Projetos de Investigação
Urban Adaptation and Alert Solutions for a TIMEly (re)Action
The RETIME project (Horizon Europe Innovation Action) aims to address impactful changes at both the contextual district level and individual homes of natural and human-caused disasters. It will introduce a data-driven tool that aggregates existing data from weather stations, sensor networks, and satellite images, automated on-site surveys to simulate the impacts of current phenomena and future projections. The innovative aspect lies in an advanced computational analysis that generates prospective scenarios based on socio-architectural and environmental studies, combined with local, territorial remote and on-site surveys.  
Informação do Projeto
2024-05-01
2028-04-30
Parceiros do Projeto
Abordagem sistémica para eliminar as lacunas de emprego e criar um mercado de trabalho mais inclusivo para grupos vulneráveis
  SYNCLUSIVE é uma abordagem de sistemas inovadores, integrais e interdisciplinares para estimular a inclusão de grupos vulneráveis ​​no mercado de trabalho. Para isso, os seis objetivos centrais são: 1) desenvolver e consolidando uma coalizão de partes interessadas em 4 Living Labs regionais em toda a Europa nos moldes da Comunidade Teoria da Ação de Coalizão, usando a abordagem ENGINE. Esta abordagem inclui um pacote integrado de intervenções que estimulem a mobilidade ascendente e lateral de trabalhadores vulneráveis, criando assim vagas para entrada de candidatos a emprego vulneráveis; 2) testar a utilidade e aplicabilidade da abordagem ENGINE para diferentes grupos vulneráveis ​​identificados como discriminados; 3) identificando impulsionadores e barreiras para mobilidade e influxo incluindo discriminação; 4) avaliar o impacto da abordagem ENGINE implementada sobre a mobilidade no mercado de trabalho e inclusão de grupos vulneráveis; 5) identificando caminhos de transição do regional ao nível da política nacional e da UE; e 6) identificar indicadores e padrões interoperáveis ​​e comparativos que são relevantes para a inclusão no mercado de trabalho de grupos vulneráveis, tendo em conta as necessidades regionais, nacionais (legislativo) e contexto cultural.
Informação do Projeto
2023-03-01
2027-02-28
Parceiros do Projeto
Mestrado em Gestão da Transformação Digital no Sector da Saúde
O Mestrado em Gestão da Transformação Digital no Setor da Saúde (ManagiDiTH) é uma iniciativa inovadora no panorama educacional europeu, fruto de um projeto financiado pela União Europeia e liderado pela Escola de Tecnologias Digitais Aplicadas (Iscte-Sintra), em colaboração com outras duas universidades: a Universidade de Ciências Aplicadas (Laurea), da Finlândia, e a Universidade Aristóteles de Salónica (AUTH), da Grécia. Este Mestrado tem como objetivo a capacitação de futuros profissionais, tanto nas áreas tecnológicas como na área da saúde, com competências essenciais para enfrentar os desafios e oportunidades que a era digital traz para o setor da saúde. Dada a rápida aceleração do desenvolvimento tecnológico, urge equipar os profissionais com as ferramentas necessárias para navegar neste cenário em constante evolução. Com um currículo multidisciplinar e inovador, o mestrado ManagiDiTH integra três componentes fundamentais: societais, digitais e de saúde. Além disso, os/as estudantes podem escolher entre dois ramos de especialização: Ciência de Dados ou Interoperabilidade. Essa flexibilidade permite que cada aluno/a personalize sua formação de acordo com seus interesses e aspirações profissionais. Assim, os/as alunos/as têm a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento em áreas como inteligência artificial, realidade virtual, automação, cibersegurança e outras tecnologias emergentes que estão a redefinir a forma como os serviços de saúde são prestados e geridos. O programa de estudos, composto por três semestres e totalizando 90 ECTS, proporciona uma sólida base teórica aliada a experiências práticas e projetos reais do setor. O ensino é ministrado em inglês, seguindo as mais recentes orientações pedagógicas relacionadas com o Ensino à Distância, o que permite a participação de estudantes de diferentes origens e nacionalidades. O corpo docente altamente especializado, proveniente de diversas origens académicas e profissionais, constitui uma mais-valia des...
