Projetos de Investigação
Atravessar o Atlântico para a cooperação científica e de ensino-aprendizagem
 O principal objetivo da proposta AtlanticCrossing é desenvolver uma parceria entre duas instituições de ensino superior, uma portuguesa, o Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, e uma dos Estados Unidos da América, a Bridgewater State University - BSU. Esta parceria foi concebida para ser mutuamente benéfica, visando iniciar o esforço de desenvolvimento de especializações conjuntas, programas de pós-graduação e a atribuição de graus académicos conjuntos num futuro próximo em áreas científicas de interesse mútuo, tais como Cibersegurança, Inteligência Artificial e Tecnologias da Linguagem, Inovação Empresarial e Ensino-Aprendizagem. Através da colaboração, ambas as instituições poderão tirar partido dos pontos fortes e dos recursos da outra, melhorando a qualidade do ensino e da investigação. A proposta visa ainda desenvolver competências para docentes e estudantes através da Aprendizagem Internacional Colaborativa Online (COIL), aplicada em Unidades Curriculares (UCs) de cursos de licenciatura de ambas as universidades, com enfoque nas áreas científicas acima referidas. O programa inclui actividades ao longo do ano letivo em ambiente COIL e duas estadias de curta duração (1 semana) para docentes e estudantes: uma organizada no Iscte em meados de janeiro, com a visita de docentes e estudantes da BSU, e outra na BSU, na primeira semana de junho, reciprocamente. Coordenaremos projectos de investigação conjuntos e interdisciplinares com ênfase na cibersegurança e nas tecnologias da linguagem. Isto será realizado no âmbito de iniciativas de investigação aplicada e baseada em projectos. Além disso, facilitaremos a participação do Iscte no Simpósio anual de investigação para licenciados da BSU, proporcionando uma plataforma para os estudantes do Iscte apresentarem os seus resultados inovadores neste evento dos EUA. No domínio da cibersegurança, organizaremos sessões de formação conjuntas abrangentes, recorrendo a ambientes competitivos e baseados em desafios, como o “...
Informação do Projeto
2024-10-01
2025-06-30
Parceiros do Projeto
BeWell-Iscte
Este projeto tem como objetivo geral a promoção da saúde mental e bem-estardos/as estudantes do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, com base no modelo Stepped Care, desenvolvido no programa para a promoção da saúde mental no ensino superior - Programa ACCES.  Focando-se numa abordagem de promoção e prevenção, e adotando uma lógica de participação coletiva, identificam-se os seguintes objetivos específicos: 1. Desenvolvimento de atividades de promoção da saúde mental, prevenção e ajustamento (nível 1 e 2), com vista à melhoria das competências relacionadas com a literacia em saúde mental, resiliência mental e gestão de stress; 2. Reforço das respostas psicoterapêuticas e psiquiátricas para estudantes com perturbações mentais comuns de gravidade ligeira a moderada (nível 3), com vista à intervenção precoce e evitamento de patologias mais graves; 3. Fortalecimento dos mecanismos de identificação de situações de risco ou doença mental grave e o seu encaminhamento para os serviços de saúde especializados (nível 4 e 5); 4. Promoção da participação ativa da associação de estudantes no desenvolvimento, implementação e avaliação das atividades;5. Inclusão de estudantes com necessidades educativas específicas e outros grupos vulneráveis (estudantes de 1º ano, estudantes deslocados, nacionais e internacionais, estudantes beneficiários da ação social escolar, estudantes bolseiros provenientes de países PALOP, estudantes mulheres, e estudantes LGBTQIA+), de forma transversal às atividades desenvolvidas.
Informação do Projeto
2024-05-02
2026-09-30
Urban Adaptation and Alert Solutions for a TIMEly (re)Action
The RETIME project (Horizon Europe Innovation Action) aims to address impactful changes at both the contextual district level and individual homes of natural and human-caused disasters. It will introduce a data-driven tool that aggregates existing data from weather stations, sensor networks, and satellite images, automated on-site surveys to simulate the impacts of current phenomena and future projections. The innovative aspect lies in an advanced computational analysis that generates prospective scenarios based on socio-architectural and environmental studies, combined with local, territorial remote and on-site surveys.  
Informação do Projeto
2024-05-01
2028-04-30
Parceiros do Projeto
GreenCity4Aging: os efeitos dos passeios verdes urbanos na mobilidade, integração social e idadismo em relação às pessoas mais velhas
O foco principal deste projeto é nas perceções, emoções e comportamentos das pessoas mais velhas em relação aos diferentes desenhos de ruas urbanas. Especificamente, estamos interessados em explorar a perceção de discriminação devido à idade (idadismo), um tópico estudado de uma perspetiva sócio-psicológica. Por conseguinte, a psicologia é a principal área científica para este projeto. No entanto, a natureza multidisciplinar da equipa é uma grande vantagem, criando a oportunidade de investigar mais profundamente os factores de localização das pessoas e utilizar metodologias comummente utilizadas noutros campos (arquitectura, informática) a fim de testar as nossas hipóteses (por exemplo, estudos de realidade virtual).
