Ciência-IUL    Autores    Maria das Dores Guerreiro    Projetos de Investigação
Projetos de Investigação
Estudo de Avaliação sobre o grau de satisfação de utentes da rede nacional de apoio a vítimas
Este projeto pressupõe a avaliação dos serviços prestados pela rede nacional de apoio às vítimas de violência doméstica segundo duas vertentes: a) a das entidades e valências que prestam serviços a vítimas e integram a rede nacional de apoio; b) a de utentes desta rede. Relativamente à primeira vertente, o estudo visa o levantamento do conjunto de entidades gestoras e valências da rede nacional de apoio, especificamente as valências “casa de abrigo” (artigo 60.º), “estrutura de atendimento” (artigo 61.º) e “resposta de acolhimento de emergência” (artigo 61.º-A, conforme preconizado pela Lei n.º 112/200, com alteração pela Lei n.º 129/2015). A este nível, visa-se a análise de indicadores de caracterização e de autoavaliação do funcionamento dos serviços prestados a utentes vítimas de violência doméstica, recolhidos junto de entidades gestoras e valências da rede nacional de apoio. Essencialmente, estes indicadores referem-se aos seguintes aspetos: a) valências e áreas de intervenção; b) fontes de financiamento; c) recursos humanos e físicos? d) fontes de referenciação e encaminhamento de utentes? e) trabalho em articulação com entidades locais e/ou regionais; f) existência de procedimentos estandardizados na prestação dos serviços e na elaboração de relatórios estatísticos; g) autoavaliação sobre os serviços prestados a utentes vítimas e perceção sobre a qualidade dos mesmos; h) identificação de aspetos positivos e aspetos a melhorar nos serviços prestados a utentes. Na sua segunda vertente, o estudo visa aferir o grau de satisfação de um conjunto de utentes da rede nacional de apoio a vítimas de violência doméstica que, nas diferentes regiões do país, recorreram a serviços prestados por alguma daquelas valências – casa de abrigo, estrutura de atendimento ou resposta de acolhimento de emergência –, bem como conhecer o impacto desta intervenção técnica nos seus percursos de vida. A este nível, a análise incide nos seguintes aspetos: a) caracterização social e familia...
Informação do Projeto
2015-12-09
2016-06-08
Parceiros do Projeto
New Psychoactive Substances: transnational project on different user groups, user characteristics, extent and patterns of use, market dynamics, and best practices in prevention
Novas substâncias psicoativas: é um projeto transnacional sobre diferentes grupos de consumidores, as características desses consumidores, extensão e respetivos padrões de consumo, dinâmicas do mercado e melhores práticas de prevenção. Este projeto visa "apoiar a implementação da legislação da UE sobre novas substâncias psicoativas, monitorizando a extensão e os padrões de consumo de tais substâncias, compartilhando as melhores práticas em matéria de prevenção". O projeto está diretamente ligado à Estratégia Europeia para a Droga 2013-2020. Os principais objetivos são: 1. Determinar a extensão e os padrões de uso de NPS em três grupos diferentes de NPS. 2. Avaliar características em três grupos diferentes de consumidores de NPS. 3. Recolher informações sobre o fornecimento. 4. Identificar a dinâmica do mercado para NPS. 5. Avaliar perceções sobre a legalização de NPS 6. Fazer um inventário das estratégias de prevenção usadas nos diferentes países 7. Identificar as melhores práticas 8. Divulgar e compartilhar os resultados do projeto em toda a Europa. A pesquisa foi realizada em seis Estados-Membros da UE: Alemanha, Hungria, Irlanda, Holanda, Polónia e Portugal.
Informação do Projeto
2015-10-01
2017-09-30
Parceiros do Projeto
Sustainable workforce
The main goals of the Sustainable Workforce project are: a) to analyze the causes of organizational investments: Why do some organizations invest in a sustainable workforce while others do not? b) to explore which employees are actually going to make use of these investments; c) to investigate the returns of these investments for individual employees, organizations and countries, in terms of, for example, increased job satisfaction, better performance and a flourishing economy. The project will be exploring the causes and consequences of investments made for organizations and its employees in human and social capital; new ways of working. The Sustainable Workforce Survey collected information from organizations, managers and employees in Bulgaria, Finland, Germany, Hungary, the Netherlands, Portugal, Spain, Sweden and the United Kingdom.
