Ciência-IUL    Autores    Eunice Magalhães    Projetos de Investigação
Projetos de Investigação
Collaboration between Early Childhood Intervention and Child Protection Systems
Informação do Projeto
2022-04-01
2022-09-30
Parceiros do Projeto
CRIAP_Formação
Informação do Projeto
2021-06-04
2022-12-31
Parceiros do Projeto
Separação das crianças dos seus cuidadores e os resultados de desenvolvimento da criança
Informação do Projeto
2021-04-01
2021-09-30
Parceiros do Projeto
Adoptive families’ strengths, difficulties and service needs: A Portuguese follow-up study
Informação do Projeto
2021-03-01
2024-02-29
Parceiros do Projeto
PROFESSIONAL DEVELOPMENT TOOLS SUPPORTING PARTICIPATION RIGHTS IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION
As crianças têm o direito de participar em todos os assuntos que as afetam, expressando livremente a sua opinião e vendo-a respeitada e considerada. A participação de crianças pequenas é essencial para o desenvolvimento de uma cultura de direitos humanos e democracia. Portanto, a participação ativa e a tomada de decisões dos jovens na sociedade devem ser protegidas e incentivadas desde tenra idade. Embora o direito de participação das crianças seja essencial para a qualidade da educação, a sua implementação em educação de infância continua a ser um desafio. Com o objetivo de apoiar uma educação de infância de elevada qualidade com base na implementação do direito de participação das crianças, propomos uma abordagem multinível de desenvolvimento profissional.
Informação do Projeto
2019-09-01
2022-08-31
Parceiros do Projeto
SOCIAL IMAGES, ORGANIZATIONAL CLIMATE AND QUALITY OF RELATIONSHIPS IN RESIDENTIAL CARE_CIRC: THE DESIGN, IMPLEMENTATION AND EVALUATION OF AN INTERVENTION PROGRAM.
Informação do Projeto
2019-04-16
2023-03-15
Parceiros do Projeto
O impacto do programa Gerar Percursos Sociais (GPS) com jovens em acolhimento residencial
A investigação tem revelado de forma consistente que os jovens em acolhimento residencial tendem a reportar problemas de saúde mental significativos, nomeadamente, problemas de comportamento (Erol et al, 2010; James et al., 2012; Scholte & Van der Ploeg, 2010), sendo estes superiores aos apresentados pelos seus pares (Fernandez-Molina et al., 2011; Li, Chng & Chu, 2017; Leloux-Opmeer et al., 2017). Neste projeto pretendemos desenvolver um estudo-piloto sobre a implementação e eficácia de um programa cognitivo-comportamental, Gerar Percursos Sociais (GPS; Rijo et al., 2007), na redução de distorções cognitivas, esquemas mal adaptativos precoces, dificuldades de regulação emocional e comportamentos externalizantes em jovens em acolhimento residencial. Neste estudo-piloto, participaram adolescentes com idades compreendidas entre 15-18 anos, acolhidos em casas de acolhimento generalistas. Foram desenvolvidos processos de avaliação da implementação e da eficácia do programa GPS nesta população.
Informação do Projeto
2019-04-01
2019-09-30
Parceiros do Projeto
Avaliação de necessidades de formação avançada em competências profissionais: um estudo qualitativo com estudantes de psicologia do ISCTE-IUL
Informação do Projeto
2016-05-01
2016-10-31
Parceiros do Projeto