Informação do Projeto
2023-03-01
2026-02-28
Parceiros do Projeto
AGENDA “DESCENTRALIZAR PORTUGAL COM BLOCKCHAIN”
A Blockchain é uma tecnologia fundamental para a transição digital da economia e da sociedade. De acordo com o Fórum Económico Mundial, 10% do PIB global será armazenado em blockchain até 2027 e a Organização Mundial do Comércio, citando um estudo da Gartner, estima que, até 2030, a utilização da tecnologia de blockchain poderá acrescentar 3 biliões de dólares ao comércio internacional. De acordo com a PwC, "as tecnologias de blockchain podem impulsionar a economia global em 1,76 biliões de dólares até 2030", sendo os sectores que mais beneficiarão a administração pública, a educação e a saúde. Apesar desta enorme oportunidade, Portugal ainda não a aproveitou: de acordo com o relatório EU Blockchain Ecosystem Development, em 2020 Portugal detém uma maturidade média a nível europeu.  Esta Agenda juntou várias organizações de blockchain, criando um cluster de 24 empresas portuguesas de blockchain, 15 Organizações de Investigação e Tecnologia (RTO), 5 Entidades Públicas, 2 Associações e 10 outros Parceiros Associados, ligados por negócios e tecnologia, com o objetivo de se tornarem reconhecidos internacionalmente e, assim, contribuírem para uma mudança significativa no perfil de especialização da economia portuguesa, através do investimento em tecnologia de ponta e da contratação de pessoal altamente qualificado.   
Informação do Projeto
2023-01-01
2025-12-31
Parceiros do Projeto
Artificial Intelligence & Data Science for Public Administration Portugal Innovation Hub
Os objetivos estratégicos e o plano de ação do AI4PA Portugal têm um claro alinhamento com as principais áreas de foco do Plano de Ação para a Transição Digital:    Pilar I — Capacitação e inclusão digital das pessoas    Pilar II — Transformação digital do tecido empresarial    Pilar III — Digitalização do Estado    A atividade do Polo irá prosseguir seis objetivos estratégicos, alinhados com o Plano de Ação para a Transição Digital, a saber: a otimização das políticas públicas nas várias áreas da governação com base na Inteligência Artificial e na promoção de soluções tecnológicas digitais inovadoras; a melhoria da interação dos serviços públicos com os cidadãos e as empresas; a avaliação dos impactos sociais e das implicações éticas das tecnologias, incluindo da Inteligência Artificial; o aumento das competências digitais das entidades públicas e das pequenas e médias empresas (PME) que lhes prestam serviços; a disseminação de boas práticas e soluções reutilizáveis de origem nacional e internacional; e a melhoria da governação para a transição digital nas várias escalas de intervenção do Estado.    O AI4PA Portugal alinha a sua intervenção com o modelo estabelecido na rede europeia de polos de inovação digital visando os serviços prioritários dos Polos de Inovação Digital descritos o Plano de Ação para a Transição Digital,    1- Experimentação e teste de tecnologias digitais na fase prévia à decisão de investimento; 2- Qualificação e formação em competências digitais; 3- Apoio na procura de financiamento para investimento em tecnologias digitais; 4- Atuação como facilitador juntando diferentes atores.
Informação do Projeto
2023-01-01
2025-09-30
Parceiros do Projeto
Trailblazing Inclusive, Sustainable and Resilient Cities
O projecto InCITIES foca-se nas cidades do futuro: resilientes, sustentáveis e inclusivas. Este projecto é financiado pela Comissão Europeia, através do Programa Quadro Horizonte Europa, lançado, no contexto da European Excellence Initiative.  InCITIES promove e desenvolve iniciativas no âmbito da investigação, do ensino e no relacionamento com a sociedade envolvente. InCITIES reflete os desafios globais europeus para as cidades do futuro abordando quatro objetivos:   Mapear estratégias de transformação institucional para universidades baseadas em investigação, progressivamente mais sustentável, incrementando a ciência aberta e oportunidades de carreira, Fortalecer uma rede de longo prazo das instituições de ensino superior e de investigação participantes e os ecossistemas circundantes com base em hubs integrados de conhecimento, Aumentar a capacidade científica, tecnológica e de pessoal, partilhando as melhores práticas pedagógicas, de pesquisa, de gestão e administrativas no consórcio, Promover as competências digitais, criando uma plataforma de educação aberta e inovadora em sinergia com a agenda de investigação, desenvolvimento e inovação do projecto, com foco nas cidades inclusivas, sustentáveis e resilientes.   Os parceiros do consórcio representam universidades de cinco países (Portugal, Eslováquia, Finlândia, França e Alemanha), que asseguram as competências e os conhecimentos relevantes para a implementação do projecto.   Além do Iscte, o consórcio integra os seguintes parceiros universitários: Universidade de Zilina (Eslováquia), Universidade de Ciências Aplicadas de Colónia (Alemanha), Universidade Gustave Eiffel (França) e Universidade de Ciências Aplicadas Laurea (Finlândia).   Os parceiros associados do projecto são: Área Metropolitana de Lisboa, União das Vilas e Cidades da Eslováquia, Mobilidade Inteligente da Eslováquia, Confederação Portuguesa do Voluntariado, Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desport...
