Imigração e tráfico para exploração laboral. Nepaleses nas estufas em Portugal
O projeto foca-se sobre a migração de nepaleses para estufas de frutos vermelhos no sul de Portugal e a relação com tráfico para exploração laboral. Tem dois objetivos principais, o de investigação e o de contributo para ações de prevenção e combate ao tráfico. Para tal, num primeiro momento, pretende realizar entrevistas no país de origem a imigrantes nepaleses antes de saírem do Nepal e aos que, entretanto, regressaram de Portugal, bem como aos imigrantes nepaleses no país de destino (Portugal), para perceber o papel específico entre as empresas de recrutamento e o tráfico durante todo o processo migratório. A investigação será divulgada em dois artigos científicos. Para o contributo de ações os membros da equipa pretendem discutir com os diferentes agentes que interagem no processo migratório dos nepaleses (recrutadores, gestores de empresas agrícolas, autarquias, SEF, ACT, Observatório do Tráfico de Seres Humanos, entre outros) a criação de iniciativas para prevenir e combater o tráfico de seres humanos para exploração laboral, bem como uma maior visibilidade e articulação para as atividades já implementadas, como é o caso da “Nova Geração de Contratos Locais de Segurança” em Serpa, do Ministério de Administração Interna. A discussão de ações irá centrar-se em três eixos. Em primeiro lugar, o modo como o trabalho agrícola e natureza sazonal pode ser enquadrado em trabalho regulado, tendo como base a Diretiva 2014/36 – EU, de 26/02/2014, relativa à entrada de cidadãos de países terceiros para trabalho sazonal, a qual se encontra ainda por ser transporta para Portugal. Em segundo lugar, iniciativas
para uma maior participação de nepaleses em cursos de língua portuguesa já existentes em concelhos no sul de Portugal (AA.VV. 2015), como um dos principais recursos de integração e capacitação de imigrantes. Em terceiro lugar, a tradução de legislação laboral portuguesa seleccionada para inglês e nepalês, para capacitar os trabalhadores nepaleses e empreendedores de ag...
Informação do Projeto
2017-10-01
2019-02-28
Parceiros do Projeto
Arquitecturas do Mar
O projecto “Arquitecturas do Mar” alia o conhecimento histórico ao arquitectónico relacionado com o mar, para apresentar um conjunto de propostas de intervenção integrada ao nível dos usos, enquadramento paisagístico e reabilitação arquitectónica, atendendo às especificidades regionais e da sua cultura local. Considerando que as actividades humanas devem ser compatíveis com a preservação destes valores, estuda os fundamentos de uma gestão sustentável desse território (Orla Marítima da Arrábida e Costa Sotavento Algarvio) do ponto de vista ecológico, económico e social. O projecto conta com um trabalho conjunto de Centros de Investigação ligados à Arquitectura (CIAUD - FA-UL), Arquitectura Paisagista (CEAP – ISA-UL), Ambiente (CERENA – IST-UL), Antropologia (CEI-IUL – ISCTE-IUL) e Arqueologia (Campo Arqueológico de Mértola), definindo o conjunto de critérios que sustentam modelos operativos de intervenção de natureza transdisciplinar.
Informação do Projeto
2011-03-01
2014-07-31
Parceiros do Projeto
Monitoring Conflicts in the Horn of Africa
O projeto fornece uma análise crítica dos conflitos contemporâneos no Corno da África. O projecto inclui investigação original sobre as causas e os resultados dos conflitos inter e intraestatais no que diz respeito à análise das dinâmicaa que podem levar à reconfiguração ou desintegração dos estados da região.
As contribuições originais do projeto são: 1) trabalho de campo na Etiópia, Somália, Sudão e Quênia e 2) perspectiva comparativa final no que diz respeito às continuidades, mudanças, semelhanças e disparidades na violência política e na dinâmica de conflitos em sua relação com o Estado em particular. trajetórias; projeto concentra-se nas trajetórias do estado, levando em consideração as arenas políticas doméstica, regional e global.
[Projecto acolhido no Centro de Estudos Africanos do ISCTE- IUL]
Informação do Projeto
2010-01-04
2013-06-03
Parceiros do Projeto
Análise de Conflitos no Corno de África (elaboração de base de dados participativa)
Projecto que se foca na construção e gestão do site colaborativo Monitorização de Conflitos em África, uma base de dados que usa o poder e a facilidade de utilização da tecnologia wiki para promover a colaboração na compilação e difusão de informação especializada relativa à ocorrência, impacto e consequências de conflitos regionais violentos, militares e civis, em África.
[Projecto acolhido pelo Centro de Estudos Africanos do ISCTE-IUL]
Informação do Projeto
2005-02-01
2007-01-31
Parceiros do Projeto
Reequipamento científico: Biblioteca Central de Estudos Africanos
A Biblioteca Central de Estudos Africanos constitui um esforço conjunto de quatro centros de investigação na área dos estudos africanos: o Centro de Estudos Africanos do ISCTE-IUL, o Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, o Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento do ISEG-UTL, e o Centro de Estudos Africanos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. A biblioteca está instalada numa ala da Biblioteca do ISCTE, e reúne cerca de 15 mil volumes.
[Projecto acolhido pelo Centro de Estudos Africanos do ISCTE-IUL]
Informação do Projeto
2005-01-01
2007-12-31
Parceiros do Projeto