Projetos de Investigação
Estudo de Avaliação de Impacto dos Institutos Superiores Politécnicos
NA
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2022-10-01
2023-06-30
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Apoio Especial Verão com Ciência - DC 2022
Programa e acompanhamento das atividades de investigação científica e tecnológica para estudantes de mestrado, integradas no projeto internacional “F-Atlas | Paisagens Franciscanas” e em “COST ACTION CA18214 - A geografia dos Novos Espaços de Trabalho e o impacto na periferia”. O VERÃO COM CIÊNCIA é um apoio especial às atividades de investigação científica e tecnológica em unidades de I&D para potenciar a capacidade científica e tecnológica e a sua relação com o ensino superior e a sociedade. O programa previu o financiamento de 11 bolsas de iniciação à investigação pelo período de um mês, com montante de 5303,32€, proveniente de verbas do Orçamento de Estado.
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2022-07-01
2022-09-30
Parceiros do Projeto
Apoio Especial Verão com Ciência - DC 2021
Apoio especial para atividades de investigação científica e tecnológica em unidades de I&D com vista à valorização da capacidade científica e tecnológica e a sua relação com a o ensino superior e a sociedade, mediante a contratação de 6 bolseiros de iniciação à investigação pelo período de um mês.
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2021-09-01
2021-09-30
Parceiros do Projeto
Estudo, estratégia e plano sobre envelhecimento: velhice e políticas sociais no concelho de Cascais
A presente proposta dá resposta ao convite público feito pela Câmara Municipal de Cascais com vista à realização de um estudo, estratégia e plano sobre envelhecimento – velhice e políticas sociais no concelho de Cascais. Neste sentido, o presente documento visa apresentar (1) uma proposta metodológica para a realização do estudo e da estratégia supramencionada; (2) a instituição e a equipa proponente; (3) a calendarização da execução de cada tarefa; e (4) os recursos necessários para a sua execução. Para além de uma breve exposição das referências teóricas que fundamentam a proposta metodológica da pesquisa-ação pretendida, da definição de um objetivo alinhado com as necessidades avançadas na carta convite, e uma descrição detalhada das tarefas, prazos, recursos, e pessoal envolvido, o documento apresenta ainda as credenciais dos centros de investigação e da equipa envolvida nesta proposta. Esperamos que este documento deixe evidente não apenas o caráter inovador da proposta, mas também as competências únicas reunidas nesta equipa cujas principais características e mais-valia são a multidisciplinariedade e a especialização no tema do envelhecimento. Poderão ainda verificar na documentação que segue no anexo, não apenas as provas dadas dos percursos individuais dos membros da equipa, mas também a excelente reputação e estrutura dos centros de investigação que os apoiam. A crescente proporção de pessoas idosas, decorre em geral de um duplo movimento, por um lado, do privilégio de ser possível viver vidas mais longas, e por outro, da redução nas taxas de fecundidade. Não obstante de ritmos distintos, já é um fenómeno observado por todo o globo. Acrescentar anos à vida é uma boa notícia, mas o desafio é acrescentar vida aos anos. A saúde é o principal preditor da qualidade de vida e da garantia de um envelhecimento saudável. É neste contexto que a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o período entre 2021 e 2030 como sendo a década do envelhecimento saudável . A m...
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2021-07-27
2023-03-31
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Avaliação do Plano Estratégico para o Cinema e a Produção Audiovisual Independente 2014-2018
Avaliação da implementação do “PLANO ESTRATÉGICO PARA O CINEMA E A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL INDEPENDENTE 2014-2018”; e diagnóstico atualizado do sector do cinema e audiovisual português, com base na auscultação dos respetivos agentes e no diálogo com o sector, o qual possa ser útil para o ICA utilizar no âmbito do plano estratégico 2021-2025.
