Projetos de Investigação
BeWell-Iscte
Este projeto tem como objetivo geral a promoção da saúde mental e bem-estardos/as estudantes do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, com base no modelo Stepped Care, desenvolvido no programa para a promoção da saúde mental no ensino superior - Programa ACCES.  Focando-se numa abordagem de promoção e prevenção, e adotando uma lógica de participação coletiva, identificam-se os seguintes objetivos específicos: 1. Desenvolvimento de atividades de promoção da saúde mental, prevenção e ajustamento (nível 1 e 2), com vista à melhoria das competências relacionadas com a literacia em saúde mental, resiliência mental e gestão de stress; 2. Reforço das respostas psicoterapêuticas e psiquiátricas para estudantes com perturbações mentais comuns de gravidade ligeira a moderada (nível 3), com vista à intervenção precoce e evitamento de patologias mais graves; 3. Fortalecimento dos mecanismos de identificação de situações de risco ou doença mental grave e o seu encaminhamento para os serviços de saúde especializados (nível 4 e 5); 4. Promoção da participação ativa da associação de estudantes no desenvolvimento, implementação e avaliação das atividades;5. Inclusão de estudantes com necessidades educativas específicas e outros grupos vulneráveis (estudantes de 1º ano, estudantes deslocados, nacionais e internacionais, estudantes beneficiários da ação social escolar, estudantes bolseiros provenientes de países PALOP, estudantes mulheres, e estudantes LGBTQIA+), de forma transversal às atividades desenvolvidas.
Informação do Projeto
2024-05-02
2026-09-30
Parceiros do Projeto
Proteger o direito das crianças a viverem numa família: Perspetivas para recrutar famílias de acolhimento em Portugal
Este projeto fornece evidência teoricamente fundamentada sobre quem e porque é que as pessoas se tornariam uma família de acolhimento. Os seus resultados permitirão informar as estratégias de investigação e de sensibilização para garantir o direito das crianças a uma família.
Informação do Projeto
2023-06-26
2024-06-26
Parceiros do Projeto
CRIAP_Formação
Informação do Projeto
2021-06-04
2022-12-31
Parceiros do Projeto
Adoptive families’ strengths, difficulties and service needs: A Portuguese follow-up study
O Projeto AdoPt - Follow-up em Pós-Adoção: Capacidades, dificuldades e necessidades de famílias adotivas portuguesas é um estudo que pretende analisar a realidade das famílias portuguesas após a adoção de crianças    
Informação do Projeto
2021-03-01
2024-02-29
Parceiros do Projeto
resilient@uni
Vários estudos têm mostrado evidências de sofrimento psicológico entre as gerações mais jovens e, em particular, nos estudantes universitários. O contexto da pandemia COVID-19 gerou ainda mais desafios, com impactos acrescidos neste grupo. O projeto resiliente@uni reúne um grupo de psicólogos de diferentes áreas de especialidade (por exemplo, psicologia social, educacional e clínica) para explorar a saúde mental e física desta população, identificando potenciais fatores de risco e de proteção, a diferentes níveis, desde variáveis intra-individuais a contextos sociais. Estes resultados destinam-se a informar programas e políticas de intervenção adequados para abordar esta questão. O projeto foi realizado em colaboração com estudantes: Catarina Caseiro Guilherme Manica Joana Maciel Ricardo Marques Joana de Moraes  
Informação do Projeto
2021-01-01
2022-12-31
Parceiros do Projeto
PROFESSIONAL DEVELOPMENT TOOLS SUPPORTING PARTICIPATION RIGHTS IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION
As crianças têm o direito de participar em todos os assuntos que as afetam, expressando livremente a sua opinião e vendo-a respeitada e considerada. A participação de crianças pequenas é essencial para o desenvolvimento de uma cultura de direitos humanos e democracia. Portanto, a participação ativa e a tomada de decisões dos jovens na sociedade devem ser protegidas e incentivadas desde tenra idade. Embora o direito de participação das crianças seja essencial para a qualidade da educação, a sua implementação em educação de infância continua a ser um desafio. Com o objetivo de apoiar uma educação de infância de elevada qualidade com base na implementação do direito de participação das crianças, propomos uma abordagem multinível de desenvolvimento profissional.
Informação do Projeto
2019-09-01
2022-08-31
Parceiros do Projeto
SOCIAL IMAGES, ORGANIZATIONAL CLIMATE AND QUALITY OF RELATIONSHIPS IN RESIDENTIAL CARE_CIRC: THE DESIGN, IMPLEMENTATION AND EVALUATION OF AN INTERVENTION PROGRAM.
Informação do Projeto
2019-04-16
2023-03-15
Parceiros do Projeto