Realidades Artificiais
Realidades Artificiais: o virtual como meio estético na ideação arquitetónica
Descrição

“Realidades Artificiais” constitui-se como oportunidade para fortalecer a relação bilateral entre o ISTAR e o Laboratório de Realidade Virtual (VR-Lab) da Universidade Norueguesa das Ciências da Vida (NMBU). Estas universidades irão trabalhar em conjunto e partilhar experiência e conhecimento de ponta no campo da Realidade Virtual. “Realidades Artificiais” pretende suscitar o confronto entre racionalidade e eficiência, relacionado com as tecnologias virtuais aplicadas ao processo de projeto em arquitetura. A experiência do espaço arquitetónico e o estado de contemplação e deleite do exercício arquitetónico terão aqui uma materialização digital. Como os campos de estudo do ISTAR e da NMBU coincidem, os dois grupos irão trabalhar de forma sinérgica este tema nuclear. No final do projeto expositivo, os resultados serão partilhados sob a forma de publicações.

Assim, a iniciativa visa explorar a forma como as tecnologias de realidade virtual podem permitir: i) aos arquitetos criarem espaços imersivos inovadores que levem os utilizadores a viajar para outras esferas em experiências estéticas; ii) o envolvimento dos utilizadores finais / cidadãos nas discussões sobre projeto urbano e de arquitetura. Neste campo exploratório, o ISTAR quer fortalecer a sua presença nas suas redes internacionais, sendo o NMBU um parceiro de excelência para construir uma forte parceria através de programas de mobilidade, partilha de laboratórios e equipamentos e tarefas de investigação conjuntas.

O ponto de partida do projeto será uma exposição internacional e um seminário de um dia, numa iniciativa enquadrada nos Projetos Associados da Trienal de Arquitetura de Lisboa 2019, com organização do ISTAR, a decorrer no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa durante a semana de 14 a 18 de outubro de 2019.

Impacto Investigação Académica

Prevemos a continuidade e impacto sustentável das relações bilaterais entre os dois centros de investigação da seguinte forma:

_ Realização de atividades de acompanhamento e ações de apoio, como parte do projeto;

_ Atividades de investigação conjunta e partilha de conhecimento resultarão em artigos comparando os avanços tecnológicos nos dois países ;

_ Intercâmbios de investigadores e doutorandos entre as duas instituições para promoção de partilha de conhecimento e aquisição de novas competências; 

_ Projetos de Investigação Conjunta: sabendo que AR e VR são áreas estratégicas da União Europeia, queremos construir uma forte parceria e partilhar metodologias de trabalho que facilitem a construção de consórcios internacionais. Em particular, no âmbito da investigação e desenvolvimento em projeto participativo e co-design, serão traçados objetivos comuns;

_ Criação de  uma comunidade / grupo on-line que facilite a partilha de conhecimento e informações, entre alunos e professores, sobre o AR, VR.

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
ISTAR-Iscte -- Parceiro 2019-09-10 2019-09-10
Parceiros Externos
Instituição País Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Universidade Norueguesa das Ciências da Vida (NMBU) Noruega Parceiro 2019-09-01 2020-08-31
Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Sara Eloy Investigadora Associada (ISTAR-Iscte); Coordenadora Global 2019-09-01 2020-11-30
Nancy Verónica Morgado Diniz Assistente Convidada (DAU); Investigadora 2019-09-01 2020-03-03
Fábio Costa -- Assistente de Investigação 2019-09-01 2020-03-13
Joana Gomes -- Assistente de Investigação 2019-09-01 2019-12-31
Nuno Antonio da Silva Assistente de Investigação (ISTAR-Iscte); Bolseiro de Doutoramento 2019-09-01 2020-11-30
Financiamentos do Projeto
Código/Referência DOI do Financiamento Tipo de Financiamento Programa de Financiamento Valor Financiado (Global) Valor Financiado (Local) Data de Início Data de Fim
FBR_OC1_020 - ISCTE -- Contrato EEA Grants - Fund for Bilateral Relations - Portugal 12172 12172 2019-09-01 2020-08-31
Outputs (Publicações)
Ano Tipo de publicação Referência Completa
2021 Editor de livro Eloy, S., Kreutzberg, A. & Symeonidou, I. (2021). Virtual Aesthetics in Architecture Designing in Mixed Realities. Routledge.
2021 Capítulo de livro Gomes, J., Eloy, S., Silva, N., Resende, R. & Dias, L. (2021). A Quasi-real Virtual Reality Experience: Point Cloud Navigation. In Sara Eloy, Anette Kreutzberg, Ioanna Symeonidou (Ed.), Virtual Aesthetics in Architecture Designing in Mixed Realities.: Routledge.
2021 Capítulo de livro Eloy, S. & Silva, N. (2021). The Robotic Dance: a fictional narrative of a construction by drones. In Sara Eloy, Anette Kreutzberg, Ioanna Symeonidou (Ed.), Virtual Aesthetics in Architecture Designing in Mixed Realities.: Routledge.
2021 Capítulo de livro Gebrian, M., Florián, M. & Eloy, S. (2021). Designing the Bodily Metaverse of Lisbon. In Sara Eloy, Anette Kreutzberg, Ioanna Symeonidou (Ed.), Virtual Aesthetics in Architecture Designing in Mixed Realities.: Routledge.
2020 Periódico generalista Eloy, S. (2020). Arquitetura centrada no utilizador: Ferramentas para os moradores participarem no desenho das suas casas. Intelcities. 34-36
2019 Editor de atas de evento científico Eloy, S. & Diniz, N. (2019). Artificial Realities: Virtual as an Aesthetic Medium for Architectural Ideation. ISCTE-IUL.
2019 Comunicação em evento científico Eloy, S. & Silva, N. (2019). A quasi-real virtual reality experience: point cloud navigation. Artificial Realities: Virtual as an aesthetic medium in architecture ideation.
2019 Outras publicações Eloy, S. & Silva, N. P. da. (2019). The robotic dance: A fictional narrative of a construction by drones. Artificial realities: Virtual as an aesthetic medium for architectural ideation. 8
2019 Outras publicações Gomes, J., Eloy, S. & Silva, N. (2019). A quasi real virtual reality experience: Point cloud navigation. The 5th edition of the Lisbon Architecture Triennale.
Dados de Investigação Relacionados

