Projetos de Investigação
Abordagem sistémica para eliminar as lacunas de emprego e criar um mercado de trabalho mais inclusivo para grupos vulneráveis
  SYNCLUSIVE é uma abordagem de sistemas inovadores, integrais e interdisciplinares para estimular a inclusão de grupos vulneráveis ​​no mercado de trabalho. Para isso, os seis objetivos centrais são: 1) desenvolver e consolidando uma coalizão de partes interessadas em 4 Living Labs regionais em toda a Europa nos moldes da Comunidade Teoria da Ação de Coalizão, usando a abordagem ENGINE. Esta abordagem inclui um pacote integrado de intervenções que estimulem a mobilidade ascendente e lateral de trabalhadores vulneráveis, criando assim vagas para entrada de candidatos a emprego vulneráveis; 2) testar a utilidade e aplicabilidade da abordagem ENGINE para diferentes grupos vulneráveis ​​identificados como discriminados; 3) identificando impulsionadores e barreiras para mobilidade e influxo incluindo discriminação; 4) avaliar o impacto da abordagem ENGINE implementada sobre a mobilidade no mercado de trabalho e inclusão de grupos vulneráveis; 5) identificando caminhos de transição do regional ao nível da política nacional e da UE; e 6) identificar indicadores e padrões interoperáveis ​​e comparativos que são relevantes para a inclusão no mercado de trabalho de grupos vulneráveis, tendo em conta as necessidades regionais, nacionais (legislativo) e contexto cultural.
Informação do Projeto
2023-03-01
2027-02-28
Parceiros do Projeto
Mestrado em Gestão da Transformação Digital no Sector da Saúde
As instituições de saúde e os designers de serviços devem adaptar-se às rápidas mudanças tecnológicas e tirar partido da digitalização dos serviços. A crise do Covid-19 pôs em evidência tanto a urgência de melhorar o desempenho dos sistemas de saúde, como as oportunidades e soluções digitais emergentes. Com a presente proposta pretendemos desenvolver um programa de Mestrado de competências digitais especializadas para o sector da saúde. Este programa integrado e interdisciplinar equipará os profissionais, reforçando a sua capacidade. Um processo de cocriação facilitará a construção de um ecossistema para encontrar soluções para problemas complexos de saúde em sociedades em envelhecimento. Programas eficazes de formação digital precisam de combinar programas transversais (comunicação, gestão, social, investigação), sectoriais (sector da saúde), concepção de serviços e aprendizagem tecnológica. Esta proposta ManagiDiTH - Master's Degree of Managing Digital Transformation in the Health Sector baseia-se em competências pedagógicas e técnicas inovadoras de quatro universidades parceiras, um centro de investigação e organizações relevantes de saúde e tecnologia, com base em projetos que já foram implementados no consórcio. O projeto propõe-se a: - -Desenvolver referências de formação para o nível 7 do Quadro Europeu de Qualificações no sector da saúde digital - Implementar um modelo pedagógico trialógico que dê prioridade a estratégias de aprendizagem baseadas em problemas, apoiadas por ferramentas digitais - Criar um ecossistema de aprendizagem interdisciplinar composto por um modelo de hélice quádrupla (incluindo o meio académico, a indústria, o governo e a sociedade civil) - Elevar o nível de qualificação de graduados dos sectores da Saúde, Social & Bem-Estar, Negócios & Administração, e Tecnologias de Informação & Comunicação (TIC). Parceiros em quatro países (Finlândia, França, Grécia, Portugal), asseguram competências relevantes para a implementa...
Informação do Projeto
2023-01-01
2026-12-31
Parceiros do Projeto
Inovação para Empreendedorismo Social
) O projeto iNSPIRE Social Entrepreneurs Network (iNSPIRE) criará um HUB de aprendizagem inspirador, baseado na identificação de lições transferíveis do ambiente de aprendizagem formal e informal para apoiar o desenvolvimento de uma rede de empreendedorismo social em vários países europeus (Turquia , Portugal, Irlanda, França e Bélgica). A Irlanda e a Bélgica já possuem uma importante experiência em empreendedorismo social e contribuirão para a criação de uma forte parceria para apoiar e desenvolver um cluster social europeu. Evidências da Irlanda e da Bélgica mostram que o empreendedorismo social demonstra um grande potencial para o crescimento do emprego. O objetivo do iNSPIRE é melhorar as competências dos empreendedores sociais e aumentar o potencial de criação de empresas sociais. O projeto envolverá diversas partes interessadas no diálogo e na cooperação, incluindo associações sem fins lucrativos, universidades, empresas de formação, organizações de inovação social, centros de investigação e organismos públicos. Capturará a experiência, incluindo mecanismos de aprendizagem, abordagens de gestão e competências em rede de outros projetos na área social, desenvolvidos principalmente pelos parceiros, por exemplo, capacitação.
Informação do Projeto
2021-11-01
2023-10-31
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO COMUM DE CIDADANIA EUROPEIA PARA A EUROPA INTEGRADA
Este projeto tem como objetivo atender às necessidades de educação para a cidadania da UE de todos os alunos das escolas parceiras com idades entre 14-18; serão elaborados materiais escritos, na forma de conteúdos; definidos processos de ensino e de aprendizagem, e; metodologias de avaliação, que irão constituir o “PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA DA UE”. O número de alunos que afirmam conhecer os seus direitos de cidadania da UE é de 30%, mas com os estudos do Clube Europeu da Juventude e Cultura e aplicação móvel criados pelo projeto, pretende-se aumentar em 40% o número de alunos que afirmam ter informações sobre a cultura comum europeia. O âmbito e objetivo deste projeto requer a cooperação transnacional de diferentes escolas e universidades da Europa.
Informação do Projeto
2021-06-01
2023-05-31
The future of traditional timber-based architecture: A multi-perspective framework to bring overlapping memories and new practices
Cultural heritage is as a cultural right but not for all people. Built heritage is at risk in earthquake-prone areas or due to armed conflicts or uncontrolled house prices growth, such as in central metropolitan areas and tourist destinations. Underrepresented, partially demolished, or abandoned houses, humble constructions associated with biases or social stigma are also under threat. In these countless cases, overlapping memories and physical legacies are being lost. As a case in point amid this complex picture, we analyse traditional architecture with overhanging timber-based volume, known as casas de andares em ressalto, in three regions in Portugal (Northern Portugal, Central Portugal, Lisbon, and Tagus Valley). This construction system evolves into a set of more informed solutions during the post-earthquake rebuilding in the late 18th century. As a response of social distancing and disinformation on heritage sites, we propose a place-based learning based on advanced data information and visualization. This study raises awareness on the importance of preserving these memories and it promotes the use of timber-based design solutions. Speak_OVER also contributes to understand how best-compromise strategies of adaptive reuse can be implemented in future scenarios, involving critical stakeholders, such as homeowners’ rights groups, different heritage actors, tourist operators, and civic authorities.
Informação do Projeto
2021-04-19
2023-12-31
Parceiros do Projeto
University Goes Digital for a Sustainable Global Education
O Projeto Athena visa o desenvolvimento de competências digitais dos docentes universitários, reforçando a sua resposta aos desafios que as universidades enfrentam atualmente e no futuro. O projeto procura fomentar ambientes de aprendizagem cooperativa, tornando-os transformadores e inclusivos através da adoção de novas tecnologias, como e-learning, plataformas de jogos, realidade virtual e aumentada, modelados sistematicamente para ativar competências-chave na aprendizagem digital. O projeto irá criar modelos que os docentes podem adotar e adaptar às suas aulas, utilizando diferentes abordagens pedagógicas.