IHES - Inclusive Higher Education Systems for students with intellectual disabilities
Informação do Projeto
2021-12-01
2024-05-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- UPO - Líder (Espanha)
- UNIFI - (Itália)
- PIXEL - (Itália)
- ULS - (Irlanda)
- Asociación Paz y Bien - (Espanha)
Avaliação Intercalar do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE)
Avaliação do Contributo dos FEEI para os Objetivos do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego por Eixo Prioritário (Avaliação Intercalar)
Informação do Projeto
2021-09-17
2022-09-16
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- IESE - Líder (Portugal)
- PPLL - (Portugal)
Avaliação intercalar do Modelo de Apoio à Vida Independente em Portugal
A vida independente significa "Todas as pessoas com deficiência terem a mesma possibilidade de escolha, controlo e liberdade sobre as suas vidas que qualquer outro cidadão -em casa, no trabalho, e como membros da comunidade” (Barnes e Mercer, 2006:33).
O projeto tem como objetivo:1- Criar condições junto de pessoas e famílias para a autonomização e vida independente de pessoas com deficiência.
1.Capacitar pessoas e famílias para autonomia;1.2 Organizar, disponibilizar e tornar acessível a informação relevante para a autonomia e vida independente. 2-Capacitar instituições e comunidades para a autonomização e vida independente de pessoas com deficiência.2.1 Capacitar instituições do setor social para a promoção da autonomização e vida independente;2.2 Criar soluções ao nível municipal para a consolidação de uma política de não institucionalização e de promoção da autonomia.3-Consolidar o Modelo de Apoio à Vida Independente para Pessoas com Deficiência ou Incapacidade e a política de não institucionalização em Portugal 3.1 Avaliar e consolidar o Modelo de Apoio à vida Independente - Assistência Pessoal;3.2 Desenvolver linhas orientadoras e metodologias de apoio à consolidação de uma política de não institucionalização de pessoas com deficiência.
Informação do Projeto
2021-06-08
2021-10-10
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Applying Sustainability Transition Research in Social Work tackling Major Societal Challenge of Social Inclusion
A sustainable social foundation for human life can only develop in an inherent interdependence with the overall ecological ceiling and regenerative economy. ASTRA paves the way for a radically new approach to tackle the major societal challenges faced with social work. This is done by combining transdisciplinary sustainability transition research, policies and practices in social work. The combination creates a novel scientific domain and establishes new transformative standards of social work doctoral training in Europe. Within this frame, the recruited Early Stage Researchers (ESRs) focus on the challenge of social inclusion of young people in precariousness situations as well as people with a migration background in vulnerable communities. In participatory research with the target groups, social work methods are co-created as steps of the transition towards sustainable and inclusive society. The potential of the following methodic models are investigated: naturebased well-being, environmental justice, circular and solidarity economy, sustainable food policies in vulnerable communities, ecosocial innovations and contributive justice. The practice-research methodology of social work is applied by the ASTRA consortium, which consists of leading European social work academics involved in sustainability transition research and two non-academic research organisations for environmental and economic sustainability. The diversity of the partner organisations working on sustainability transition in practice deepens the transdisciplinary approach. The innovative practice-related solutions and fundamentally new types of research-based knowledge will have a long-term impact not only on social work but on society and science at large. ASTRA offers the ESRs novel career perspectives in transdisciplinary research, cross-sectoral policy-making and new economic models at the local, national and European level.
Informação do Projeto
2020-10-01
2023-03-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- JYU - Líder (Finlândia)
- UNIBI - (Alemanha)
- UNIBZ - (Itália)
- . - (Reino Unido)
- KU LEUVEN - (Bélgica)
- UL - (Eslovénia)
- CIRIEC SECTION BELGE - (Bélgica)
- LUKE - NATURAL RESOURCES INSTITUTE - (Finlândia)
TASK - Towards increased Awareness, responsibility and shared quality in Social Work
T@sk aims at reinforcing and modernizing the delivery of Social Services in Albania by empowering the Albanian Higher Education System.
