Resumo CV

Joana Martinho Costa é Diretora da Escola de Tecnologias Digitais Aplicadas (Iscte-Sintra), onde coordena o Mestrado em Transformação Digital no Ensino e Aprendizagem e a Licenciatura em Tecnologias Digitais Educativas.

Coordena o Projeto de Implementação do Ensino à Distância no Iscte-Sintra, é coordenadora científica do projeto Educação Digital, subcoordenadora do Grupo de Investigação em Sistemas de Informação do ISTAR-Iscte, e Investigadora Principal do projeto BRIDGE – Breaking Inequalities in Digital Education, financiado pela Fundação "la Caixa" no âmbito da Social Research Call 2025.

É doutorada em Educação, na especialidade de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, pela Universidade de Lisboa. É também mestre em Ensino de Informática e licenciada em Engenharia Informática pela Universidade Nova de Lisboa.

A sua produção científica inclui 17 publicações, das quais 15 em revistas indexadas na Scopus (Q1 e Q2), e a coautoria de um livro internacional. Desenvolve investigação nas áreas da educação informática, inteligência artificial na educação, tecnologias educativas, aprendizagem mediada por tecnologia e sistemas de informação em educação.

 

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
Harvard Business Publishing
Estados Unidos da América
Outro tipo de qualificação Inovação no Ensino 2024
ISCTE-Instituto Universitario de Lisboa
Portugal - Lisboa
Outro tipo de qualificação Ensino à Distância 2022
Universidade de Lisboa
Portugal - Lisboa
Doutoramento Educação, especialidade Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação 2019
Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua
Portugal
Outro tipo de qualificação Certificação de Competências Pedagógicas 2015
Universidade de Lisboa
Mestrado Ensino de Informática 2012
Universidade Nova de Lisboa
Portugal - Caparica
Licenciatura Engenharia Informática 2010
Centro de Formação de Associação de Escolas
Portugal
Outro tipo de qualificação Certificação de Competências Digitais 2010 - 2010
Áreas de Investigação
Technology Enhanced Learning (TEL)
Computer Science Education
Aprendizagem da programação
Avaliação Assistida por Computador
Ambientes de aprendizagem
Investigação por Questionário
Meta-análise
Ciências da Computação e da Informação Ciências Naturais
Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática Engenharia e Tecnologia
Ciências da Educação Ciências Sociais