Não foram encontrados registos.

Referências nos Media Relacionadas

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)
Ano Tipo de Output Nome Descrição Participantes
2019 Instalação/Obra de Arte A robotic dance This project presents an Augmented Reality (AR) simulation of the flight of drones when assembling bricks to construct a wave-like wall. The performance of the robotic building process is visualized by using the simulation of the construction with an AR optical see-through device (Microsoft Hololens). Besides the technical function of drones while constructing the wall, the study aims to explore the aesthetic means of AR to simulate a building process and analyze the consequences it has to architecture design. The sense of realness is given not by photorealistic representation of the built wall, which uses basic graphic design, but by the position of the virtual wall and the surrounding real elements that allows the wall to continuously grown without touching any real element. The audio stimuli that accompanies the visitor all the way when using Hololens, referring to a drone’s flight, empowers the feeling of realness. The study discusses the potential of Artificial Realities, namely AR, to transport the user to a new world and the possibilities brought by these systems to the communication and interaction between humans and the devices. The robotic dance performed by the drones and experienced through AR enables a new experience of space and time which, when used during the architecture ideation stages, enhances a creative freedom without the boundaries of (real) reality. This project acts as a discourse framed by the confrontation between the rationality and efficiency of a construction assembly done by drones and the aesthetic and poetics related to an animated simulation by virtual technologies applied to the architectural design process. Sara Eloy, Nuno Antonio da Silva
2019 Instalação/Obra de Arte A quasi-real virtual reality experience: point cloud navigation In this project you can navigate in a point cloud by using an immersive reality device. The project aims at exploring the possibilities brought by recent technologies to visualize in a quasi-real way an existing building survey. To do so a 3D scan survey was performed to an existing building and the resulting 3D point cloud model was used in an immersive Virtual Reality (VR) environment during the rehabilitation design for an existing building. The use of immersive VR to visualize point clouds enables a type of experience of the “real” building not possible by any other mean. Indeed, VR provides designers with an incredible source of authentic building elements that allows them to have a quasi-real experience of the building. The visualization of such point cloud in immersive VR enables to transport designers to a new dimension where not everything from the existing building has a place but just the main essence of it levitating in a virtual world. With this project we want to discuss two recent technologies that are useful for the ideation stage in architecture design, 3D laser scanning and Immersive Virtual Reality, namely for interventions on existing buildings. Nowadays, after a reflection of the various aspects that have progressively made obsolete the traditional surveying methods, there are fundamental questions: Can the point clouds bring more to the architects than traditional surveying technics when designing interventions in existing buildings? How can the immersive VR visualization of the resulting point cloud help when architects are designing interventions in existing buildings? Sara Eloy, Nuno Antonio da Silva, Joana Gomes
2019 Outro Evento Exhibition Artificial Realities, Virtual as an aesthetic medium in architectural ideation -- Nancy Diniz, Sara Eloy, Nuno Antonio da Silva, Fábio Costa, Joana Gomes
2019 Conferência Symposium Artificial Realities, Virtual as an aesthetic medium in architectural ideation -- Nancy Diniz, Sara Eloy, Nuno Antonio da Silva, Fábio Costa, Joana Gomes
Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

Realidades Artificiais: o virtual como meio estético na ideação arquitetónica
2019-09-01
2020-11-30