The aims of T@sk projects are essential for the development of the Albanian Social Work system, for its modernization and its alignment to the European standards of the Social Services delivery. T@sk project can count on the long lasting expertise of the University of Florence, the Complutense University of Madrid, the Instituto Universitário of Lisbon and the Ordine degli Assistenti Sociali of the Tuscany Region in the field of Social Work organization and evaluation.
The cooperation among the European Union partners and the Albanian Universities will create the ideal ground to reach increased competences of Albanian Higher Education staff, a growing self-empowerment of Albanian social workers and therefore the improvement of the Social Services.
Members of T@sk project agree in a subsidiary and multilevel approach based on:
In depth theoretical and methodological updating of the University staff of all the Albanian public Universities offering Bachelor Master Degrees in Social Work: University of Tiran, University of Elbasan, University of Shkodër.
Wide inclusion of the Albanian Social Workers and Albanian local institutions in the identification of the needs of the Albanian Social Services.
Theoretical and empirical focus on the specific areas of deprived children and disadvantaged women within the general framework of deviance prevention and mitigation of detention conditions.
Informação do Projeto
2018-10-15
2020-10-14
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- UNIFI - Líder (Itália)
- UCM - (Espanha)
- UT - (Albânia)
- Universiteti i Skoder Luigi Gurakugi - (Albânia)
- UNIVERSITET ALEKSANDER XHUVANI ELBASAN - (Albânia)
Aprendendo a inovar com as famílias
1. O objetivo geral deste projeto é o de desenvolver novas competências, produtos de formação e metodologias que permitam aos profissionais da área social e outros profissionais, inovar e adotar intervenções mais eficazes no trabalho com famílias em situações de complexas e múltiplas dificuldades. Este projeto vai encontro dos objetivos da política de Educação da União Europeia; o Comunicado de Bruges sobre a cooperação europeia reforçada em matéria de EFP para 2011-20 identificou a necessidade de "Criatividade e Inovação em matéria de EFP, bem como a utilização de métodos de aprendizagem inovadores" apelando às parcerias multidisciplinares para promover "novos desenvolvimentos e necessidades de competências e desenvolver a excelência profissional e inovação ".
A necessidade e justificação para o presente projeto foi inicialmente identificado através do trabalho de um vasto estudo de investigação realizado pelo Município de Linkoping - Research & Development e o Centro de Atendimento e Serviço Social na Suécia, em colaboração com a Universidade de Trondheim centrando-se em mais de 900 famílias vulneráveis utilizando serviços de assistência à criança, em ambos os países.
2.O estudo constatou que, apesar de um investimento considerável de recursos, verificou-se relativamente pouca mudança na situação dessas famílias ao longo do tempo. Profissionais de uma ampla gama de serviços (por exemplo, serviço social / bem-estar infantil, saúde mental, segurança social, educação, etc.), muitas vezes interviram simultaneamente resolvendo os problemas individuais através de sua diferente especialidade, mas registou-se necessidade de uma abordagem mais holística, capaz de priorizar questões e efetuando mudanças reais, quer na estrutura familiar quer no serviço . As próprias famílias muitas vezes sentiam-se impotentes ( disempowered) e sem terem sido consultadas efetivamente sobre as suas dificuldades ou como eles próprios pensavam que deviam ser abordadas os assuntos pro...
Informação do Projeto
2018-07-25
2018-07-25
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- APCC - (Portugal)
- MOC - (Itália)
- LiU - (Suécia)
- NTNU - Líder (Noruega)
Adult Life Long Learning in Social Work – A European Network for Social Work as Adult Education and Blended Learning
O projeto incide na formação em Serviço Social, baseada em b-learning, num contexto internacional. A rede ALLISW, no âmbito do conceito de aprendizagem ao longo da vida, desenvolve um conjunto de ações no desenvolvimento da educação profissional em serviço social, com recurso a soluções pedagógicas adequadas Objetivos e competências- Fortalecer a formação em serviço social num contexto europeu - Aprofundar a epistemologia do serviço Social - Desenvolver competências a nível da investigação e modelos de intervenção e TIC -refletir criticamente sobre conceitos, métodos e competências na investigação e na intervenção num contexto internacional
PHILIA+
ISCTE - IUL e seus parceiros europeus intervem na proteção das crianças!
