Joana Martinho Costa é Diretora da Escola de Tecnologias Digitais Aplicadas (Iscte-Sintra), onde coordena o Mestrado em Transformação Digital no Ensino e Aprendizagem e a Licenciatura em Tecnologias Digitais Educativas.
Coordena o Projeto de Implementação do Ensino à Distância no Iscte-Sintra, é coordenadora científica do projeto Educação Digital, subcoordenadora do Grupo de Investigação em Sistemas de Informação do ISTAR-Iscte, e Investigadora Principal do projeto BRIDGE – Breaking Inequalities in Digital Education, financiado pela Fundação "la Caixa" no âmbito da Social Research Call 2025.
É doutorada em Educação, na especialidade de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, pela Universidade de Lisboa. É também mestre em Ensino de Informática e licenciada em Engenharia Informática pela Universidade Nova de Lisboa.
A sua produção científica inclui 17 publicações, das quais 15 em revistas indexadas na Scopus (Q1 e Q2), e a coautoria de um livro internacional. Desenvolve investigação nas áreas da educação informática, inteligência artificial na educação, tecnologias educativas, aprendizagem mediada por tecnologia e sistemas de informação em educação.