Projetos de Investigação
University Goes Digital for a Sustainable Global Education
O Projeto Athena visa o desenvolvimento de competências digitais dos docentes universitários, reforçando a sua resposta aos desafios que as universidades enfrentam atualmente e no futuro. O projeto procura fomentar ambientes de aprendizagem cooperativa, tornando-os transformadores e inclusivos através da adoção de novas tecnologias, como e-learning, plataformas de jogos, realidade virtual e aumentada, modelados sistematicamente para ativar competências-chave na aprendizagem digital. O projeto irá criar modelos que os docentes podem adotar e adaptar às suas aulas, utilizando diferentes abordagens pedagógicas.
Trajetórias de Refúgio: analise de género, intersecionalidade e políticas públicas em Portugal
O projeto, co-financiado pelo FAMI (Fundo para o Asilo, Migração e Integração), enquadra-se no tema "Mulheres imigrantes e refugiadas" e responde à recente chegada de refugiados a Portugal, atendendo especificamente as mulheres refugiadas, com o intuito de compreender as especificidades das suas experiências e trajetórias, considerando as questões relacionadas com a classe social, o sexo, a religião, a nacionalidade, o acesso a educação e a saúde, e aprendizagem da língua, e as expectativas, desde uma perspectiva de género intersecional. Pretende-se perceber os desafios, as necessidades, as vulnerabilidades vivenciadas pelas refugiadas e as políticas públicas e práticas de acolhimento e integração que o sistema portugués oferece. A metodologia usada será qualitativa, e envolve um conjunto de ferramentas como a entrevista em profundidade, a investigação ação e a analise a nível nacional, regional e local, das políticas e práticas.   
Informação do Projeto
2018-11-01
2020-07-31
Parceiros do Projeto
O Estado Social e a evolução das políticas de emprego público em Portugal - os últimos 20 anos
Estrutura/resumo do projeto. 1. O Conceito de Estado Social. a) Causas para o surgimento do Estado Social. b) Abordagens possíveis para a definição conceptual do Estado Social na atualidade. 2. Evolução do Emprego Público em Portugal. a) O período de 1974 até 2000. b) O início do século XXI: cambiantes e causas. c) Emprego Público na UE: uma perspetiva comparada. 3. Consequências da redução e do envelhecimento do emprego público no Estado Social enquanto ator prestador de serviços aos cidadãos. 4. Emprego público e prestação de serviços públicos: os casos da saúde e da educação. a) O emprego público na área da Saúde - evolução de efetivos na carreira Médica e de enfermagem - nº de efetivos/ per capita. - o problema demográfico/ mais população idosa a necessitar de mais cuidados de saúde - representações dos atores institucionais, profissionais de saúde e cidadãos sobre a prestação de cuidados de saúde e a adequação em quantidade e em qualidade dos recursos humanos afetos à mesma (questionários/entrevistas) b) O emprego público na área da Educação - evolução do número de efetivos (professores, auxiliares, professores de ensino especial, psicólogos, etc) - representações dos atores institucionais, profissionais de educação e cidadãos sobre a prestação de serviços de educação e a adequação em quantidade e em qualidade dos recursos humanos afetos à mesma (questionários/entrevistas) Objetivo e metodologia O presente estudo visa proceder à discussão do conceito de Estado Social na atualidade assim como à avaliação do emprego público e da sua evolução ao longo das últimas décadas. Com base numa definição de Estado Social que preserve o seu carácter prestador universalista, a pesquisa procurará discutir qual o emprego público necessário (quer em quantidade quer em qualidade) para garantir que o Estado Português esteja em condições de manter o exercício das suas funções prestadoras de caráter solidário e universalista de forma adequada. Depois de efetuar uma discussão sobre ...
Informação do Projeto
2018-01-01
2019-12-31
Parceiros do Projeto
The Paradox of Health Care Futures
The HEATHDOX Project investigates the current political determinants and policy consequences of post-1989 European health reforms. The end of the cold war was a turning point for many European health systems, with many post-socialist transition countries privatizing their state-run health systems, and many West and Southern European health systems experimenting with new public management and other market-oriented health reforms. The aim of the project is to document the policy changes that have taken place over the course of the 1990s and through the first decade and a half of the 21st century, and to evaluate the consequences of these reforms for health care provision, especially how these changes in the public-private mix in health affect individual attitudes towards the health system. HEALTHDOX comprises seven country teams in six countries (Estonia, Germany, Ireland, the Netherlands, Portugal, Sweden) and has established a cooperative network comprised of researchers from all 28 European Union nations, as well as selected neighboring and accession candidate countries. Each researcher (some of whom are actually stakeholders in their health system) is preparing a data table that lists all reforms undertaken in their country, and codes the provisions of these policy changes. In addition, they are in the process of preparing narrative chapters that describe the politics of reform and their consequences. These chapters will be published as a reference work (Health Politics in Europe: A Handbook); the data set will be made open access within a year after its completion. This combination of qualitative and quantitative data comprises the basis for the macro-, micro-, and multi-level analyses that we use to tackle the fundamental problem of controlling for endogeneity in analyzing welfare state attitudes. In brief, endogeneity refers to the chicken-and-egg problem of welfare state research: do we have generous welfare states in some countries because the public prefers...
Informação do Projeto
2014-10-01
2018-08-31
Parceiros do Projeto