Informação do Projeto
2022-10-01
2025-09-30
Parceiros do Projeto
Relaunching European smart and SustainablE Tourism models Through digitalization and INnovative technoloGies
A crise global do COVID-19 desencadeou grandes mudanças nas sociedades em todo o mundo, perturbando a forma como vivemos e conduzimos os negócios. Em toda a Europa, as medidas e restrições impostas devido à pandemia levaram a mudanças repentinas em muitos paradigmas, abrindo caminho para novos modelos de negócios e de operação no mercado. Essa rutura dramática acelerou algumas tendências socioeconómicas, que eram visíveis antes da crise do COVID-19, como a adoção de tecnologias sofisticadas e soluções de dados para facilitar modelos de operação centrados no ser humano, inteligentes e sustentáveis; a incorporação da sustentabilidade e da mitigação das alterações climáticas como princípios não negociáveis​​de operar e fazer negócios e, por último, mas não menos importante, confiar em soluções inteligentes baseadas em dados para orientar a tomada de decisão com otimização do desempenho comercial e da sustentabilidade. A indústria do turismo é um dos setores económicos globais que sofreu o impacto mais severo da pandemia COVID-19, o que está associado à sua desaceleração económica. Dados da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (UNWTO) confirmam que a crise atual é responsável por uma queda global nas receitas de exportação de 750-900 biliões de euros e uma perda de empregos diretos estimada entre 100 e 200 milhões. Com a queda dos lucros e a incerteza da retoma de uma estabilidade nos mercados, está em risco a recuperação para breve das pequenas e médias empresas (PMEs) que, segundo a UNWTO, são responsáveis por 80% do turismo global. Com a perda de receitas e, consequentemente, a fuga de talentos para outros setores económicos, as PMEs do turismo têm de levar a cabo a retoma com recursos limitados. Através da conceção de uma solução tecnológica dinâmica (plataforma) para transferência de conhecimento e troca de experiências disponibilizada a uma rede de clusters de PME do turismo em seis países, este projeto irá demonstrar como a digitalização pode aceler...
Informação do Projeto
2022-01-02
2024-06-30
Parceiros do Projeto
Monitorização e Avaliação de Impactos Territoriais das políticas públicas através de uma plataforma: Impact-WEB-SIG
Propõe desenvolver uma metodologia inovadora de monitorização e avaliação de impactos de políticas públicas suportada por uma plataforma WEB-SIG a construir e respetivo sistema de informação analítico. A metodologia de avaliação será desenvolvida focando-se no Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR - 2014-2020) e terá por base a análise de projetos implementados, de dados estatísticos disponíveis e de dados qualitativos de entrevistas a realizar. Depois de pronta, a metodologia pode ser ajustada para vários domínios de intervenção (ex: implementação da estratégia 2030 ou da Política de Coesão em geral, ou cada um dos seus eixos de intervenção – e mesmo de componentes específicos como a Biodiversidade) e a várias escalas territoriais (concelhos, NUTS 3 e NUTS 2).
Informação do Projeto
2022-01-01
2022-12-31
Parceiros do Projeto
Consultoria Técnica ao Sistema X-Arq
A convite da Câmara Municipal de Lisboa, o ISTAR realizou um projeto de Consultoria Técnica, em interação estreita com a Direção Municipal de Cultura (DMC), o Departamento de Património de Cultural (DPC), a Divisão de Arquivo Municipal (DAM) e a Direção de Sistemas de Informação (DSI), entre outras, com os seguintes objectivos:   1 – Estudar, analisar e caracterizar o sistema de informação X-Arq do fornecedor Mind, incluindo os seus diversos componentes (em particular, os diversos módulos do X-Arq e do X-Arqgestao, o Thesauros, os diversos módulos do Kapture, incluindo o sub-sistema de impressão e a interligação com o sistema Prisma), nas perspetivas: (1) das arquiteturas lógica, computacional e de instalação concreta do sistema, (2) das funcionalidades que permitem a utilização e operação do sistema no âmbito dos processos de negócio internos das entidades relevantes da CML que o utilizam, satisfazendo as disposições legais e regulamentares aplicáveis do ponto de vista arquivístico, e (3) da interoperabilidade entre os módulos referidos e outros sistemas internos e externos à CML.    2 – Analisar a oferta no mercado e verificar se existem soluções de investimento ou de serviços externalizados, que garantam todas as funcionalidades suportadas pela solução atual referida no item #1.  3 – Realizar um estudo de avaliação do custo económico/benefício para o serviço de digitalização do Arquivo Municipal, que permita comparar a solução atual indicada no item #1 com eventuais ofertas do mercado. Do lado dos benefícios, será avaliada a possibilidade da(s) nova(s) solução(ões) do mercada, poderem ou não manter, ou mesmo ultrapassar, os níveis de qualidade de serviço que a solução atual ofereçe. Do lados dos custos, serão estimados os novos investimentos (CAPEX) necessários e ainda, os novos custos de operação e manutenção (OPEX), que a mudança para uma nova solução possa implicar, incluindo os novos custos de migração tecnológica e dos sistemas de informa...