Nosso objetivo: qualificar melhor aqueles que acompanham crianças e jovens que precisam de proteção.
Crianças e jovens desfavorecidos são duramente afetados pela precariedade, pelos processos de institucionalização, pela retirada das famílias biológicas, por fatores sociais ou mesmo étnicos. No entanto, no momento em que a maioria dos jovens sai da casa da família aos 28 anos e encontra seu primeiro emprego permanente aos 32 anos, os jovens acompanhados pelos profissionais de proteção à criança são acompanhados e munidos de competências possibilitadoras de se tornarem adultos independentes aos 21 anos e no momento com a mudança da lei aos 25 anos.
Como resultado em Portugal (PORDATA 2017):
- população residente portuguesa (em milhares) - 10.300,3;
- 1 433 156 jovens residentes em Portugal (13,9% da população total);
- 86.154 - Nascimentos em Portugal;
- Taxas de Abandono precoce do sistema escolar - 12,6%
- Estabelecimentos do 1.º ciclo do ensino básico (1.º ao 4.º ano de escolaridade) - 4,208);
- Alunos matriculados no ensino básico (1.º ao 9.º ano de escolaridade) - 1.000.006
- alunos matriculados no ensino médio, 10º ao 12º ano - 399.775;
- Alunos matriculados no ensino superior - 361.943.
Se muitos se encontram na rua, é porque, em sua maioria, perdem o rumo e as redes: os assistentes sociais não estão presentes nesta fase da sua vida ou seja não lhes prestam proteção direta e esses jovens não aprenderam a se auto-proteger, nem a desenvolver estratégias de construção da sua rede social de suporte. Sem diplomas, sem apoio financeiro e sem apoio emocional, eles são expostos a riscos viciantes, delinquência e predadores sexuais. Os profissionais que os acompanham devem estar preparados técnicamente para antecipar melhor sua integração social na sociedade.
Pesquisa-ação colaborativa em 5 países europeus e 11 parceiros
Os 11 parceiros de 5 países europeus (Alemanha...
Avaliação do Impacto dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS)
Informação do Projeto
2017-08-08
2019-08-14
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- PPLL - (Portugal)
- IESE - Líder (Portugal)
Mestrado Erasmus Mundus em Serviço Social com Famílias e Crianças
O projeto de investigação-ação em serviço social com famílias e crianças tem como objetivo implementar um mestrado internacional, que inclua universidades europeias e africanas - MFAMILY Erasmus Mundus Joint Master Degree. O programa aprofunda os conhecimentos e as competências necessárias para trabalhar a nível internacional em intervenções junto de crianças vulneráveis e famílias marginalizadas.
O projeto Erasmus Mundus proporciona 139 bolsas para estudantes, mobilidade de professores e conferências por Visiting Scholars de vários países. Adicionalmente, contribui para a investigação com artigos de temas inovadores.
O programa é desenvolvido conjuntamente pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, Universidade de Gotemburgo (UGOT), Universidade de Stavanger (UiS) e Universidade de Makerere (MU).
O primeiro semestre decorre em Lisboa, Portugal, o segundo semestre em Stavanger, Noruega, e o terceiro semestre em Gotemburgo, Suécia, antes dos alunos se distribuírem pelas uatro instituições parceiras para trabalharem na dissertação de mestrado. A língua de ensino é o inglês.
O objetivo do programa é que os estudantes se formem com uma base prática sólida para: compreenderem os diversos e variados contextos, situações de vida e desafios enfrentados pelas crianças e famílias na Europa e em contextos internacionais seleccionados; aplicarem competências para trabalharem adequadamente nestes e com estes contextos; utilizarem e desenvolverem investigação que informe o conhecimento e a prática do trabalho com crianças e famílias vulneráveis; e aplicarem os valores do trabalho social internacional.