SV_MNP_AP
Da Salvaguarda à Valorização: os Monumentos Nacionais de Portugal e a Abertura ao Público
Descrição

Na sequência da discussão promovida no âmbito do Grupo de Trabalho sobre Estatísticas da Cultura do Conselho Superior de Estatística (2006-2010), foi aprovada em 2010 uma recomendação na Seção Permanente de Estatísticas Demográficas e Sociais do Conselho Superior de Estatística para que fosse criado um novo projeto no Instituto Nacional de Estatística com o objetivo de dotar o país de estatísticas oficiais sobre o património imóvel classificado.

O presente estudo do OPAC - Observatório Português das Atividades Culturais visa contribuir para a concretização desse objetivo considerando a relevância cultural, social e económica da valorização do património cultural imóvel classificado, por um lado, e a importância das estatísticas oficiais como instrumento fundamental das políticas públicas, por outro.

Do ponto de vista metodológico é um estudo extensivo, de inquérito por questionário, em que a dimensão da abertura ao público é central. Parte-se da informação disponível sobre o património classificado para determinar o universo - nesta fase do estudo circunscrito à categoria dos monumentos com a proteção de monumentos nacionais – objeto do inquérito de caraterização.

É um estudo de periodicidade anual iniciado em 2019 (dados referenciados a 2018). O questionário da edição de 2020 incluiu a recolha de dados de 2019 e um módulo sobre os impactos da Covid-19.

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
CIES-Iscte Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação Parceiro 2019-04-01 2020-03-31
Parceiros Externos

Não foram encontrados registos.

Financiamentos do Projeto

Não foram encontrados registos.

Outputs (Publicações)
Ano Tipo de publicação Referência Completa
2022 Comunicação em evento científico Neves, J. S. & Macedo, S.C. (2022). O Património cultural face à COVID-19: impactos e medidas na gestão dos monumentos nacionais em Portugal. VIII Encuentro ibérico de patrimonio mundial - 50 aniversario de la convención del patrimonio mundial: retos de futuro.
2021 Artigo sem avaliação científica Santos, J. (2021). Os impactos da pandemia nos Monumentos Nacionais de Portugal: respostas e medidas futuras. Revista Pedra e Cal, Conservação e Reabilitação. 68-69, 36-37
2021 Comunicação em evento científico Neves, J. S., Macedo, SC & Lima, MJ (2021). Quando a Covid-19 chegou ao património cultural: impactos, medidas e gestão dos Monumentos Nacionais na pandemia. Fórum Pesquisas CIES-Iscte - Trabalho Científico e Pandemia.
2021 Comunicação em evento científico Macedo, S.C., Lima, M. J. & Miranda, A.P. (2021). Monumentos Nacionais: Impactos na Abertura ao Público na sequência da COVID-19. XI Congresso Português de Sociologia.
2021 Comunicação em evento científico Santos, J., Macedo, S.C. & Miranda, A.P. (2021). O património imóvel avesso às estatísticas? Os Monumentos Nacionais e o acesso público. XI Congresso Português de Sociologia.
2021 Relatório Neves, J. S., Macedo, S.C., Santos, J. & Miranda, A.P. (2021). Da Salvaguarda à Valorização: Os Monumentos Nacionais de Portugal e a Abertura ao Público em 2020.
2020 Publicação em atas de evento científico Neves, J. S., Macedo, S. C. & Santos, J. (2020). Cultural heritage valorisation and the public access to national monuments. In Amoêda, R., Lira, S., and Pinheiro, C. (Ed.), HERITAGE 2020 - Proceedings of the 7th International Conference on Heritage and Sustainable Development. (pp. 27-37). Coimbra: Green Lines Institute for Sustainable Development.
2020 Relatório Neves, J. S., Macedo, S.C., Santos, J. & Miranda, A.P. (2020). Da Salvaguarda à Valorização: Os Monumentos Nacionais de Portugal e a Abertura ao Público - Primeiros Resultados.
2020 Relatório Neves, J. S., Macedo, S.C., Lima, M. J., Santos, J. & Miranda, A.P. (2020). Os Monumentos Nacionais de Portugal e a Abertura ao Público: impactos decorrentes da COVID-19.
2020 Relatório Neves, J. S., Macedo, S.C., Santos, J. & Miranda, A.P. (2020). Da Salvaguarda à Valorização: Os Monumentos Nacionais de Portugal e a Abertura ao Público em 2019.
2020 Relatório Neves, J. S., Macedo, S.C., Lima, M. J., Santos, J. & Miranda, A.P. (2020). The National Monuments in Portugal and Public Access: impacts resulting from COVID-19.
Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

Da Salvaguarda à Valorização: os Monumentos Nacionais de Portugal e a Abertura ao Público
2019-04-01
2021-09-30