Informação do Projeto
2021-10-01
2021-12-31
Parceiros do Projeto
University Goes Digital for a Sustainable Global Education
O Projeto Athena visa o desenvolvimento de competências digitais dos docentes universitários, reforçando a sua resposta aos desafios que as universidades enfrentam atualmente e no futuro. O projeto procura fomentar ambientes de aprendizagem cooperativa, tornando-os transformadores e inclusivos através da adoção de novas tecnologias, como e-learning, plataformas de jogos, realidade virtual e aumentada, modelados sistematicamente para ativar competências-chave na aprendizagem digital. O projeto irá criar modelos que os docentes podem adotar e adaptar às suas aulas, utilizando diferentes abordagens pedagógicas.
Aplicações Móveis Baseadas em Inteligência Artificial para Resposta de Saúde Pública
O projeto FCT DSAIPA/AI/0122/2020 AIMHealth – Aplicações Móveis Baseadas em Inteligência Artificial para Resposta de Saúde Pública, está a ser promovido pelo Centro de Investigação em Ciências da Informação, Tecnologias e Arquitetura (ISTAR-IUL), em colaboração com o Centro de Investigação e de Intervenção Social (CIS-IUL), ambos do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, e ainda, o Instituto de Telecomunicações (IT), a Associação para Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (AIDFM) e o Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa (CCUL). Este projeto é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), segundo o contrato FCT DSAIPA/AI/0122/2020 ao abrigo do concurso “AI 4 COVID-19: Ciência dos Dados e Inteligência Artificial na Administração Pública para reforçar o combate à COVID 19 e futuras pandemias – 2020″. Enquadramento Devido à pandemia da COVID-19, os contactos pessoais foram limitados, tendo sido necessário o desenvolvimento de novas soluções para prevenir a propagação do vírus. Algumas das soluções tecnológicas apresentadas foram as aplicações de rastreamento de contactos, que informam os utilizadores e as autoridades acerca do potencial ou atual risco de propagação do vírus. Porém, entre os seus utilizadores esta abordagem levantou preocupações acerca da segurança e privacidade. Objectivo Tendo em conta as preocupações mencionadas, este projeto propõe a criação e a disponibilização de uma aplicação para smartphone e de uma plataforma segura e confiável de distribuição de serviços baseada em tecnologias de Blockchain e Inteligência Artificial, para identificar pacientes sintomáticos e assintomáticos assim como o risco de exposição, providenciando uma abordagem preventiva para as estratégias de Saúde Pública.
Informação do Projeto
2021-01-25
2023-01-24
Parceiros do Projeto
Application of Building Information Modelling to Campus Facility Management
BIM is vigorously changing all phases of buildings’ life cycle, from strategic planning, design, construction, operation and decommission. Building operation, which is the longest and most significant phase, has it’s own nuances. Professional roles are different from other phases since architects and civil engineers are often replaced by managers and MEP (Mechanical, electrical, and plumbing) professionals, focus is on maintenance, cost reduction and profitability and user comfort. BIM, as a natural tool for building information storage and use, is a natural part of a Facility Management System. We work on the development of BIM platforms for the management of large, multi-building facilities, such as education campus or hospitals, where scale, geolocalization and visual communication render traditional methods inefficient. We work with Facility Management platforms that link with and take advantage of BIM models and we employ Virtual and Augmented Reality technologies to enhance and visualize facilities’ data.
Informação do Projeto
2018-10-08
2018-10-08
Parceiros do Projeto
Planeamento de treino de combate em áreas edificadas, utilizando realidade virtual e aumentada
O combate em áreas edificadas é um cenário crítico no combate militar moderno, uma vez que inclui vários fatores que complicam as táticas tradicionais como o terreno urbano ter uma topologia complexa, a presença de civis, imprevisibilidade e dificuuldade de comunicação.  O Exército Português dispõe de instalações apropriadas para o treino de combate em áreas edificadas, conhecidas como "Aldeia Camões", situadas na Escola de Armas em Mafra, Portugal. Estas instalações são utilizadas extensivamente pelo Exército Português e pela Guarda Nacional Republicana e incluem vários edifícios, sala de comando e controle e um simulador de tiro. Este é o local apropriado para o desenvolvimento e teste de tecnologias que possam aumentar a capacidade de treino no planeamento e execução de operações militares em áreas urbanas. Este projeto desenvolve uma solução que usa Realidade Virtual e Aumentada para apoiar o Planeamento de treino de combate em áreas edificadas na "Aldeia Camões". 
Informação do Projeto
2017-01-01
2018-12-31
Parceiros do Projeto
Towards Natural Interaction and Communication
The overall goal of IRIS is to provide a natural interaction communication platform accessible and adapted for all users, particularly for people with speech impairments and elderly in indoor scenarios. Human-Computer interaction with this platform will adopt the principles of universal design and natural user interfaces such as speech, silent speech, gestures, tactile and haptic devices, pictograms, animated characters and personalized synthetic voices.   The platform will provide a set of services that allow easy access to social networks, friends and remote family members, fighting social-exclusion of people with special needs or impairments. Application of these features will be performed in the context of serious games, virtual reality environments and assisted living scenarios. We will also explore the use of personalized avatars (that resemble with the user) in asynchronous human-human and human-machine communications, in situations where the user has lost his/her voice and in scenarios where it is not possible to have a video signal transmission due to low bandwidth or privacy reasons. Biometrics will complement the platform, in the sense that authentication and authorization are fundamental aspects for assuring access security to personal information in a natural way.