Informação do Projeto
2015-04-13
2015-12-31
Parceiros do Projeto
Processos de inclusão de mulheres vitimas de violência doméstica: educação, formação profissional e empreendedorismo
O projeto de investigação "Processos de inclusão de mulheres vítimas de violência doméstica: educação, formação profissional e empreendedorismo" analisa o processo de autonomia social e económica das mulheres que deixam relações violentas e entram em casa de abrigo. Com três eixos de análise - as políticas, as instituições e os indivíduos (mulheres vítimas) -, os objetivos gerais do projeto desenvolvem-se ao nível macro, meso e micro. O projeto visa: 1. Aferir a importância das estratégias políticas ao nível da educação, emprego e formação, inclusão social e igualdade no processo de reinserção social das vítimas de violência doméstica e na prevenção da sua revitimização; 2. Mapear e conhecer as políticas para a reinserção social das vítimas dinamizadas pelas instituições de apoio, nomeadamente, as casas de abrigo; 3. Conhecer o processo de reinserção social de vítimas de violência doméstica que passaram por casa de abrigo; analisar longitudinalmente a dimensão da desigualdade de recursos ao longo da vida da mulher e o desenvolvimento de estratégias de promoção da autonomia e definição do projeto de vida.
Informação do Projeto
2013-12-01
2014-12-31
Parceiros do Projeto
Civil Engagement in Social Work: Developing Global Models
This project aims to examine the role of civil society in supporting vulnerable members of the community within the context of social welfare reform, neoliberal policy and new public management initiatives. Pressures of marketization, austerity and statutory intervention are challenging policies to reducing poverty, social inequality and social exclusion and promoting social cohesion and developing social capital. The project involves EU and associated countries that are undergoing significant social and economic change, namely England, Italy, Portugal, Spain and Turkey, whilst non EU countries, Brazil, Russia, India, China and South Africa are newly advanced economic development countries. The project will enhance the understanding and knowledge based models of global sustainable social welfare service delivery.
Informação do Projeto
2013-05-27
2016-05-26
Parceiros do Projeto
  • CIES-IUL
  • - - Líder (Reino Unido)
  • - - (Itália)
  • UA - (Espanha)
  • - - (Turquia)
  • SPSU - (Rússia)
  • SU - (África do Sul)
  • - - (Índia)
  • SYSU - (China)
  • Ufes - (Brasil)
Políticas de Conciliação Trabalho-Família na Perspectiva dos Dirigentes de Topo
Informação do Projeto
2012-06-01
2014-06-30
Parceiros do Projeto
  • CIES-IUL - Líder
  • UU - (Países Baixos (Holanda))
Idosos e Estilos de Vida
Informação do Projeto
2012-06-01
2014-12-01
Parceiros do Projeto
Velhice e modos de vida
Informação do Projeto
2011-10-30
2012-10-31
Parceiros do Projeto
MP3 - Medir percursos de 3 gerações
Informação do Projeto
2011-01-01
2012-01-01
Parceiros do Projeto
Conciliação trabalho-família e igualdade de género: políticas e práticas organizacionais: A igualdade de género nas organizações: estudos de avaliação
O contrato tem por objecto a Avaliação Técnica de 6 candidaturas no âmbito do Prémio Igualdade é Qualidade 2008-2009.
Informação do Projeto
2009-09-28
2009-11-30
Parceiros do Projeto
Género, Empreendedorismo e Qualificações em Portugal: tendências, contextos e experiências individuais
o objectivo principal deste projecto, de cariz qualitativo e quantitativo, é examinar os padrões e dinâmicas de empreendedorismo em Portugal, e também a forma como eles afectam o funcionamento quotidiano das PME e os percursos de vida dos empreendedores individuais, especialmente das mulheres. A análise da dimensão de género será feita no quadro de um exame mais vasto dos principais determinantes dos padrões de empreendedorismo: essa amplitude é necessária para a obtenção de uma compreensão mais adequada da complexidade dos factores sociais e culturais em causa. Várias estratégias metodológicas articuladas serão mobilizadas, na medida em que será construída uma abordagem com múltiplos níveis.
Informação do Projeto
2009-09-01
2011-08-31
Parceiros do Projeto
Cientistas Sociais de Países de Língua Portuguesa: Histórias de Vida
O principal objectivo deste projecto é o de conhecer a trajectória académica de cientistas sociais de língua portuguesa nascidos na primeira metade do século XX, através da realização de entrevistas de história-de-vida, no sentido produzir informação sobre a história e as características do desenvolvimento das Ciências Sociais desses países. Serão realizadas entrevistas com diferentes grupos geracionais de cientistas sociais de países da CPLP.
Informação do Projeto
2008-04-01
2014-12-01
Parceiros do Projeto
Trajectórias Familiares e Redes Sociais: percursos de vida numa perspectiva intergeracional
Este projecto tem como objectivos: (1) Por um lado, reconstituem-se as trajectórias familiares de homens e de mulheres portugueses de diferentes gerações, investindo numa perspectiva de análise do curso de vida. Observa-se a configuração e a diversidade das trajectórias, considerando os momentos de viragem biográfica relevantes na história familiar e pessoal do indivíduo. (2) Por outro, analisa-se o impacto dessas trajectórias na rede de relações familiares e sociais dos indivíduos.