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2021-01-29
2021-09-30
Parceiros do Projeto
Stronger Peripheries: A Southern Coalition / Sp
Project partners are gathered in Southern Coalition, an initiative targeting at strengthening the arts and culture in Southern European countries, especially focusing on participatory approaches and capacity-building. It gathers 14 organizations from 10 countries: all to some extent identifying with a loosely defined ‘Southern Europe’, all committed to foster local community engagement in the arts and all devoted to overcoming the obstacles in their specific contexts by increasing mutual cooperation. It is mainly a cultural concept instead of a geographical one, where “South” is broadly understood. It refers particularly to those affected by the political and economic crisis, interested in collaborative strategies based on a set of common values and needs that derive specifically from working in the peripheries. Although in different ways, all the countries involved in the project share common challenges: • unstable cultural policy contexts; • vulnerable ecosystems, in which arts organizations cope with less funding, face bureaucratic obstacles and are generally severely under-resourced for the work they carry out; • widespread need for professional training in the sector and capacity-building schemes that enhance the sustainability of the sector; • a lack of knowledge of audiences needs results in low audience numbers; • shrinking of funds for artistic production, replaced by instrumental funding for social programs: • a sense of being ‘peripheral’, with distinct implications in different cases: because the country is a small economy, because of their geo-political situation or because they work in rural areas or in territories marked by strong inequalities. Southern Coalition has identified 3 main areas of action to be tackled in the project Stronger Peripheries: collaborative strategies, capacity-building and cultural policies. Its priorities are supporting training, audience development, and inclusive cultural policies in the periphery.
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2020-12-01
2024-11-30
Parceiros do Projeto
Acompanhamento Parallel - 2º ciclo
A Procur.arte é a entidade Coordenadora da PARALLEL – European Photo Based Platform, projecto europeu apoiado pelo programa Europa Criativa, que congrega agentes culturais interessados em promover tutorias e cruzamentos culturais, com o objectivo de criar um novo padrão na fotografia contemporânea. O DINÂMIA’CET-IUL (ISCTE) é responsável por um estudo de acompanhamento de implementação de cada ciclo da plataforma PARALLEL – European Photo Based Platform, a partir de um acompanhamento anual contínuo às suas actividades. Acompanhamento PARALLELL II é referente ao acompanhamento do 2º ciclo anual de implementação da PARALLEL.
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2020-07-01
2021-03-31
Parceiros do Projeto
ARTSBANK (CM BARREIRO)
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2019-11-08
2024-12-31
Parceiros do Projeto
ARTSBANK (BAÍA TEJO)
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2019-10-11
2024-12-31
Parceiros do Projeto
RESHAPE - dinamização de um grupo de investigação, no âmbito do projeto europeu RESHAPE
O projeto RESHAPE é um projeto cofinanciado pelo programa Europa Criativa, que agrega 13 parceiros europeus, entre os quais a ARTEMREDE, e 6 parceiros Associados. O projeto RESHAPE pretende desenvolver protótipos de modelos e ferramentas organizacionais alternativos e inovadores para apoiar os artistas e os profissionais de cultura. Para atingir isto, o projeto RESHAPE irá trabalhar com representantes de organizações, iniciativas e projetos que estão já a experimentar modelos alternativos no seu contexto, mas sem visibilidade e apoio. RESHAPE dar-lhes-á tempo, espaço e recursos para proporem instrumentos criativos, exequíveis e sustentáveis de apoio aos artistas, em sintonia com as práticas e os valores do sector. Para além disso, RESHAPE compromete-se a promover novas soluções junto dos decisores políticos e do sector artístico internacional. O RESHAPE identificou 5 grandes desafios para o sector das artes. Após uma convocatória aberta, foi criado um grupo, por cada um destes 5 desafios / trajetórias, responsável por propor soluções criativas, concretas, realísticas e sustentáveis para um determinado desafio. Cada grupo irá trabalhar entre 12 a 18 meses, participando em 3 workshops por trajetória, 2 encontros Intensives, 1 Fórum inicial e uma conferência final. Por conseguinte, cada Trajetória será liderada por um investigador-facilitador, responsável por conduzir o grupo na procura de soluções, assegurando a continuidade da discussão, promovendo o trabalho coletivo e ajudando na produção de resultados. A trajetória nº 3, intitulada O valor da arte no tecido social: como incentivar a compreensão e promover o valor da arte no tecido social? é coordenada pela ARTEMREDE, mas é um grupo de investigação dinamizado pelo DINÂMIA'CET (Iscte).
