.   
Informação do Projeto
2023-01-01
2025-12-31
Parceiros do Projeto
Mestrado em Gestão da Transformação Digital no Sector da Saúde
O Mestrado em Gestão da Transformação Digital no Setor da Saúde (ManagiDiTH) é uma iniciativa inovadora no panorama educacional europeu, fruto de um projeto financiado pela União Europeia e liderado pela Escola de Tecnologias Digitais Aplicadas (Iscte-Sintra), em colaboração com outras duas universidades: a Universidade de Ciências Aplicadas (Laurea), da Finlândia, e a Universidade Aristóteles de Salónica (AUTH), da Grécia. Este Mestrado tem como objetivo a capacitação de futuros profissionais, tanto nas áreas tecnológicas como na área da saúde, com competências essenciais para enfrentar os desafios e oportunidades que a era digital traz para o setor da saúde. Dada a rápida aceleração do desenvolvimento tecnológico, urge equipar os profissionais com as ferramentas necessárias para navegar neste cenário em constante evolução. Com um currículo multidisciplinar e inovador, o mestrado ManagiDiTH integra três componentes fundamentais: societais, digitais e de saúde. Além disso, os/as estudantes podem escolher entre dois ramos de especialização: Ciência de Dados ou Interoperabilidade. Essa flexibilidade permite que cada aluno/a personalize sua formação de acordo com seus interesses e aspirações profissionais. Assim, os/as alunos/as têm a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento em áreas como inteligência artificial, realidade virtual, automação, cibersegurança e outras tecnologias emergentes que estão a redefinir a forma como os serviços de saúde são prestados e geridos. O programa de estudos, composto por três semestres e totalizando 90 ECTS, proporciona uma sólida base teórica aliada a experiências práticas e projetos reais do setor. O ensino é ministrado em inglês, seguindo as mais recentes orientações pedagógicas relacionadas com o Ensino à Distância, o que permite a participação de estudantes de diferentes origens e nacionalidades. O corpo docente altamente especializado, proveniente de diversas origens académicas e profissionais, constitui uma mais-valia des...
Informação do Projeto
2023-01-01
2026-12-31
Parceiros do Projeto