PARTICIPA
PROFESSIONAL DEVELOPMENT TOOLS SUPPORTING PARTICIPATION RIGHTS IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION
Descrição

As crianças têm o direito de participar em todos os assuntos que as afetam, expressando livremente a sua opinião e vendo-a respeitada e considerada. A participação de crianças pequenas é essencial para o desenvolvimento de uma cultura de direitos humanos e democracia. Portanto, a participação ativa e a tomada de decisões dos jovens na sociedade devem ser protegidas e incentivadas desde tenra idade. Embora o direito de participação das crianças seja essencial para a qualidade da educação, a sua implementação em educação de infância continua a ser um desafio. Com o objetivo de apoiar uma educação de infância de elevada qualidade com base na implementação do direito de participação das crianças, propomos uma abordagem multinível de desenvolvimento profissional.

Desafio

O nosso objetivo é apoiar educadores de infância, auxiliares de ação educativa e coordenadores/diretores de contextos de educação de infância na aquisição e desenvolvimento de: (1) conhecimento sobre o direito de participação das crianças; (2) atitudes positivas em relação ao desenho, implementação e monitorização de práticas que promovam a participação das crianças; (3) competências para identificar, desenhar, implementar e monitorizar práticas de promoção do  direito de participação das crianças; e (4) competências para trabalhar em conjunto, em vários níveis do contexto de educação pré-escolar, para identificar, usar e manter os recursos individuais e organizacionais necessários para promover a participação das crianças. Para atingir estes objetivos, pretendemos desenvolver três recursos de desenvolvimento profissional independentes, porém complementares: (1) um MOOC (Curso Online Aberto Massivo) sobre o direito de participação das crianças em educação de infância, dirigido a educadores, auxiliares de ação educativa e coordenadores / diretores; (2) uma ferramenta de autoavaliação desenhada para apoiar educadores e auxiliares de forma a proporcionarem uma educação de infância de elevada qualidade, por meio de práticas participativas na sala de atividades; e (3) uma ferramenta de autoavaliação desenhada para apoiar coordenadores / diretores na promoção de práticas participativas com base em recursos e apoios organizacionais. Examinaremos a viabilidade e a eficácia deste kit de ferramentas, reunindo informações acerca das perspetivas dos utilizadores finais, de forma a informar o desenvolvimento dos recursos de desenvolvimento profissional.

Abordagem

PARTICIPANTES

As atividades do projeto envolverão três tipos de participantes: educadores de infância, auxiliares de ação educativa e profissionais de educação de infância com funções de coordenação/direção. Um mínimo de 60 profissionais de educação de infância, em quatro países (Bélgica, Grécia, Polónia e Portugal), participará em grupos focais para informar o desenho e o conteúdo das ferramentas, com base na experiência acumulada no terreno. Além disso, um mínimo de 120 profissionais de educação de infância, de um mínimo de 40 contextos de educação nos quatro países, participará da análise de viabilidade do kit de desenvolvimento profissional. Por fim, esperamos que um mínimo de 1.000 profissionais de educação de infância usem as versões finais do kit após a conclusão do projeto, nos países participantes.

ATIVIDADES E MÉTODOS

As principais atividades do projeto incluem (1) grupos focais com educadores, assistentes e coordenadores/diretores; (2) preparação de versões preliminares, versões beta e versões finais das ferramentas de aprendizagem, reflexão e autoavaliação desenhadas para apoiar os profissionais de educação de infância; (3) implementação das ferramentas pelos centros e profissionais de educação de infância nos países participantes; e (4) uso de questionários, entrevistas e observações nas salas de atividades para documentar a viabilidade e eficácia das ferramentas de desenvolvimento profissional.

Impacto Investigação Académica

RESULTADOS ESPERADOS E IMPACTO

Pretendemos apoiar todos os tipos de profissionais e contextos de educação de infância, incluindo contextos em zonas rurais e urbanas, dos setores público e privado, etc., promovendo a consciência partilhada acerca da importância do direito de participação das crianças como um meio de promover a qualidade em educação de infância. Esperamos que os profissionais de educação de infância (1) aumentem os seus conhecimentos sobre o direito de participação das crianças, sobre as barreiras organizacionais e sobre facilitadores que influenciam a participação das crianças, sobre os benefícios potenciais da participação das crianças e sobre as práticas com maior probabilidade de promover a participação das crianças; (2) desenvolvam atitudes positivas em relação ao direito de participação das crianças em contextos de educação de infância; (3) desenvolvam competências de identificação, desenho, implementação e monitorização de práticas educativas bem como apoios e recursos organizacionais que promovam o direito de participação das crianças; e (4) trabalhar em equipa ao nível da sala e ao nível organizacional para aumentar a participação das crianças.

POTENCIAIS BENEFÍCIOS A LONGO PRAZO

Esperamos melhorias a longo prazo na qualidade das salas de atividades e dos contextos de educação de infância, com base no aumento dos níveis de reciprocidade nas relações e interações entre profissionais e entre profissionais e crianças. É provável que essas mudanças a longo prazo resultem em aumentos no bem-estar das crianças. É importante realçar que os benefícios potenciais da participação das crianças incluem aumentos na autoestima, autoeficácia, comunicação, negociação, resolução de conflitos e competências de tomada de decisão; aumento do respeito dos educadores e auxiliares pelas ideias, interesses e necessidades das crianças; bem como melhor organização e funcionamento dos contextos de educação de infância. Além disso, espera-se que maior competência organizacional para ouvir as vozes de crianças e dos profissionais resulte em níveis mais elevados de justiça processual percebida, aumentando as perceções de legitimidade da liderança.

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
CIS-IUL Comunidade, Educação e Desenvolvimento Líder 2019-09-01 2022-08-31
Parceiros Externos
Instituição País Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
HELLENIC OPEN UNIVERSITY (HELLENIC OPEN UNIVERSITY) Grécia Parceiro 2019-09-01 2022-08-31
Odisee vzw (Odisee vzw) Bélgica Parceiro 2019-09-01 2022-08-31
Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) Portugal Parceiro 2019-09-01 2022-08-31
Instituto Politécnico do Porto (IPP) Portugal Parceiro 2019-09-01 2022-08-31
UNIWERSYTET WARSZAWSKI (UNIWERSYTET WARSZAWSKI) Polónia Parceiro 2019-09-01 2022-08-31
Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Cecília Aguiar CIS-IUL [Comunidade, Educação e Desenvolvimento] Coordenadora Global 2019-09-01 2022-08-31
Eunice Magalhães CIS-IUL [Comunidade, Educação e Desenvolvimento] Investigadora 2019-09-01 2022-08-31
Isabel Alexandra de Figueiredo Falcão Correia CIS-IUL [Psychange: Psicologia da mudança societal] Investigadora 2019-09-01 2022-08-31
Nadine Correia CIS-IUL [Comunidade, Educação e Desenvolvimento] Investigadora 2019-09-01 2022-08-31
Financiamentos do Projeto
Código/Referência Tipo de Financiamento Entidade Financiadora Programa de Financiamento País Valor Financiado (Global) Valor Financiado (Local) Data de Início Data de Fim
2019-1-PT01-KA202-060950 Contrato Comissão Europeia Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação -- 336480 76926 2019-09-01 2022-08-31
Outputs (Publicações)

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

PROFESSIONAL DEVELOPMENT TOOLS SUPPORTING PARTICIPATION RIGHTS IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION
2019-09-01
2022-08-31