Implementação e resultados dos Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas
Informação do Projeto
2023-02-16
2024-07-15
Parceiros do Projeto
Educação Doutoral em Portugal: Que Futuro?
A educação doutoral tem sido palco de mudança em Portugal. Os programas de doutoramento têm sofrido mudanças estruturais e institucionais, resultando em novos e diversificados desenhos educativos e de investigação. Alguns dos debates mais proeminentes em torno destas mudanças recentes debruçam-se sobre programas concebidos à medida de indivíduos versus cursos obrigatórios e previamente estruturados; competências básicas de investigação versus competências transferíveis; duração do grau e prazos de conclusão esperados; diferentes formas de apoio financeiro; práticas e programas de apoio inovadores; tipos de orientação académica e oportunidades de formação; e o impacto da digitalização. Outras tendências incluem a expansão de parcerias de colaboração e intercâmbios internacionais tais como parcerias universidade-indústria, cooperação com outros setores da sociedade e associações internacionais entre universidades similares. No centro destas mudanças estão as motivações, experiências, propósitos e aproveitamento dos alunos. Ligadas aos propósitos e aproveitamento dos alunos, estão as avaliações de qualidade e acreditação, tais como objetivos e fins educativos, importância e relevância do programa e rankings universitários, bem como a futura direção da universidade, considerando a educação doutoral no resto do mundo.
Informação do Projeto
2022-06-03
2024-06-30
Parceiros do Projeto
Avaliação Intercalar do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE)
Avaliação do Contributo dos FEEI para os Objetivos do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego por Eixo Prioritário (Avaliação Intercalar)
Informação do Projeto
2021-09-17
2022-09-16
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- IESE - Líder (Portugal)
- PPLL - (Portugal)
Estudo sobre o impacto da ação do Projeto eTwinning na comunidade escolar
O Projeto eTwinning deverá centrar-se ao nível:(i)da motivação de alunos e professores, ao participarem em projetos europeus/nacionais colaborativos;(ii)dos resultados escolares obtidos pelos alunos; (iii)do desenvolvimento de competências;(iv) da compreensão dos processos de alargamento das metodologias/práticas pedagógicas associadas ao envolvimento dos docentes em projetos eTwinning, a outros docentes nas suas comunidades.3.Aspetos Metodológicos:(i)acesso de investigadores designados pelo segundo outorgante à plataforma etwinning, com um perfil de professor, para poderem compreender o funcionamento da mesma, sendo os registos e acessos eliminados após a conclusão do estudo;(ii)realização de entrevistas aos embaixadores do projeto (n=11);(iii)realização de 4 (quatro) estudos de caso (aplicação de questionários, realização de entrevistas aos atores envolvidos: professores, alunos, encarregados de educação -e análise documental);(iv)produção de documentos de divulgação em formato infográfico, associados aos relatórios;(v)redação de relatórios de avaliação (um intermédio e outro final);(vi)produção de documentos fundados em investigação empírica e conhecimento científico(vii)avaliação do impacto e produção de relatórios correspondentes.
Informação do Projeto
2020-11-24
2021-08-23
Parceiros do Projeto
Dias de confinamento e de violência: a resposta dos serviços de apoio a vítimas de violência doméstica em tempos de pandemia de COVID19, em Portugal
A declaração de pandemia de COVID19 e a concretização de medidas de confinamento, encetadas em 18/03/2020, agravou o risco das vítimas de violência doméstica, independentemente do sexo, idade e histórico de violência. Durante o estado de emergência, até ao presente, os serviços de apoio telefónico e a Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica adaptaram modos de trabalho, atuação e serviços prestados a vítimas, compatíveis com a situação de isolamento, objeto de análise do projeto.
Informação do Projeto
2020-08-01
2021-03-31
Parceiros do Projeto
Projeto Educativo Municipal de Odivelas
O Projeto Educativo Municipal do concelho de Odivelas constitui um instrumento de planeamento estratégico que envolve todos os níveis e modalidades da educação e formação, permitindo construir uma visão comum dos desafios educativos no curto, no médio e no longo prazo, bem como das oportunidades e recursos que se podem desenvolver e potenciar, tal como das dinâmicas, externas e internas, que condicionam a oferta de um serviço educativo de qualidade para todos os que integram o território. O documento é composto i) pelo Diagnóstico socioeducativo (análise das principais forças, fraquezas, ameaças e oportunidades) e ii) pela definição dos eixos estratégicos de ação e operacionalização do plano de ação.
Para a elaboração do PEM Odivelas seguiu-se uma estratégia metodológica múltipla, que incluiu a análise documental e de indicadores estatísticos, assim como a análise qualitativa de um conjunto de entrevistas (individuais ou em grupos focais) que reuniram no total 90 participantes.