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2019-07-05
2021-03-31
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Estudo de Impactos da Atividade da Associação Artemrede - Fase I
Efetuar um diagnóstico global do retorno do investimento da ARTEMREDE, através de uma análise, baseada no contacto direto com cada um dos associados, das principais vertentes do retorno do seu investimento na ARTEMREDE. O âmbito dos impactos analisados (em termos da multidimensionalidade da sua abrangência – económicos, sociais, culturais, etc - e do seu tipo – mais quantificáveis ou qualificáveis – é, neste estudo-piloto, redutível ao possível de obter pela via da recolha efetuada junto de (e por) cada autarquia, embora se explore e defina, em conjunto com as autarquias, um quadro mais amplo de avaliação de impactos, bem como formas de recolha de informação que possam ser aplicados em estudos ou análises posteriores.
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2019-07-01
2021-03-31
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Acompanhamento Parallel - 1º ciclo
A Procur.arte é a entidade Coordenadora da PARALLEL – European Photo Based Platform, projecto europeu apoiado pelo programa Europa Criativa, que congrega agentes culturais interessados em promover tutorias e cruzamentos culturais, com o objectivo de criar um novo padrão na fotografia contemporânea. O DINÂMIA’CET-Iscte (ISCTE) é responsável por um estudo de acompanhamento de implementação de cada ciclo da plataforma PARALLEL – European Photo Based Platform, a partir de um acompanhamento anual contínuo às suas actividades. Acompanhamento PARALLELL I é referente ao acompanhamento do 1º ciclo anual de implementação da PARALLEL.
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2019-07-01
2019-12-31
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Estratégias para a Cultura em Oeiras 2018-2027
O trabalho proposto tem como objeto a realização de um estudo aprofundado sobre o setor cultural em Oeiras, com uma componente de diagnóstico e com uma componente de definição de linhas estratégicas de atuação e de um plano de ação concreto, o qual o DINAMIA’CET-IUL, Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território do ISCTE-IUL sugere à Câmara Municipal de Oeiras (CMO), tendo em conta a experiência recente e o know-how específico de um grupo de investigadores desta unidade de investigação na realização de estudos similares, assentes na reflexão estratégica de âmbito municipal sobre o campo cultural e as políticas públicas respetivas, para outros municípios da Área Metropolitana de Lisboa, nomeadamente Lisboa e Cascais. Pretende-se, neste quadro, promover e alimentar um processo participado de reflexão e de planeamento estratégico sobre o setor cultural em Oeiras, partindo de uma análise e de um diagnóstico sobre as condições da provisão e da fruição cultural no concelho, dos seus principais recursos e ativos, e das suas principais dinâmicas, considerando o município de Oeiras no momento presente bem como a sua evolução recente no que respeita ao seu desenvolvimento socioeconómico, cultural e turístico. Esta análise considera uma identificação dos principais recursos e ativos culturais, artísticos, patrimoniais e lúdicos do concelho, assumindo a multiculturalidade que o caracteriza e o forte potencial de diálogo intercultural, procurando, de forma abrangente e inclusiva, o envolvimento dos diferentes segmentos populacionais na consensualização de linhas de atuação estruturantes para a ação no campo cultural.
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2019-05-31
2021-03-31
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Arte Pública e Participação Cidadã - Um Monumento para o Lousal
Patrocinado pelo Município de Grândola, o projecto de investigação-acção “Um Monumento para o Lousal” visa homenagear esta comunidade, investindo na valorização identitária do seu território através da Arte Pública. Trata-se de um processo de co-produção artística desenvolvido ao longo de várias sessões de trabalho entre uma equipa interdisciplinar de investigadores e a comunidade local, com o objectivo de projectar em conjunto e de raiz, três esculturas para a aldeia. Neste contexto, a Arte Pública assume-se não só como ferramenta de diálogo com o território e as memórias colectivas, mas também como elemento de valorização de um património material e imaterial identificador do Ser e do Saber Fazer das gentes do Lousal. Em 2018 concluiu-se o processo criativo que conduziu à elaboração de várias propostas escultóricas, sujeitas posteriormente à votação. Serão construídos e instalados de forma faseada os três projectos mais votados (1º em Maio 2019 e 3º em 2021).
