Ciência-IUL    Autores    Paula Vicente    Projetos de Investigação
Projetos de Investigação
Satisfação dos Utilizadores dos Transportes Públicos da Área Metropolitana de Lisboa
O projeto teve como objetivo principal avaliar o nível de satisfação dos utentes dos transportes públicos com o serviço prestado visando melhorar a relação de fidelidade entre empresas-operadoras e utentes. Os objectivos específicos do projecto foram: (a) avaliar percepções e atitudes dos utilizadores dos transportes públicos face ao serviço prestado, (b) conceber um modelo para explicar o nível de satisfação dos utentes  (c) segmentar os utentes com base em perfis de satisfação. O estudo teve uma componente qualitativa e uma componente quantitativa. 
Informação do Projeto
2014-01-01
2014-05-14
Parceiros do Projeto
Erro de não-resposta nas sondagens telefónicas com telemóveis: causas, efeitos e correcções
As não-respostas constituem uma das maiores preocupações na realização de sondagens. Qualquer sondagem, independentemente do método de recolha adoptado, é afectada pela dificuldade em contactar e/ou conseguir a colaboração das pessoas. As sondagens por telemóvel não são excepção a esta situação. A recolha e análise de paradados no contexto das sondagens por telemóvel é essencial na investigação das causas e das consequências da não-resposta nos resultados da sondagem. A compreensão do mecanismo gerador de não-respostas e dos seus efeitos é indispensável para a implementação de estratégias eficientes de contacto e para o desenvolvimento de procedimentos de ajustamento dos resultados que minimizem o efeito das não-respostas no erro da sondagem. Este projecto teve três linhas de investigação, correspondentes a três objectivos interligados: (1) Identificar os determinantes mais significativos da não-resposta nas sondagens por telemóvel, de entre um conjunto de factores relativos ao processo da sondagem e a atributos dos elementos da amostra seleccionados, (2) Medir o impacto da não-resposta nos resultados da sondagem - em que medida respondentes e não-respondentes são diferentes e como é que as não-respostas afectam as estimativas da sondagem e (3) Definir mecanismos de ajustamento das respostas para atenuar o efeito das não-respostas.
Informação do Projeto
2012-03-01
2015-02-28
Parceiros do Projeto
O impacto dos telemóveis na metodologia e nos resultados das sondagens telefónicas
O projecto teve como objectivo principal avaliar comparativamente os resultados de uma sondagem telefónica efectuada em parte por telefone fixo e em parte por telemóvel. Concretamente avaliou-se: a) perfil dos resultados dos contactos, b) composição demográfica das amostras, c) estimativas substantivas das sondagens e d) indicadores de qualidade de resposta (itens com não-respostas, variabilidade das respostas em baterias de itens, etc.). Os resultados apontaram diferenças significativas entre as duas sondagens no que respeita à composição demográfica das amostras e ao perfil de resultados dos contactos, sem que, no entanto, estas diferenças se tenham reflectido acentuadamente nos resultados substantivos e indicadores de qualidade da sondagem. 
Informação do Projeto
2009-01-01
2011-12-31
Parceiros do Projeto
Programa de Controlo e Avaliação da Qualidade dos Censos 2011
O projecto teve como objectivo principal a concepção de um sistema de controlo de processos inerentes à realização do Recenseamento Geral da População e Habitação 2011. Os objectivos específicos do projecto foram: (a) definição, desenho e acompanhamento da implementação do controlo e avaliação da qualidade no 2º teste de preparação e no teste-piloto, (b) definição da metodologia, procedimentos e instrumentos para avaliar e controlar a qualidade dos Censos 2011 e (c) avaliar a eficácia da metodologia concebida. Como resultados foi produzido um Sistema de Indicadores de Alerta e um Mapa de Alerta que possibilitaram a monitorização em tempo real das operações de trabalho de campo de recenseamento de indivíduos e alojamentos
Informação do Projeto
2008-01-01
2012-12-31
Parceiros do Projeto