Informação do Projeto
2016-06-01
2017-12-31
Parceiros do Projeto
The goal of the Visionless sUpporting frameworK
The goal of the project is to support the daily living of blind and visually impaired people in challenging tasks like participating in urban mobility, providing a simple, effective and affordable door to door navigation and mobility assistance solution. Contrary to the usual tools providing only outdoor navigation, we also target situations when the blind person plans a journey which includes traveling through unfamiliar indoor environments (subway systems, train/bus stations) or when the journey targets visiting complex buildings (shopping mall, business center, public office). In our view, besides the help provided in the daily living for the blind and visually impaired citizens, the envisioned service would be also interesting for companies, offices or infrastructure operators (e.g. local government) where blind people can work or just turn-out, by helping them to integrate and manage themselves in an open community. In order to provide a truly door to door navigation service, which is currently missing from the market, we design and develop a service framework in which existing outdoor navigation services can be easily “plugged in”. Thus, the already familiar applications can be used in concordance with the proposed indoor mobility service, leading to cheaper and more effective door to door mobility assistance solutions. In the recent years, due to the remarkable steps in ICT innovation, a set of new possibilities have opened up, fostering the R&D related to mobility services (e.g. smartphone-based passenger information systems, route planners, navigators), where the travelers play a more active role like in classical Intelligent Transportation Systems. These people centered approaches aim to bring more interaction between the travelers and service providers, in order to provide user-centric, personalized and integrated multi-modal solutions. While these solutions promise the advent of eco-friendly multi-modal mobility systems by promoting active user p...
Informação do Projeto
2015-03-01
2019-02-28
Parceiros do Projeto
Assistente Organizacional de Vida para envelhecimento ativo futuro
This project aims to provide an answer to societal challenges by providing an innovative Organisational Life Assistant (OLA), a virtual presence that supports instrumental activities relating to daily living needs of older adults allowing them to be more independent, self-assured and to have a healthier, safer and organized life, while facilitates caregivers by supporting them on offering high-quality assistance OLA will mediate and facilitate interaction (communication and collaboration) between senior citizens and their informal caregivers or other services or professionals, through technological devices such as standard computers, mobile devices (tablets) and home automation modules.   These ICT devices will be based on an innovative multimodal model, embracing various physical/healthy and cognitive characteristics of the older adults and will specifically oriented to increase the level of independence of the elderly, by supporting the possibility of carers’ assistance remotely and by improving the accessibility to existing services on the Web, such as shopping on-line services. Moreover, the OLA will also provide a personalized well-being and safety advices to older users in order to avoid unwanted age related health and safety situations at their own home. Such a well-being and safety advisor makes uses of a combination of collected user information (personal physical/health and cognitive characteristics) and user interaction information extracted through emotion recognition and various sensor settings.
Informação do Projeto
2014-03-18
2018-04-18
Parceiros do Projeto
AAL4ALL – Ambient Assisted Living for All
Ambient Assisted Living (AAL) is a new approach to the challenges related with population aging and has as its main goals applying ambient intelligent technologies in supporting and training people with specific requirements (such as giving to elderly with memory loss products/services that help them reminding events or paths), and in developing safe environments to the maintenance of an independent life, promoting the active aging. Many national and international actions in the scope of AAL, more or less articulated, have been done, exploring several approaches to the development of innovative technologies. However, in general, we do not have a global understanding that determine and guide the Investigation & Development in AAL. In this context, the AAL4ALL project aims to develop a platform for the aggregation of products / services that promote the creation of assisted living environments, presenting an answer through the development of products and services ecosystem for AAL associated with a business model and validated by a large-scale pilot test.
Informação do Projeto
2011-03-01
2015-02-28
Parceiros do Projeto
Multimedia Networking
FP6 IST IP MEDIANET, “Multimedia Networking” (2004-2006) MediaNet, is a key and the largest FP6 Networked Audio-Visual Systems and Home Platforms – NAVSHP IP project, which addresses the domain of digital multimedia personal communication and content distribution for residential markets, as well as cooperation schemes between content owners, service providers, network access operators, and telecommunication, computer, components and consumer electronics industries. The objective is to remove the obstacles in Europe to end-to-end digital communications and content exchange, from content/service providers to customers and between persons, over shared broadband access and home network infrastructures, while protecting at the same time suppliers’ and customers’ investments, content owners’ rights, assuring a fair revenues sharing to the stakeholders of the value chain, as well as permitting the necessary regulation actions. The MEDIANET open architecture model enable the deployment of a plethora of different multimedia services from different suppliers over common access and home networks. It will develop enabling technologies, equipment, architectures, services as well as related standards, business models and good practices, addressing content distribution and access services, access/home interworking at the gateway, common home networking, distributed media storage systems, multimedia terminal platforms, common content protection approaches with different digital rights management systems. Advanced coding/decoding circuits based on the latest standards will enable HQ audio-video distribution over wireless connections. More info at the European Comission website here.