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2018-10-01
2021-12-31
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Operações arquitetónicas e urbanísticas depois da Exposição Internacional de Lisboa de 1998
O projeto de investigação 'Grandes Trabalhos - Operações arquitetónicas e urbanísticas depois da Exposição Internacional de Lisboa de 1998', tem o intuito de identificar, caracterizar, debater e refletir sobre as políticas urbanas e a arquitetura produzidas em Portugal após a Exposição Internacional de 1998, em Lisboa (Expo98). O estudo assenta na convicção de que os reflexos daquele 'laboratório urbano' não podem prescindir de um trabalho de natureza predominantemente analítica e interpretativa, capaz de mapear e qualificar a cultura urbanística, projetual e tecnológica implementada em Portugal nas duas décadas que se seguiram aos projetos da Expo98. Em 2008, passada a primeira década desde a Exposição de Lisboa, foi apresentado pela Câmara Municipal de Lisboa o Plano Geral de Intervenções da Frente Ribeirinha (PGIFR), com o intuído de estabelecer continuidades urbanas, alargando o modelo do Parque das Nações a todo o aterro marginal da cidade, entre o Rio Trancão e a doca de Pedrouços, reconfigurando algumas das áreas de infraestruturas portuárias que se encontravam sob a administração pública do Estado. A dinâmica gerada pelo PGIFR tem permitido enquadrar projetos de grande dimensão e importância estratégica para o país, tais como: a Fundação Champalimaud, na zona da doca de Pedrouços a Ocidental do município, com projeto do arquiteto Charles Correa (1930-2015); o Museu Nacional dos Coches, na zona de Belém, desenhado por Paulo Mendes da Rocha (n. 1928); a sede da EDP de Manuel (n. 1963) e Francisco (n.1964) Aires Mateus no aterro da Boavista; a reabilitação do espaço público da Ribeira das Naus, com projeto de João Ferreira Nunes (n.1960) e João Gomes da Silva (n.1962); ou o futuro Terminal de Cruzeiros em Santa Apolónia, com desenho de Carrilho da Graça (n.1952), agora em construção. O projeto 'Os Grandes Trabalhos - Operações arquitetónicas e urbanísticas depois da Exposição Internacional de Lisboa de 1998' procura aprofundar as relações produzidas pelas inter...
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2018-10-01
2022-09-30
Parceiros do Projeto
Hélice quádrupla para estimular a inovação nas PMEs culturais e criativas do Atlântico
O objectivo geral do projecto europeu 4H-CREAT é melhorar a cooperação entre os actores públicos, privados e de investigação e desenvolvimento (P & D), a fim de promover a inovação, o desenvolvimento de capacidades e o conhecimento da inovação nas pequenas e médias empresas criativas e culturais (PME ). Especificamente, o projeto desenvolverá várias atividades, incluindo um modelo transnacional de transferência de conhecimento, para facilitar a aplicação de resultados de P & D às PME nas indústrias culturais e criativas, promovendo a inovação através do paradigma colaborativo da quatro hélices, que envolve a participação de usuários finais através de processos de co-criação e co-design. Co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa de Cooperação INTERREG para o Espaço Atlântico 2014-2020, e com um orçamento total de 1.749.825 euros, o projecto 4H-CREAT tem uma parceria europeia composta por sete instituições: Universidade Caledoniana de Glasgow (Parceiro líder), ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (DINÂMIA'CET), Cámara Oficial de Comércio, Indústria e Navegação de Sevilha, Etablissement Public d'Aménagement Bordeaux - Euratlantique, Technopole Laval Mayenne, Instituto de Tecnologia de Limerick e Fundación Municipal de Cultura del Ayuntamiento de Avilés.
