Transições Digitais nas Ciências
Este projeto aborda o tema da transição digital no desenvolvimento das carreiras científicas e as experiências de pessoas empregadas em centros de investigação de universidades portuguesas. O principal objetivo é explorar como estes processos transformaram a profissão de investigador, com consequências positivas e negativas para o desenvolvimento pessoal e profissional, incluindo o equilíbrio entre trabalho, vida pessoal e internacionalização. Através de uma análise baseada em evidências, o objetivo do projeto é ajudar a informar os policymakers e os stakeholders no setor de Investigação e Desenvolvimento (I&D) sobre estas questões, no que diz respeito a Portugal, e criar uma melhor compreensão do impacto da transição digital na vida dos profissionais das comunidades de investigação. Teoricamente, o projeto situa a transição digital num contexto de mobilidades. Este projeto reconheceu a importância de uma maior interconexão global e que existe uma dependência da tecnologia da informação em profissões altamente qualificadas. Isto estende-se às contribuições das próprias equipas de investigação para o campo de investigação das mobilidades, sabendo que muitas sociedades estão atualmente a passar por uma viragem de imobilidade decorrente da problematização das deslocações físicas em ambientes urbanos e da expansão das plataformas de trabalho digitais, a nível nacional e internacional. Estes desenvolvimentos criam novas possibilidades e um leque mais alargado de ligações, mas também colocam imposições aos investigadores, incluindo uma erosão do tempo e espaço pessoais por imperativos de trabalho. No que diz respeito à abordagem empírica, as questões de investigação visam documentar não só a extensão da digitalização nas unidades de investigação, incluindo as principais tarefas relacionadas com o trabalho experimental, os estudos de campo e networking e a normalização do trabalho à distância, mas também o impacto na esfera doméstica, com uma abordagem transversal que ...
Informação do Projeto
2025-02-20
2026-08-19
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Estudantes de países terceiros em Portugal: desafios da integração numa era (pós)pandémica
O presente projeto visa analisar o impacto da pandemia Covid-19 na experiência de nacionais de países terceiros enquanto estudantes internacionais do ensino superior em Portugal, partindo das perceções dos próprios estudantes. Por estudantes internacionais entendemos tanto estudantes inscritos em esquemas de mobilidade ‘de crédito’, que geralmente permanecem em Portugal durante um ou dois semestres, como também estudantes em mobilidade ‘de grau’, ou seja, matriculados num curso conferente de grau de uma instituição de ensino superior portuguesa.
Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos de investigação: examinar as transformações nos perfis dos estudantes internacionais provenientes de países terceiros que entraram no país desde o início da pandemia Covid-19, e investigar como os estudantes internacionais provenientes de países terceiros avaliam e dão significado às suas vivências durante o período (pós)pandémico. Mais ainda, este estudo almeja mapear os novos desafios e oportunidades que a crise sanitária trouxe para a internacionalização do ensino superior português. Considerando a popularização de novas formas de mobilidade pensadas para o contexto da educação terciária, pretendemos compreender o papel que a ‘mobilidade virtual’ e ‘mobilidade híbrida’ podem ter no ensino superior português.
Além do seu objetivo académico, o projeto busca produzir recomendações políticas baseadas em evidência científica para apoiar o trabalho de decisores políticos, ‘stakeholders’ institucionais, peritos e profissionais no campo da educação superior e das migrações. Almejando uma compreensão abrangente deste fenômeno no contexto português, as análises aqui propostas serão realizadas a nível nacional.
Equipa:
Thais França (CIES-Iscte) e Cosmin Nada (CIIE-FPCEUP) (coordenadores)
Patrícia Ávila (Cies-Iscte), David Cairns (Cies-Iscte) e Daniel Malet-Calvo (Cies-Iscte), Sofia Marques da Silva (CIIE-FPCEUP) e Pedro Ferreira (CIIE-FPCEUP)
Informação do Projeto
2021-09-01
2022-12-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
- FPCE-UP - (Portugal)
Pandemic Immobility: The Impact of the Covid-19 Lockdown on International Students in Portugal
The outbreak of Covid-19 has had a profound impact on all the social, economic and political life of practically all societies. To help contain the virus and limit pressures on national health care systems, spatial mobility has also been severely affected. Motivated by the rapid spread of Covid-19, countries around the world closed their borders, airlines cancelled their flights and people have been told to stay at home by their governments, limiting human circulation in a manner unprecedented in the post-war period. As a border-crossing and now a border-closing related phenomenon, the global flow of international students has been severely disrupted by social isolation measures put in place without consideration of the consequences for mobility-dependent individuals, a predicament that invites research and analysis. Looking at the Portuguese case, this situation not only reflects the challenges raised by the pandemic in regard to how institutions dependent upon mobility function, but also existing inequalities between the Global North and the Global South, and the socio-economic differentials that have shaped individual experiences of the lockdown: what has become for a many forced displacement from sending countries or an involuntary return home. Some people are evidently better equipped or better situated to cope with the sudden immobility than others. Special attention in our work is given to the impact of lockdown on the quotidian routines of international students, taking into account the new, and existing, challenges they now face, as well as the effectiveness of the response made by host institutions. Empirical evidence is drawn from 30 interviews conducted with international students who were attending Portuguese universities during the lockdown, providing us with illustrations of their capacity to cope with what we have termed ‘pandemic immobility’.