Informação do Projeto
2004-12-01
2006-11-30
Parceiros do Projeto
Multispectral and hyperspectral imagery analysis from acquisition to decision, making and expertise in environment management
NTERREG III B « ATLANTIC AREA », PIMHAI, “Multispectral and hyperspectral imagery analysis from acquisition to decision, making and expertise in environment management” (2004-2007) The objective of this project is to provide the industrial sector and the political/institutional decision-makers of the Atlantic area with an operational system including the acquisition and the analysis of aerial EO remote sensing images. This system will be devoted to the interpretation of information and the help in decision-making, to face the important environmental problems in their region. This system will be open and will integrate the recent and future developments of research in multisource/multicomponent imagery. More Information at the website here
Informação do Projeto
2004-01-01
2005-12-31
Parceiros do Projeto
Wireless Cameras and Audio-visual Seamless Networking
FP6 IST STREP WCAM, “Wireless Cameras and Audio-visual Seamless Networking” (2004-2006) The WCAM project study, develop and validate a wireless (WLAN) seamless and secured end-to- end networked audio-visual system focused on the technology convergence between video surveillance and multimedia distribution over the Internet. It takes into account real time aspects as well as security and scalability. The project improves state of the art technologies in each of the technological components involved in the system and combine them. The WCAM system is installed and tested with users of both multimedia distribution and video surveillance communities. Recent progresses in flexible bit streams representation of video including Region-of-lnterest (ROI) have led to new standardisation efforts in the frame of JPEG-2000. WCAM pursues and enforces these works, integrating concerns like wireless, security, and annotations obtained by high-level analysis. WCAM delivery scenario includes both JPEG-2000 and MPEG-4 AVC platforms, which requires also addressing the efficient and seamless transcoding between these two recent standards. The WCAM platform includes the following key modules: – Camera video encoding incorporating scene analysis, object tracking and adaptive and efficient video coding – Automatic detection of events through scene analysis – Scalable access to video content through transcoding and Scalable Video Coding of MPEG – Multimedia storage and distribution – Wireless networking for local connectivity (WLAN) – Security, both at the network and content levels – Metadata driven access to content The technologies and systems developed within WCAM are validated during two trials: – the first trial takes place in Annecy (France) during the festival of animated movies in 2005 – the second trial is done in a video surveillance site and demonstrates the ability to operate a video surveillance platform on a wireless network. More info at the European Comission website he...
Informação do Projeto
2004-01-01
2006-11-30
Parceiros do Projeto
Emerging Networking Experiments and Technologies
The E-NEXT Network of Excellence targets a key area of Information Society Technologies, namely computer networking. Framework Programme 6 aims to develop the technological basis and the people-skills necessary to deliver the promise of the information revolution – new audio-visual services and products, electronic delivery of business, health, education, entertainment, government, science and so on – and this will fundamentally impact every aspect of life and work. The delivery of all of these e-endeavours depends entirely on computer networks. E-NEXT aims to integrate a critical mass of expertise and to re-structure research practice such that Europe can take a lead in computer networking and act as a world force in this area. The main objectives of this NoE will be: the development of a virtual research centre to integrate the world-class research of the members and to stimulate the exchange of personnel, the education and training of personnel inside and outside the network, the dissemination of research results and in general the spreading of excellence, and the stimulation of innovation by appropriate technology transfer into existing and new companies, both large and small. E-NEXT will achieve these objectives through its management structure consisting of network and country coordination committees, and six workpackages: network coordination, joint research, integration and training, distributed work environment, spreading excellence, and dissemination. E-NEXT is targeted at line 3.1.8 in the First Call for proposals, Networked Audio-Visual Systems and HomePlatforms. This line aims to ‘support the innovation and development of technologies for end-to-end interoperable audio-visual networks, services and applications’. E-NEXT will make a major contribution to these aims, as well as potentially contributing to other areas of IST, for example to Broadband for All, and to Research Networking. More info at the European Commission website here.  
Informação do Projeto
2004-01-01
2006-12-31
Parceiros do Projeto
HIgh-performance CODing, protection and trading of satellite images, using JPEG2000
ESA HICOD 2000, “HIgh-performance CODing, protection and trading of satellite images, using JPEG2000” (2003-2005) The HICOD2000 (High-Performance Coding, Protection and Trading of Satellite Images, Using JPEG2000) project proposal, is based on a number of different technologies, aiming at: 1. Defining and developing an inexpensive, open architecture and high-performance Grid-based computing environment to produce JPEG2000 coded digital images obtained from Earth Observation (EO) digital products, of small to very large sizes, described in the PDS data format, requiring the trans-coding of such products into the JPEG2000 format. 2. Accessing JPEG2000 images in an interactive and flexible way. 3. Defining and developing a software architecture and introducing new concepts of electronic trading of EO digital products and/or related JPEG2000 images with end-users, able to provide secure access to such EO products in a flexible and scalable way (within the framework of a Digital Rights Management Architecture), enforcing contractual agreements between the content provider (ESA) and the end-user, as well as ensuring copyright protection of such digital items. The core enabling technologies of HICOD2000 are: 1. Digital Rights Management Architecture providing Secure Access to Multimedia Information 2. GRID-enabled High Performance Computing 3. JPEG2000, the new Digital Image Standard ADETTI was the coordinator of this project. More information at ESA website here.