Informação do Projeto
2007-09-02
2011-11-30
Parceiros do Projeto
Os Estudantes e os seus Trajectos no Ensino Superior: sucesso e insucesso, factores e processos, promoção de boas práticas
Os objetivos do projeto foram identificar e analisar percursos-tipo de sucesso, insucesso e abandono dos estudantes no ensino superior, relacionando-os com parâmetros estruturais e institucionais, e procurando encontrar fatores explicativos e identificar boas práticas. O projeto teve âmbito nacional e englobou os diversos subsistemas do ensino superior. A análise desenvolveu-se a três níveis: estrutural, institucional e biográfico, recorrendo a fontes estatísticas, inquéritos extensivos, documentação institucional e entrevistas em profundidade. O projeto inseriu-se no programa “Promoção do Sucesso Escolar e Combate ao Abandono e ao Insucesso no Ensino Superior”, do MCTES, e foi financiado pela FCT. A equipa de investigação foi constituída com base num consórcio entre o CIES-IUL (ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa) e o ISFLUP (Universidade do Porto), contando com a colaboração de diversas instituições do ensino superior e associações de estudantes.
Informação do Projeto
2007-05-14
2008-06-15
Parceiros do Projeto
Quality of Life in a Changing Europe
Informação do Projeto
2006-05-01
2009-03-30
Parceiros do Projeto
  • CIES-IUL
  • UU - Líder (Países Baixos (Holanda))
  • MMU - (Reino Unido)
  • UH - (Alemanha)
  • - - (Finlândia)
  • CEU - (Hungria)
  • - - (Polónia)
  • - - (Suécia)
The Youngsters' Reply. Comparison of Different Parental Models
Tem como objectivos contribuir para a mudança nos papéis de género na Europa e promover a conciliação entre família e vida profissional. O projecto considera a mudança de atitudes como um vector fundamental e foca por isso a sua atenção nas representações das gerações mais novas (11 a 14 anos) sobre os papéis parentais, com vista a captar e analisar os estereótipos de género que tenham incorporado.
Informação do Projeto
2005-09-15
2006-12-31
Parceiros do Projeto
  • CIES-IUL - Líder
  • FAI - (Bélgica)
  • IREF - (Itália)
  • - - (Itália)
  • - - (Espanha)
  • - - (Estados Unidos da América)
Transições na Relação Trabalho-Família: Estratégias, Redes e Identidades
O objectivo deste projecto é o de estabelecer um programa de investigação centrado na análise não só das relações entre família e trabalho, mas, mais ainda, nas dinâmicas de transição dessas relações.
Informação do Projeto
2005-06-01
2008-06-30
Parceiros do Projeto
Gender, Parenthood and Changing European Workplace: Young Adults Negotiating the Work-Family Boundary
Analisar a forma como os jovens europeus de ambos os sexos, trabalhando no sector público e privado, vivem a maternidade e a paternidade e as fronteiras trabalho-família, no contexto dos diferentes regimes de estado-providência e de apoios familiares e das entidades empregadoras.
Informação do Projeto
2003-01-01
2005-12-31
Parceiros do Projeto
  • CIES-IUL
  • MMU - Líder (Reino Unido)
  • UiB - (Noruega)
  • UU - (Países Baixos (Holanda))
  • GU - (Suécia)
  • IOE - (Reino Unido)
  • UL - (Eslováquia)
  • - - (Bulgária)
  • - - (França)
Best Practices around Europe Concerning the Reconciliation of Family and Professional Life for Women and Men
Informação do Projeto
2000-07-01
2001-06-30
Parceiros do Projeto
Orientações dos Jovens Portugueses para o Emprego e a Família
O principal objectivo deste projecto é o de fazer uma análise comparativa sobre o modo como  jovens de diferentes países europeus encaram na sua actual fase de transição para a vida adulta a conciliação entre trabalho e vida familiar - face às condições sociais actuais de problemas de emprego e de mudanças de estilo de vida,  tal como são vividas num conjunto de diversos contextos europeus.
Informação do Projeto
1999-10-01
2001-01-30
Parceiros do Projeto
  • CIES-IUL - Líder
  • MMU - (Reino Unido)
  • UL - (Reino Unido)
  • UL - (Irlanda)
  • UiB - (Noruega)
  • - - (Suécia)
  • UL - (Eslováquia)
Famílias no Portugal Contemporâneo: Estruturas, Dinâmicas e Solidariedades
Tem por objectivo investigar as formas familiares no Portugal contemporâneo, através de uma análise das estruturas da família, das dinâmicas conjugais e parentais e das solidariedades familiares. Investigar as formas familiares significa ainda contribuir para a explicação da sua diversidade, evidenciando a relação entre organização familiar e alguns determinantes, sociais, económicos e espaciais.
Informação do Projeto
1997-01-10
2000-11-30
Parceiros do Projeto