Informação do Projeto
2020-04-01
2021-04-01
Parceiros do Projeto
Circulação na Ciência: Mobilidade, Precaridade e Crescimento Económico
Circulation of Science is a research project that aims to help resolve the contradiction in Research and Development between recognition of the importance of science in its many forms to Portuguese society and the reality of working in this sector of the economy. Focusing upon a number of key stages in a career in science, the challenges facing employers and employees are explored, taking into account issues arising from a competitive yet hierarchical organisation of science and the need to manage requirements for geographical mobility and cope with precariousness.
Informação do Projeto
2019-04-01
2025-03-31
Parceiros do Projeto
Circulation of Science: Mobility, Precarity and Economic Growth in Research and Development
While the value of Science to national economies is rarely questioned, the status of many research scientists in the labour market is less certain. Despite enjoying stimulating and challenging work, many in research and development (R&D) face employment conditions characterised by precarity, vulnerability to exploitation and a demand for involuntary or inconvenient mobility. This work plan acknowledges this inconsistency and seeks to generate knowledge and understanding of how to improve the ‘health’ of Science in Portugal, with findings aimed at policymakers and stakeholders, including employers. In addition scientific workers will be provided with an opportunity to voice their own concerns and contribute to improving prospects for socio-demographic inclusivity in R&D and eliminating exploitation.
Informação do Projeto
2018-11-01
2019-03-31
Parceiros do Projeto
International Student Mobility: A Geodemographic Perspective
Informação do Projeto
2015-02-01
2018-01-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Luso-descendentes ´Regressados´ em Portugal: Identidade, Pertença e Transnacionalismo
Informação do Projeto
2013-07-01
2015-06-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- UAberta - Líder (Portugal)
- ICS/UL - (Portugal)
MYPLACE: Memory, Youth, Political Legacy and Civic Engagement
O projecto de investigação MYPLACE procura conhecer o modo como a participação social dos mais jovens é moldada pelas sombras (passadas, presentes e futuras) do totalitarismo e populismo na Europa. No plano conceptual, o objectivo é superar a comparação segmentada das ‘culturas políticas’ nacionais ou das classificações reificadas de heranças políticas (‘pós-comunista’/’liberal-democrática’); localiza-se, antes, na natureza pan-Europeia das diversas tradições filosóficas e políticas populistas e radicais e na natureza cíclica e não nóvel da popularidade de que actualmente gozam. Empiricamente, o projecto MYPLACE irá utilizar uma combinação de instrumentos de pesquisa, inquérito por questionário, entrevistas e observação etnográfica, com vista à disponibilização de informação empírica nova de natureza pan-Europeia, procurando não apenas medir os níveis de participação dos jovens mas igualmente o sentido que estes lhe atribuem. No plano analítico, embora se focalize especificamente na ‘juventude’ e na contextualização histórica e cultural da participação social dos jovens, o projecto MYPLACE visa substituir a muitas vezes abstracta e rotineira repetição das razões do ‘desengajamento’ juvenil em relação à acção política por um mapeamento empiricamente rico do entendimento que os jovens fazem do espaço cívico e político onde habitam. No plano das políticas, o projecto MYPLACE procura identificar os obstáculos e factores facilitadores da reclamação, por parte dos jovens, da arena política Europeia como espaço de direito próprio.
Informação do Projeto
2011-06-01
2015-09-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- University of Warwick - Líder (Reino Unido)
- MMU - (Reino Unido)
- TU - (Estónia)
- UCM - (Eslováquia)
- UB - (Alemanha)
- Friedrich Schiller Universität - (Alemanha)
- UEF - (Finlândia)
- SDU - (Dinamarca)
- Region, Ul’ianovsk State University - (Rússia)
- DU - (Letónia)
- CRRC - (Geórgia)
- IPI - (Croácia)
- UPF - (Espanha)
- UD - (Hungria)
- - - (Grécia)