Informação do Projeto
2003-01-01
2005-12-31
Parceiros do Projeto
(JPEG)2K Advanced Networking
FP5 IST-2001-34096, 2KAN, “(JPEG)2K Advanced Networking” (2002-2004) The JPEG 2000 Open Standard concept goes beyond image compression only. Parts 1 and 2 concern basic technical elements for image compression and file format, Part 3 provides a solution to extend Parts 1 and 2 to motion, Part 4 and 5 are technical complements while Part 6 addresses mixed raster images. A new set of 4 Parts has recently been initiated thanks to an intense European activity. The 2KAN project has addressed all 4 new Parts (Part 8 JPSEC – Security, Part 9 – interactivity JPIP, Part 10 Floating Point and Volumetric Imaging, Part 11 JPWL – Wireless) in terms of requirements, typical applications, user interface, protocols and signalling, use of metadata and required algorithms. Each part has been addressed by a common technical management workpackage and by a specific workpackage creating a reference software and appropriate tests and evaluation. It will also add major enhancements to the public JPEG website (www.jpeg.org), with the twin goals of encouraging a European dimension to the site, and allowing it to become self-financed through sponsorship and specific commercial services. More information at the European Commission website here.
Informação do Projeto
2002-01-01
2004-12-31
Parceiros do Projeto
MPEG Open Security for Embedded Systems
FP5 IST-2001-34144, MOSES, “MPEG Open Security for Embedded Systems” (2002-2004) MOSES expands and enhances multimedia contnet transactions in 3 ways: – standards compliance from OPIMA to emerging areas; – MPEG IPMP Extensions and DVB-CP; – IPMP functionalities in trials to include controlling, copying, moving, exporting and importing protected content in a fully-interconnected environment both peer-to-peer, and in the more classical client server; – supported platforms; – porting legacy secure infrastructures to devices other than PC, e.g. typical CE platforms. MOSES will deliver code as independent of platform and vendor as possible by use of open development suites such as Windows CE and DVB-MHP. This approach, recognising content provider and user needs, and validated in trials will ensure interoperable European content delivery. Objectives: The main objectives of the MOSES project are: 1) extending the OPIMA interfaces and architecture to achieve compliance with the most recent security standards, some of which are still in the making like MPEG IPMP Extensions and DVB-CPCM; 2) extending current business models to encompass operational scenarios where the full set of functionalities pertaining to IPMP systems is implemented and tested, including means for controlling copying, moving, exporting and importing protected content as well as the relevant business and service data; 3) porting this end-to-end MPEG-4 compliant secure infrastructure to devices other than the PC, addressing typical CE platforms based on open development suites, like WinCE and DVB-MHP and point out additional actions needed for subsequent full and successful commercial exploitation. The developed software/hardware aims also at representing a European test-bed where new pieces of technology specified by the main standardisation fora in the field of content protection can be assessed and a co-ordinated European input to standard bodies can be provided. More information at the European Comm...
Informação do Projeto
2002-01-01
2004-12-31
Parceiros do Projeto
“Diagnostic Improvement of Echocardiography by Quantitative Assessment of HEAR”
After myocardial infarction (MI) part of the left ventricle (LV) myocardium is replaced by fibrotic scar tissue and LV regional mechanical properties become regionally different. In the evolution of MI the LV undergoes a remodelling process whereas the remaining functioning myocardium has to undertake the mechanical burden. In this process the LV either effectively compensates for the tissue loss or doesn’t and the LV dilates and clinical heart failure ensues. Current imaging techniques have been applied to the early post-myocardial infarct period, however the geometric analysis they allow don’t predict the future development of remodelling, i.e. some ventricular shapes enlarge while similar ventricles will not. Current approaches either don’t calculate the regional mechanical properties or use simplified geometric assumptions that become grossly inaccurate when there are regional differences (e.g. in ischemic cardiomyopathy).The aim DIE-HEART is to develop a 2D/3D echocardiographic technique (a low cost, non-invasive, non-radiative video technique) able to describe the left ventricle mechanical properties, including the stress/strain relations, the elasticity & mechanical work, applicable in clinical diagnosis & research and animal models. The application of the new methodology will be tested in its ability to detect and calculate the global and regional changes in the LV mechanical properties.
Informação do Projeto
2001-12-31
2005-12-31
Parceiros do Projeto
Ubiquitous and Integrated Teamwork Environment
P5 IST-2000-25436 UNITE, “Ubiquitous and Integrated Teamwork Environment” (2000-2002) UNITE has produced research and development on co-operative workplaces and their creation from a unified co-operation platform. This platform is the key system component which provides the facilities for devices, components, and networks to fully interact, despite the possible original inherent heterogeneity, and which takes care that a uniform and ubiquitous view is presented to all team members regardless of their physical location. UNITE has addressed systems requirements and architecture for seamless integration of virtual and physical workplaces. UNITE has built on technology convergence among communication and collaboration media as well as different network technologies. It has exploited the ability of appliances to notify their existence and characteristics to the workplace environment.   More information at the European Commission website here.   Partners ISCTE COVENTRY UNIVERSITY FRAUNHOFER GESELLSCHAFT ZUR FOERDERUNG DER ANGEWANDTEN FORSCHUNG E.V. FRAUNHOFER GESELLSCHAFT ZUR FOERDERUNG DER ANGEWANDTEN FORSCHUNG E.V. IBM ISRAEL – SCIENCE AND TECHNOLOGY LTD PENTA SCOPE GROEP B.V. STERIA Financing This project was funded under FP5-IST.  