Informação do Projeto
2023-01-01
2026-12-31
Parceiros do Projeto
Inovação para Empreendedorismo Social
) O projeto iNSPIRE Social Entrepreneurs Network (iNSPIRE) criará um HUB de aprendizagem inspirador, baseado na identificação de lições transferíveis do ambiente de aprendizagem formal e informal para apoiar o desenvolvimento de uma rede de empreendedorismo social em vários países europeus (Turquia , Portugal, Irlanda, França e Bélgica). A Irlanda e a Bélgica já possuem uma importante experiência em empreendedorismo social e contribuirão para a criação de uma forte parceria para apoiar e desenvolver um cluster social europeu. Evidências da Irlanda e da Bélgica mostram que o empreendedorismo social demonstra um grande potencial para o crescimento do emprego. O objetivo do iNSPIRE é melhorar as competências dos empreendedores sociais e aumentar o potencial de criação de empresas sociais. O projeto envolverá diversas partes interessadas no diálogo e na cooperação, incluindo associações sem fins lucrativos, universidades, empresas de formação, organizações de inovação social, centros de investigação e organismos públicos. Capturará a experiência, incluindo mecanismos de aprendizagem, abordagens de gestão e competências em rede de outros projetos na área social, desenvolvidos principalmente pelos parceiros, por exemplo, capacitação.
Informação do Projeto
2021-11-01
2023-10-31
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO COMUM DE CIDADANIA EUROPEIA PARA A EUROPA INTEGRADA
Este projeto tem como objetivo atender às necessidades de educação para a cidadania da UE de todos os alunos das escolas parceiras com idades entre 14-18; serão elaborados materiais escritos, na forma de conteúdos; definidos processos de ensino e de aprendizagem, e; metodologias de avaliação, que irão constituir o “PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA DA UE”. O número de alunos que afirmam conhecer os seus direitos de cidadania da UE é de 30%, mas com os estudos do Clube Europeu da Juventude e Cultura e aplicação móvel criados pelo projeto, pretende-se aumentar em 40% o número de alunos que afirmam ter informações sobre a cultura comum europeia. O âmbito e objetivo deste projeto requer a cooperação transnacional de diferentes escolas e universidades da Europa.
Informação do Projeto
2021-06-01
2023-05-31
The future of traditional timber-based architecture: A multi-perspective framework to bring overlapping memories and new practices
Cultural heritage is as a cultural right but not for all people. Built heritage is at risk in earthquake-prone areas or due to armed conflicts or uncontrolled house prices growth, such as in central metropolitan areas and tourist destinations. Underrepresented, partially demolished, or abandoned houses, humble constructions associated with biases or social stigma are also under threat. In these countless cases, overlapping memories and physical legacies are being lost. As a case in point amid this complex picture, we analyse traditional architecture with overhanging timber-based volume, known as casas de andares em ressalto, in three regions in Portugal (Northern Portugal, Central Portugal, Lisbon, and Tagus Valley). This construction system evolves into a set of more informed solutions during the post-earthquake rebuilding in the late 18th century. As a response of social distancing and disinformation on heritage sites, we propose a place-based learning based on advanced data information and visualization. This study raises awareness on the importance of preserving these memories and it promotes the use of timber-based design solutions. Speak_OVER also contributes to understand how best-compromise strategies of adaptive reuse can be implemented in future scenarios, involving critical stakeholders, such as homeowners’ rights groups, different heritage actors, tourist operators, and civic authorities.
Informação do Projeto
2021-04-19
2023-12-31
Parceiros do Projeto
University Goes Digital for a Sustainable Global Education
O Projeto Athena visa o desenvolvimento de competências digitais dos docentes universitários, reforçando a sua resposta aos desafios que as universidades enfrentam atualmente e no futuro. O projeto procura fomentar ambientes de aprendizagem cooperativa, tornando-os transformadores e inclusivos através da adoção de novas tecnologias, como e-learning, plataformas de jogos, realidade virtual e aumentada, modelados sistematicamente para ativar competências-chave na aprendizagem digital. O projeto irá criar modelos que os docentes podem adotar e adaptar às suas aulas, utilizando diferentes abordagens pedagógicas.