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2017-05-31
2020-09-30
Planeamento territorial para a mudança
Nos últimos anos, toda a base legal e regulamentar do Sistema de Planeamento Português sofreu uma reforma ambiciosa e de longo alcance. No entanto, hoje, como no passado, o grande esforço na produção de nova legislação e regulamentação não foi acompanhado por um esforço semelhante na produção de doutrina de planeamento, aqui entendido como um vasto e coerente conjunto de políticas de planeamento e medidas de implementação, capazes de melhorar, do ponto de vista técnico e científico e sob uma abordagem baseada em evidências, não só a qualidade da prática de planeamento, mas também, e principalmente, seu papel pró-ativo, incorporando novos e emergentes tópicos e desafios e preocupações sociais, promovendo mudanças e abertura a novas vias de transição para o futuro. Este papel pró-ativo de planeamento, defendido aqui, contrasta com a sua posição conservadora tradicional em Portugal (e em outros Estados-Membros da UE), de olhar para trás e passivamente acomodando, senão desacelerando, a mudança e a reforma social e física de nossas cidades e metrópoles . O planeamento pode, e deve, constituir um dispositivo transformador nas nossas cidades na Europa e em outros lugares, particularmente nos tempos atuais e com uma visão a longo prazo. De fato, as mudanças atuais parecem muito mais profundas nos tecidos urbanos existentes experimentando recomposições profundas de funções e atividades, do que em termos físicos, em termos estritos, onde os investimentos passados em infra-estruturas e no ambiente construído pareciam ter excedido a procura real e gerado um excedente da reserva de construção que, alguns anos depois, ainda permanece parcialmente vazia ou subutilizada. O programa de Planeamento Espacial para Mudança (SPLACH) baseia-se em algumas das principais áreas de conhecimento dos centros de pesquisa CITTA, DINÂMIA'CET-IUL e GOVCOPP. Foram identificadas duas a três principais áreas de conhecimento para cada centro: cidades pós-carbono, políticas transformadoras, ordenamen...
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2017-01-01
2021-02-28
Parceiros do Projeto
Desenvolvimento de turismo criativo em pequenas cidades e áreas rurais
CREATOUR é uma incubadora / demonstração e iniciativa de pesquisa multidisciplinar, apoiando processos de pesquisa colaborativa. O projeto de três anos visa conectar os setores culturais / criativos e de turismo através do desenvolvimento de uma abordagem integrada de pesquisa e aplicação para catalisar o turismo criativo em pequenas cidades e áreas rurais em todo o Portugal. O turismo criativo envolve experiências de aprendizagem ativas que permitem a auto-expressão e criatividade, desenvolvimento de habilidades, com uma relação mais ampla entre o turismo e as indústrias criativas emergentes, e com plataformas que possibilitam a distribuição deste conteúdo. Uma característica essencial neste processo é o vínculo firme da criatividade ao lugar e sua incorporação no meio local, promovendo o visitante uma experiência de imersão dentro da cultura local e instituições locais e gerando valor agregado econômico e social para a região.
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2016-11-01
2020-04-30
Parceiros do Projeto
Flanêur - New urban narratives
É um projeto de rede baseado numa parceria internacional de cerca de 20 organizações de 11 países diferentes. O objetivo principal é realizar intervenções artísticas em espaços públicos através da fotografia contemporânea. O Projeto incentiva os artistas a criar novas interpretações do terreno urbano, com o conceito de flâneur como ponto de partida e considerando o contexto físico da cidade como caleidoscópio social em constante evolução. Além dos projetos de arte e intervenções no espaço público, Flâneur é composto de várias outras dimensões trazidas à luz em oficinas, masterclasses, residências artísticas, campos criativos e conferências - iniciativas destinadas a promover uma análise crítica da fotografia contemporânea e contribuir para uma discussão sobre o espaço público como território social. Durante um período de dois anos, a Flâneur estará representada nas 13 cidades parceiras. A obra de arte é criada por fotógrafos convidados a perseguir residências artísticas em cada cidade, bem como fotógrafos locais, misturando pontos de vista externos e internos, e complementados pela obra produzida em ateliês abertos a residentes locais. O trabalho criado em todas essas cidades é apresentado em exposições fotográficas em espaços públicos, trazendo para os quadrados, parques e ruas obras de arte, que normalmente seriam incluídas em museus e galerias. É, ao mesmo tempo, um processo de desconstrução e democratização do usufruto da arte, compartilhando-o com um público heterogêneo. A exibição da exposição, baseada em estruturas modulares com iluminação retroactiva, permite um design específico em cada um dos diferentes espaços. A própria exibição se torna uma replicação da cidade, aberta e acessível 24 horas por dia. Flâneur gera uma visão transversal das diferentes dinâmicas sociais que são o tecido dos territórios urbanos. A peculiaridade deste "retrato" particular é o facto de ser produzido por um grupo amplo e diversificado de criadores, que, com um tema comum, examin...