Informação do Projeto
2000-01-01
2002-12-31
Parceiros do Projeto
Advanced IT Infrastructure for Accurate Response in the Extended Enterprise
P4 ESPRIT 22038 AITEAR, “Advanced IT Infrastructure for Acurate Response in the Extended Enterprise” (1996-1998) The objectives of this project are: o Specify and build up a prototype of an advanced information technology infrastructure that will support Quick and Accurate Response in consumable goods manufacturing industries; o Develop an Accurate Response (AR) manufacturing model; o Promote the benefits of adopting AR solutions among industry; o Devise ways of using information and communication technologies to improve manufacturing business performance by providing an enhanced and proactive response to customer demands; o Encourage and exploit the project results through running several workshops where benefits of adopting AR solutions may be presented; o Generate specific recommendations to decrease the overall cycle from about 66 weeks to about 40 in the textile-clothing chain. Textile and garment are key sectors to the European economy, presenting some desired characteristics for this project, namely high diversity of seasonal products with a short life cycle. Those sectors have been facing huge competitive pressures from non-European countries. These are already eroding the European manufacturers’ market share and ultimately may reduce the consumers’ base. Our proposal firmly sustains that the adoption of AR solutions by partnerships involving textile manufacturers, garment manufacturers and retailers has an important role in the answer that can be provided to face this competition. AR can even support pro-active strategies to beat competitors in their local markets, and to take advantage of export opportunities presented by an increasing world population. AR, an evolution of the Quick Response concept, is an important competitive strategy in an environment where business relations develop at a global dimension. It enables to consider the various competitive dimensions that go beyond time with a particular emphasis on the re-evaluation of business processe...
Informação do Projeto
1999-01-01
2001-09-01
Parceiros do Projeto
“Improved COMmunication and Visualization in the PLAStic Mould Industry, Plataforma de Comunicação e de Visualização para a Indústria dos Moldes Plásticos”
ICPME ICOMPLAS – “Improved COMmunication and Visualization in the PLAStic Mould Industry, Plataforma de Comunicação e de Visualização para a Indústria dos Moldes Plásticos” (1999-2001) Projeto nacional da iniciativa ICPME (Comparticipado pela U.E. com Fundos do F.E.D.E.R.) ligado a uma iniciativa Internacional homónima EUREKA No. 2073, cujo consórcio foi o seguinte: um Centro de Investigação de Lisboa (ADETTI), um fabricante da Marinha Grande (TECNIMOPLAS – Indústria Técnica de Moldes, Lda), uma agência de design industrial e uma instituição de I&D da Holanda (EDC, European Design Center) e uma universidade Espanhola (UIB, Universidade das Ilhas Baleares). O projeto ICOMPLAS identificou requisitos do utilizador e desenvolveu soluções, nomeadamente: Requisitos associados à análise e avaliação da cooperação ao nível do negócio. Requisitos para a melhoria da interação nas parcerias. Requisitos para capturar os erros que surgem durante a troca de dados do produto. A necessidade de simplificar a complexidade inerente ao processo e de reduzir o número de ciclos iterativos de correção de especificação/projeto, visando obter melhor qualidade no produto final. O ICOMPLAS desenvolveu uma aplicação telemática que oferece a funcionalidade, o nível de pormenor e a precisão necessárias para preencher os requisitos da indústria. Paralelamente foi também efetuada uma caracterização das práticas cooperação no sector, assim como a apresentação duma metodologia e respetivo apoio informático, para permitir o desenvolvimento, coordenação e avaliação de parcerias. Os resultados obtidos pelo consórcio, foram atingidos de acordo com o planeado. As opiniões recolhidas dos diversos intervenientes nesta indústria têm sido positivas, sendo as expectativas quanto à aplicação dos resultados obtidos neste projeto muito animadoras. ADETTI was the coordinator of this project.
Informação do Projeto
1999-01-01
2001-12-01
Parceiros do Projeto
Multimedia Assets for Industrial Design
  MAID –  Multimedia Assets for Industrial Design - TELEMATICS  N.º IE – 2101 (1996) Participação como coordenador por parte da ADETTI e líder de Pacote de Trabalho, tendo desenvolvido um protótipo de sistema de realidade virtual distribuída e multi-utilizador para PC sobre redes IP e assente na plataforma CSCW JESP, o sistema mWorld. Colaborou com a Oficina de Arquitectura no suporte técnico ao segundo projecto com a Câmara de Eindhoven, neste caso correpondendo ao Programa Base de um projecto de arquitectura: o desenvolvimento de um Centro Comercial e de Lazer em Eindhoven totalmente de raiz. Este projecto utilizou uma tecnologia similar ao do projecto Visinet, mas contou com o suporte aplicacional do sistema mWorld sobre PC, utilizando a rede Europeia RDIS e do sistema de audio-conferência MUNE Phone. Promoveu a instalação na ADETTI de um Centro de Apoio ao Design Industrial, bem como a Projectos de Arquitectura: um “Design Service Centre”.
Informação do Projeto
1997-01-01
2001-01-01
Parceiros do Projeto