Realidades Artificiais
Realidades Artificiais: o virtual como meio estético na ideação arquitetónica
Descrição

“Realidades Artificiais” constitui-se como oportunidade para fortalecer a relação bilateral entre o ISTAR e o Laboratório de Realidade Virtual (VR-Lab) da Universidade Norueguesa das Ciências da Vida (NMBU). Estas universidades irão trabalhar em conjunto e partilhar experiência e conhecimento de ponta no campo da Realidade Virtual. “Realidades Artificiais” pretende suscitar o confronto entre racionalidade e eficiência, relacionado com as tecnologias virtuais aplicadas ao processo de projeto em arquitetura. A experiência do espaço arquitetónico e o estado de contemplação e deleite do exercício arquitetónico terão aqui uma materialização digital. Como os campos de estudo do ISTAR e da NMBU coincidem, os dois grupos irão trabalhar de forma sinérgica este tema nuclear. No final do projeto expositivo, os resultados serão partilhados sob a forma de publicações.

Assim, a iniciativa visa explorar a forma como as tecnologias de realidade virtual podem permitir: i) aos arquitetos criarem espaços imersivos inovadores que levem os utilizadores a viajar para outras esferas em experiências estéticas; ii) o envolvimento dos utilizadores finais / cidadãos nas discussões sobre projeto urbano e de arquitetura. Neste campo exploratório, o ISTAR quer fortalecer a sua presença nas suas redes internacionais, sendo o NMBU um parceiro de excelência para construir uma forte parceria através de programas de mobilidade, partilha de laboratórios e equipamentos e tarefas de investigação conjuntas.

O ponto de partida do projeto será uma exposição internacional e um seminário de um dia, numa iniciativa enquadrada nos Projetos Associados da Trienal de Arquitetura de Lisboa 2019, com organização do ISTAR, a decorrer no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa durante a semana de 14 a 18 de outubro de 2019.

Impacto Investigação Académica

Prevemos a continuidade e impacto sustentável das relações bilaterais entre os dois centros de investigação da seguinte forma:

_ Realização de atividades de acompanhamento e ações de apoio, como parte do projeto;

_ Atividades de investigação conjunta e partilha de conhecimento resultarão em artigos comparando os avanços tecnológicos nos dois países ;

_ Intercâmbios de investigadores e doutorandos entre as duas instituições para promoção de partilha de conhecimento e aquisição de novas competências; 

_ Projetos de Investigação Conjunta: sabendo que AR e VR são áreas estratégicas da União Europeia, queremos construir uma forte parceria e partilhar metodologias de trabalho que facilitem a construção de consórcios internacionais. Em particular, no âmbito da investigação e desenvolvimento em projeto participativo e co-design, serão traçados objetivos comuns;

_ Criação de  uma comunidade / grupo on-line que facilite a partilha de conhecimento e informações, entre alunos e professores, sobre o AR, VR.

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
ISTAR-IUL -- Parceiro 2019-09-10 2019-09-10
Parceiros Externos
Instituição País Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Universidade Norueguesa das Ciências da Vida (NMBU) Noruega Parceiro 2019-09-01 2020-08-31
Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Nancy Verónica Morgado Diniz ISTAR-IUL [Digital Living Spaces] Investigadora 2019-09-01 2020-08-31
Sara Eloy ISTAR-IUL [Digital Living Spaces] Investigadora 2019-09-01 2020-08-31
Financiamentos do Projeto
Código/Referência Tipo de Financiamento Entidade Financiadora Programa de Financiamento País Valor Financiado (Global) Valor Financiado (Local) Data de Início Data de Fim
FBR_OC1_020 - ISCTE Contrato EEA Grants Fund for Bilateral Relations Portugal 12172 12172 2019-09-01 2020-08-31
Outputs (Publicações)

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

Realidades Artificiais: o virtual como meio estético na ideação arquitetónica
2019-09-01
2020-08-31