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2015-03-16
2017-03-15
Parceiros do Projeto
Minisérie para televisão
N.A.
Informação do Projeto
2014-01-01
2016-01-01
Parceiros do Projeto
Estudo sobre os Impactos do Voluntariado da SCML
Os objetivos do projeto foram analisar: 1) o quadro regulatório do Voluntariado em SCML (suposições, princípios, objetivos e expectativas; 2) o grau de implementação dos princípios e objetivos subjacentes à implementação do Serviço Voluntário no SCML (pontos fortes e fracos, dificuldades e obstáculos, articulação com outros serviços internos, "boas práticas", fatores de inovação; 3.) os modelos organizacionais e processuais adotados (fatores de eficácia e eficiência, grau de satisfação; 4) os resultados e os impactos reais do Serviço Voluntário nas diferentes áreas de intervenção da SCML (resultados, graus de satisfação, confrontação com expectativas iniciais, 5) para produzir recomendações estratégicas. A metodologia foi baseada numa abordagem quantitativa, que possibilitará caracterizar motivações, níveis de satisfação, restrições, expectativas, percepção de resultados e impactos, etc., das diversas partes interessadas no âmbito do projeto (Beneficiários, Voluntários e Serviços do próprio SCML). Além disso, houve uma abordagem de natureza qualitativa, através da qual o conhecimento relativo a cada uma das dimensões da análise é explorado de forma abrangente. Neste caso, além do quadro dos Beneficiários, Voluntários e Serviços da SCML, uma fase também é proposta para coletar informações com as famílias dos beneficiários.
Informação do Projeto
2014-01-01
2014-01-01
Parceiros do Projeto
Tratamento Analítico de Fundo dos Dados Sobre as Estruturas Artísticas Apoiadas pela DGArtes
Contribuindo para a produção de resultados regulares sobre a organização e o trabalho das estruturas artísticas, melhorar as ferramentas ex ante para a avaliação das políticas e melhor informar as decisões. O objetivo é: Analisar o funcionamento das estruturas criativas suportadas pela DGArtes, sua dinâmica de trabalho artístico, suas lógicas de organização e a distribuição e impacto territorial de sua atividade; Monitorizar regularmente todas as informações sobre as estruturas, a fim de fornecer feedback contínuo às partes interessadas e ao público em geral (promovendo a responsabilidade da atividade DGArtes); Promover uma reflexão informada sobre o design das políticas públicas (equiparando e discutindo os possíveis critérios a serem adotados para as lógicas de financiamento público para o setor artístico).
Informação do Projeto
2013-11-28
2015-12-31
Parceiros do Projeto
Avaliação/Monitorização do “Programa de Desenvolvimento Comunitário para a Mouraria”
Este projeto procurou recolher, analisar e fornecer um conjunto detalhado de informações sobre os projetos financiados pelo "Programa de Desenvolvimento Comunitário para a Mouraria", visando uma análise integrada do PDCM, sua implementação e funcionamento, bem como os objetivos alcançados nesta fase de trabalho: "a análise individual e comparativa deve se concentrar em cada projeto em relação à realização dos objetivos propostos e a contribuição de cada um deles para os resultados de cada e cada eixo em relação aos objetivos gerais do PDCM ".
Informação do Projeto
2012-11-30
2013-12-31
Parceiros do Projeto
Beyond Visible - Intervenção urbana em espaços liminares
N.A.
Informação do Projeto
2012-09-01
2013-03-31
Parceiros do Projeto
Estudo sobre Públicos dos Equipamentos e Eventos geridos pela EGEAC
Project goals: Comprehensive and systematic characterization of the publics of the EGEAC equipment and events, according to a set of key dimensions and variables to be agreed between the technical team and EGEAC, based on a technical and scientifically anchored approach to ensure the representativeness of the expected conclusions . This characterization aims to meet the following general objectives: To characterize and analyze the structure, composition and annual evolution of users of equipment, rooms, regular and occasional events organized by EGEAC. To raise and systematize the diversity of schedules and events organized in the various spaces managed by EGEAC and its target recipients. Know, problematize and interrelate the profiles of the public and users of the various events and equipment. Perceive the image of EGEAC in its area of ??influence. Identify public potentials and strategies of approximation with hypothetical future users.
Informação do Projeto
2012-03-15
2014-12-31
Parceiros do Projeto
Avaliação e diagnóstico das necessidades de intervenção em edifícios nos bairros do Condado e dos Lóios em Marvila
 A investigação centra-se da "Avaliação e Diagnóstico das Necessidades de Intervenção nos Bairros do Condado e dos Lóios em Marvila”. Estes bairros conhecidos por “Zona J” e “Pantera Cor-de-rosa” foram projetados e construídos nas décadas de 70 e 80 do século XX, incluem um conjunto de lotes num total de 1500 unidades de ocupação e situam-se em Marvila (Chelas), na zona oriental da cidade de Lisboa. Tratando-se de bairros de habitação social, a população residente é constituída maioritariamente por indivíduos com baixos recursos, famílias numerosas, idosos e desempregados. O edificado encontra-se num avançado estado de degradação e desajustado em relação às normas regulamentares mais recentes. Os objetivos são: dotar o Programa Viver Marvila de um documento que sirva de suporte às intervenções no edificado tendo em consideração as problemáticas específicas de cada lote ou conjunto de lotes; apresentar propostas técnicas e financeiras sustentáveis; otimizar os aspetos relacionados com o bom desempenho funcional das construções e com a segurança nas suas várias vertentes; assegurar a sustentabilidade e durabilidade de futuras intervenções a efetuar; reduzir e controlar os custos de manutenção durante a vida útil do edifício em termos funcionais e energéticos. Procurámos responder a um conjunto de questões que se prendem com as soluções tipológicas e construtivas contemporâneas atendendo às atuais normas regulamentares da edificação, às necessidades reais de quem lá habita e aos pressupostos de qualidade dos projetos originais.  Foram desenvolvidas um conjunto das etapas: o levantamento, a caracterização e o diagnóstico dos conjuntos edificados, os cenários de intervenção sustentados pelas análises complementares das especialidades, (estruturas, segurança, eficiência energética, conforto térmico e gestão). As respostas às questões levantadas, decorrem de propostas concretas de reorganização espacial a partir do edificado, suportadas por análises técnicas e financeiras ...
Informação do Projeto
2010-05-10
2011-03-22
Parceiros do Projeto
Estudo sobre o Potencial de Desenvolvimento de Cascais com Base nas Indústrias Criativas
Portrail of the concept of creative city in articulation with the ongoing debates over the role of cultural activities and creativity in urban revitalization and the fostering of cities’ competitiveness. Based upon this framework, we will make an in-depth diagnosis of the Cascais municipality regarding its potential in these areas. Our methodological approach was based on strategic planning, based on a participation-action rationale in order to mobilize the different actors and improve the establishment of partnerships with local agents.
Informação do Projeto
2007-01-01
2011-01-01
Parceiros do Projeto
Revisão do PDM de Beja – Componente Económica
The revision of the Municipal Plan for Beja intended to provide a characterization of this municipality’s standpoint, through a diagnosis and foresight analysis. Qualitative research was performed through documental analysis (detailed organograms of financial intermediation organizations) and in-depth interviews to key-speakers.
Informação do Projeto
2005-01-01
2010-12-31
Parceiros do Projeto