Ciência-IUL    Autores    Dulce Morgado Neves    Projetos de Investigação
Projetos de Investigação
Ativismos do Nascimento na Europa: percursos, formas de ação e conquistas
Enquadrada no Laboratório de Estudos Sociais sobre Nascimento (CIES-IUL), esta pesquisa pretende explorar a componente ativista gerada em torno do nascimento em vários contextos Europeus. Concretamente, propõe-se estudar a emergência e atuação de movimentos sociais pela humanização do nascimento e pela defesa de direitos na gravidez e parto, em Portugal, Espanha, Suécia, Holanda e Polónia.  A escolha destes países visa assegurar não só a diversidade geográfica da análise, mas também a pluralidade das características socio-demográficas dos contextos, o acesso a dados perinatais, a diversidade dos modelos de assistência ao nascimento e a singularidade dos movimentos sociais ligados ao parto.   A metodologia proposta compreende, para cada caso de estudo, a análise documental, a consulta e tratamento de informação estatística, a realização de entrevistas e a observação participante.   
Informação do Projeto
2018-11-01
2024-10-31
Parceiros do Projeto
Laboratório de Estudos Sociais sobre Nascimento
nascer.pt - Laboratório de Estudos Sociais sobre Nascimento é uma estrutura de investigação permanente, lançada em 2017 e acolhida pelo CIES-IUL. Tem como objetivo potenciar o conhecimento em torno das condições e características dos nascimentos em Portugal, contribuir para o crescimento da Sociologia do Nascimento e, ao mesmo tempo, promover o cruzamento entre estruturas e abordagens multidisciplinares no estudo do nascimento, a nível nacional e internacional. Através da produção e divulgação de informação de cariz essencialmente científico, o laboratório nascer.pt vem reforçar o debate em torno das práticas, políticas e paradigmas do Nascimento.
Informação do Projeto
2017-12-30
--
Parceiros do Projeto
Babies Born Better
Babies Born Better is an international online survey on childbirth experiences. It is an output of the COST Action IS 0907 "Childbirth Cultures, Concerns, and Consequences: Creating a dynamic EU framework for optimal maternity care" and it is currently coordinated by an International Steering Committee. The survey is available in more than 23 languages, having obtained around 40,000 responses in each edition. In Portugal, data is managed and analysed by a multidisciplinary team of researchers from the University Institute of Lisbon: Mário Santos (CIES-IUL), Helena Carvalho (CIES-IUL), Marta Matos (CIS-IUL), Sónia Pintassilgo (CIES-IUL), and Dulce Neves (CIES-IUL). 
Informação do Projeto
2016-03-03
2020-03-03
Parceiros do Projeto
A maternidade naturalizada como nova conceção de cidadania: adesão e controvérsia em Portugal e Espanha
Num contexto onde o número de filhos por casal é cada vez menor e onde os nascimentos ocorrem em idades mais avançadas dos pais e mães, a decisão de ter um filho parece estar sujeita a maiores exigências e pressões sociais. Toda a cultura está dominada por um ideal de maternidade que vai variando segundo as épocas. Segundo Badinter (2010), à medida que os valores naturalistas vão renovando protagonismo na sociedade contemporânea, mais exigente e complexa se vai tornando a experiência materna. Este projecto pretende contribuir para a problematização do fenómeno de "neotradicionalismo" associado à experiência de ser mãe (Stone, 2007). Adotando uma metodologia plural, a pesquisa incidirá sobre os contextos de Portugal e Espanha para perceber que fatores macroestruturais promovem a adesão ao modelo de maternidade natural e quais os efeitos deste fenómeno sobre as relações de género ao nível social e das relações interpessoais.
Informação do Projeto
2014-01-06
2017-05-31
Parceiros do Projeto