Projetos de Investigação
Supporting European R&I Through stakeholder collaboration and institutional reform
INITIATE is a project that aims to empower higher education institutions to develop R&I through institution transformation. INITIATE, in its widening dimension, seeks to raise excellence in science and knowledge valorisation of Europe's universities through cooperation and knowledge circulation. Through stakeholder inclusion and co-design approach, INITIATE will design an approach for institution transformation that will reflect on the current needs and resources of the institution, external elements such as policy barriers, good practices from other initiatives and identification of possible collaboration areas with other institutions including local ecosystems. Through iterative process and R&I Labs supported by online tools such as Knowledge Hub, INITIATE will generate policy recommendations for helping stimulate R&I development and scientific excellence in Widening countries, in addition to research outputs and creation of joint applications for other funding sources (e.g. Horizon Europe). The approach will be demonstrated in Croatia, Portugal and north Macedonia. This will finally result in a roadmap for long term uptake of R&I in widening countries with identified replication cases and forming of the Alliance for green energy transition that will assure the long-term sustainability of INITIATE results. The action focuses on universities in Widening countries, in which the cases for the implementation of INITIATE approach will be conducted. Additionally, the project aims to achieve several outcomes, including the successful institutional reform and upgrade of higher education institutions in the R&I dimension, empowerment to be actors of change, and the mainstreaming of a culture of excellence in science and value creation amongst higher education institutions, particularly in less research-intensive institutions and countries. To achieve these outcomes, the project will engage universities as well as local ecosystems.
Informação do Projeto
2024-02-01
2027-07-31
Avaliação da Metodologia do Inquérito de Qualidade dos Censos 2021
O projeto teve como objetivo a avaliação das opções metodológicas da operação estatística Inquérito de Qualidade dos Censos 2021, relativas a: (a) desenho e dimensionamento da amostra, (b) processo de emparelhamento automático e manual de dados, e (c) apuramento de resultados e cálculo de indicadores de cobertura e conteúdo.
Informação do Projeto
2021-04-01
2022-12-31
Parceiros do Projeto
Satisfação dos Utilizadores dos Transportes Públicos da Área Metropolitana de Lisboa
O projeto teve como objetivo principal avaliar o nível de satisfação dos utentes dos transportes públicos com o serviço prestado visando melhorar a relação de fidelidade entre empresas-operadoras e utentes. Os objectivos específicos do projecto foram: (a) avaliar percepções e atitudes dos utilizadores dos transportes públicos face ao serviço prestado, (b) conceber um modelo para explicar o nível de satisfação dos utentes  (c) segmentar os utentes com base em perfis de satisfação. O estudo teve uma componente qualitativa e uma componente quantitativa. 
Informação do Projeto
2014-01-01
2014-05-14
Parceiros do Projeto
Erro de não-resposta nas sondagens telefónicas com telemóveis: causas, efeitos e correcções
As não-respostas constituem uma das maiores preocupações na realização de sondagens. Qualquer sondagem, independentemente do método de recolha adoptado, é afectada pela dificuldade em contactar e/ou conseguir a colaboração das pessoas. As sondagens por telemóvel não são excepção a esta situação. A recolha e análise de paradados no contexto das sondagens por telemóvel é essencial na investigação das causas e das consequências da não-resposta nos resultados da sondagem. A compreensão do mecanismo gerador de não-respostas e dos seus efeitos é indispensável para a implementação de estratégias eficientes de contacto e para o desenvolvimento de procedimentos de ajustamento dos resultados que minimizem o efeito das não-respostas no erro da sondagem. Este projecto teve três linhas de investigação, correspondentes a três objectivos interligados: (1) Identificar os determinantes mais significativos da não-resposta nas sondagens por telemóvel, de entre um conjunto de factores relativos ao processo da sondagem e a atributos dos elementos da amostra seleccionados, (2) Medir o impacto da não-resposta nos resultados da sondagem - em que medida respondentes e não-respondentes são diferentes e como é que as não-respostas afectam as estimativas da sondagem e (3) Definir mecanismos de ajustamento das respostas para atenuar o efeito das não-respostas.
Informação do Projeto
2012-03-01
2015-02-28
Parceiros do Projeto
O impacto dos telemóveis na metodologia e nos resultados das sondagens telefónicas
O projecto teve como objectivo principal avaliar comparativamente os resultados de uma sondagem telefónica efectuada em parte por telefone fixo e em parte por telemóvel. Concretamente avaliou-se: a) perfil dos resultados dos contactos, b) composição demográfica das amostras, c) estimativas substantivas das sondagens e d) indicadores de qualidade de resposta (itens com não-respostas, variabilidade das respostas em baterias de itens, etc.). Os resultados apontaram diferenças significativas entre as duas sondagens no que respeita à composição demográfica das amostras e ao perfil de resultados dos contactos, sem que, no entanto, estas diferenças se tenham reflectido acentuadamente nos resultados substantivos e indicadores de qualidade da sondagem. 
Informação do Projeto
2009-01-01
2011-12-31
Parceiros do Projeto
Programa de Controlo e Avaliação da Qualidade dos Censos 2011
O projecto teve como objectivo principal a concepção de um sistema de controlo de processos inerentes à realização do Recenseamento Geral da População e Habitação 2011. Os objectivos específicos do projecto foram: (a) definição, desenho e acompanhamento da implementação do controlo e avaliação da qualidade no 2º teste de preparação e no teste-piloto, (b) definição da metodologia, procedimentos e instrumentos para avaliar e controlar a qualidade dos Censos 2011 e (c) avaliar a eficácia da metodologia concebida. Como resultados foi produzido um Sistema de Indicadores de Alerta e um Mapa de Alerta que possibilitaram a monitorização em tempo real das operações de trabalho de campo de recenseamento de indivíduos e alojamentos
Informação do Projeto
2008-01-01
2012-12-31
Parceiros do Projeto