Informação do Projeto
2017-03-20
2017-10-19
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Estudo de Avaliação sobre o grau de satisfação de utentes da rede nacional de apoio a vítimas
Este projeto pressupõe a avaliação dos serviços prestados pela rede nacional de apoio às vítimas de violência doméstica segundo duas vertentes: a) a das entidades e valências que prestam serviços a vítimas e integram a rede nacional de apoio; b) a de utentes desta rede. Relativamente à primeira vertente, o estudo visa o levantamento do conjunto de entidades gestoras e valências da rede nacional de apoio, especificamente as valências “casa de abrigo” (artigo 60.º), “estrutura de atendimento” (artigo 61.º) e “resposta de acolhimento de emergência” (artigo 61.º-A, conforme preconizado pela Lei n.º 112/200, com alteração pela Lei n.º 129/2015). A este nível, visa-se a análise de indicadores de caracterização e de autoavaliação do funcionamento dos serviços prestados a utentes vítimas de violência doméstica, recolhidos junto de entidades gestoras e valências da rede nacional de apoio. Essencialmente, estes indicadores referem-se aos seguintes aspetos: a) valências e áreas de intervenção; b) fontes de financiamento; c) recursos humanos e físicos? d) fontes de referenciação e encaminhamento de utentes? e) trabalho em articulação com entidades locais e/ou regionais; f) existência de procedimentos estandardizados na prestação dos serviços e na elaboração de relatórios estatísticos; g) autoavaliação sobre os serviços prestados a utentes vítimas e perceção sobre a qualidade dos mesmos; h) identificação de aspetos positivos e aspetos a melhorar nos serviços prestados a utentes.
Na sua segunda vertente, o estudo visa aferir o grau de satisfação de um conjunto de utentes da rede nacional de apoio a vítimas de violência doméstica que, nas diferentes regiões do país, recorreram a serviços prestados por alguma daquelas valências – casa de abrigo, estrutura de atendimento ou resposta de acolhimento de emergência –, bem como conhecer o impacto desta intervenção técnica nos seus percursos de vida. A este nível, a análise incide nos seguintes aspetos: a) caracterização social e familia...
Informação do Projeto
2015-12-09
2016-06-08
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Escolas que fazem melhor: o sucesso escolar dos alunos descendentes de imigrantes na escola básica
O objectivo central da pesquisa é o de apreender, através doconhecimento aprofundado das escolas (sua organização e funcionamento, clima organizacional, práticas e representações dos docentes), as especificidades escolares que contribuem para a diferenciação de resultados entre escolas, tendo como ponto de partida alunos com um perfil social semelhante. A pesquisa articulará, de forma complementar, uma componente extensiva-quantitativa e outra intensiva-qualitativa (estudo de caso múltiplo).
Informação do Projeto
2012-03-15
2014-03-14
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
O impacto das turmas com Percursos Curriculares Alternativos no Ensino Básico e dos Planos de recuperação, de acompanhamento e de desenvolvimento no sucesso escolar
Trata-se de um estudo de impacto da implementação das turmas com Percursos Curriculares Alternativos (PCA) e dos Planos de Acompanhamento, de Desenvolvimento e de Recuperação no sucesso escolar dos alunos, realizado por solicitação da DGIDC do Ministério da Educação. O estudo integrou i) a caracterização nacional das turmas de PCA com a discriminação do contingente de turmas e de alunos envolvidos, o ano de escolaridade e respetivos resultados e ii) a realização de um conjunto de 16 estudos de caso, distribuídos pelas diferentes Direções Regionais de Educação (DRE).
Informação do Projeto
2010-05-01
2011-03-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
In/sucesso escolar dos descendentes de imigrantes - Origens nacionais e condições sociais e escolares na escola básica portuguesa
O objectivo central da pesquisa é o de relacionar resultados escolares com um conjunto de variáveis de caracterização do aluno e da sua família no sentido de medirmos o efeito que produzem nesses resultados. Concretamente, pretende-se analisar os resultados obtidos nas provas nacionais do ensino básico (4º, 6º e 9º anos de escolaridade) considerando os efeitos, por um lado, do sexo, da naturalidade e da nacionalidade do aluno e, por outro, da condição de classe, da escolaridade, da naturalidade e da nacionalidade dos seus progenitores. Subsidiariamente, serão identificadas escolas com resultados dissemelhantes, tendo populações discentes muito semelhantes quanto à condição social e origem nacional das famílias dos alunos que as frequentam e exploraremos junto destas alguns aspectos do “efeito escola” (perfil de liderança, projecto educativo, organização das turmas e turnos) na produção do (in)sucesso.
Informação do Projeto
2009-09-01
2010-10-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder