Projetos de Investigação
BeWell-Iscte
Este projeto tem como objetivo geral a promoção da saúde mental e bem-estardos/as estudantes do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, com base no modelo Stepped Care, desenvolvido no programa para a promoção da saúde mental no ensino superior - Programa ACCES.  Focando-se numa abordagem de promoção e prevenção, e adotando uma lógica de participação coletiva, identificam-se os seguintes objetivos específicos: 1. Desenvolvimento de atividades de promoção da saúde mental, prevenção e ajustamento (nível 1 e 2), com vista à melhoria das competências relacionadas com a literacia em saúde mental, resiliência mental e gestão de stress; 2. Reforço das respostas psicoterapêuticas e psiquiátricas para estudantes com perturbações mentais comuns de gravidade ligeira a moderada (nível 3), com vista à intervenção precoce e evitamento de patologias mais graves; 3. Fortalecimento dos mecanismos de identificação de situações de risco ou doença mental grave e o seu encaminhamento para os serviços de saúde especializados (nível 4 e 5); 4. Promoção da participação ativa da associação de estudantes no desenvolvimento, implementação e avaliação das atividades;5. Inclusão de estudantes com necessidades educativas específicas e outros grupos vulneráveis (estudantes de 1º ano, estudantes deslocados, nacionais e internacionais, estudantes beneficiários da ação social escolar, estudantes bolseiros provenientes de países PALOP, estudantes mulheres, e estudantes LGBTQIA+), de forma transversal às atividades desenvolvidas.
Informação do Projeto
2024-05-02
2026-09-30
Parceiros do Projeto
Intenções e comportamentos de utilização de tecnologias digitais de saúde por adultos mais velhos: investigação colaborativa
O Time-to-Engage explora os factores individuais e contextuais que interferem com a intenção de utilizar as tecnologias digitais na saúde por parte dos cidadãos em idade avançada. Pretende também compreender de que forma estes fatores são moldados pelos níveis de competências digitais e de envolvimento, bem como pela disponibilidade, acessibilidade e preço dos equipamentos digitais.
Informação do Projeto
2023-10-23
2025-10-22
Parceiros do Projeto
Acompanhamento e análise do PICCLE (Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita)
Este estudo tem como objetivo o acompanhamento e análise do PICCLE - Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita, um projeto do Plano Nacional de Leitura (PNL2027). Especificamente, visa-se conceber e concretizar um dispositivo de acompanhamento e avaliação dos resultados da utilização da plataforma digital desenvolvida no âmbito do PICCLE, tomando como foco a sua aplicação num conjunto de escolas-piloto.
Informação do Projeto
2019-10-17
2021-10-30
Parceiros do Projeto
Medicinas Complementares e Alternativas e Medicina Convencional: uma abordagem sociológica sobre as fronteiras, trocas e confluências
 O plano de trabalhos tem como objeto as relações entre as Medicinas Complementares e Alternativas (MCA) e a Medicina Convencional (MC) em Portugal. Por MCA entendemos um conjunto diversificado de medicinas, terapias ou práticas terapêuticas que têm em comum 1) o facto de se demarcarem da medicina convencional, 2) de ocuparem uma posição marginal nos sistemas de cuidados de saúde nas sociedades ocidentais; 3) de proclamarem a posse de um corpo de saberes mais ou menos sistematizado sobre a saúde e a doença orientador das práticas terapêuticas; 4) de se demarcarem de outras abordagens terapêuticas, como as medicinas populares, de base empírica e sem formalização e codificação do conhecimento e da sua transmissão, ou modalidades terapêuticas alicerçadas em elementos esotéricos e espirituais, como a religião e o esoterismo. Para efeitos de operacionalização da pesquisa, englobam as sete medicinas/terapias que se encontram regulamentadas em Portugal desde 2013: medicina tradicional chinesa, acupunctura, homeopatia, naturopatia, fitoterapia, osteopatia e quiropráxia. O objetivo é explorar essas relações em quatro planos: i) no plano institucional das políticas públicas (essencialmente em termos de legislação que regula o ensino e a prática das diversas terapias); ii) no plano de projetos organizacionais (como, por exemplo, clínicas com ofertas terapêuticas pluralistas); iii) no plano da decisão individual do médico ou terapeuta de MCA (designadamente pela referenciação mútua ou pela utilização de técnicas terapêuticas inscritas em outro sistema terapêutico); iv) no plano da decisão individual do paciente, através da complementaridade ou alternância da MC e das MCA. Pretende-se, em particular, evidenciar as concordâncias e dissonâncias que se verificam entre os vários planos. Para responder a estes objetivos, adota-se uma estratégia plurimetodológica que combina procedimentos de recolha e análise de informação de tipo extensivo-quantitativo com procedimentos de tipo int...
Informação do Projeto
2019-09-01
2025-08-31
Parceiros do Projeto
Medicamentos e suplementos alimentares em consumos de performance: práticas sociais, contextos e literacia
  O uso de medicamentos, suplementos alimentares e outros produtos naturais, para a melhoria do desempenho, físico, intelectual e social – aqui designados de consumos de performance – é uma prática em crescimento nas sociedades atuais. Trata-se de um fenómeno socialmente complexo, que evidencia uma mudança no uso convencional dos recursos terapêuticos para além das fronteiras da saúde e da doença. No presente projeto, pretende-se captar as dinâmicas sociais deste moderno fenómeno, analisando os consumos de performance a partir dos contextos que os suscitam. Trata-se de redirecionar o enfoque analítico – em geral dirigido aos consumos - para a contextualidade social que estrutura o quotidiano dos sujeitos. O objeto central da pesquisa consiste nas práticas e disposições de adesão aos consumos de performance em segmentos populacionais inseridos em contextos sociais específicos; a literacia e as fontes de informação usadas nos diferentes tipos de consumos completam a abrangência do enfoque visado. O campo empírico é constituído por três grupos profissionais associados a contextos de elevada pressão para o desempenho. O estudo centra-se nas regiões de Lisboa e Porto. Para o trabalho de campo recorre-se ao modelo de métodos mistos: grupos focais, inquérito por questionário e entrevistas semi-diretivas. Complementarmente, será feita uma replicação parcial do questionário previamente usado nos estudos de caso, circunscrita aos padrões de literacia e fontes de informação, a ser aplicado em farmácias e lojas dietéticas, a uma amostra de consumidores de produtos de performance. Pretende-se assim ampliar o enfoque analítico sobre esta outra dimensão do estudo. Entende-se que os resultados desta pesquisa respondem a imperativos de ordem diversa. Contribuem para o aprofundamento sociológico de um fenómeno emergente, sobre o qual escasseiam estudos de base empírica. Deixam disponível um conjunto de indicadores relevantes no suporte às políticas laborais de melhoria do ambiente ...
Informação do Projeto
2018-10-01
2022-10-02
Parceiros do Projeto
Consumos terapêuticos de performance na população jovem: trajectórias e redes de informação
 Os consumos terapêuticos da população jovem constituem presentemente um tópico de particular atenção, em diversas áreas científicas, designadamente médica, social e política. O foco de tal atenção prende-se com os consumos orientados para a performance cognitiva e para a performance corporal, aos quais este grupo geracional está culturalmente mais exposto. É neste domínio que o presente projecto se situa, tendo como objecto de análise as trajectórias de consumos terapêuticos de performance na população jovem em Portugal. Centra-se, especificamente, no consumo das designadas “smart drugs” e das “lifestyle drugs” - as primeiras associadas aos investimentos de performance cognitiva (melhoria do desempenho intelectual ou de superação dos limites naturais e neurofisiológicos); as segundas associadas à performance corporal (investimento no crescimento, na massa muscular, entre outras). Englobam-se neste espectro de consumos de performance, tanto o uso dos fármacos como dos produtos naturais. A problemática central deste projecto consiste em aferir a especificidade das culturas terapêuticas juvenis emergentes, designadamente em termos de investimentos performativos, farmacológicos e naturais, e de como estes revelam o esbater das tradicionais fronteiras entre a saúde e a doença, entre o normal e o patológico. A identificação das disposições culturais da população jovem relativamente a estes consumos, bem como o lugar das redes de informação na produção de tais disposições - em particular as redes informacionais da internet, a par das redes de sociabilidade quotidiana e em co-presença - constituem os enfoques analíticos centrais. Mais informação - Relatório Final disponível aqui.        
Informação do Projeto
2012-03-01
2014-02-28
Parceiros do Projeto
O impacto das turmas com Percursos Curriculares Alternativos no Ensino Básico e dos Planos de recuperação, de acompanhamento e de desenvolvimento no sucesso escolar
  Trata-se de um estudo de impacto da implementação das turmas com Percursos Curriculares Alternativos (PCA) e dos Planos de Acompanhamento, de Desenvolvimento e de Recuperação no sucesso escolar dos alunos, realizado por solicitação da DGIDC do Ministério da Educação. O estudo integrou i) a caracterização nacional das turmas de PCA com a discriminação do contingente de turmas e de alunos envolvidos, o ano de escolaridade e respetivos resultados e ii) a realização de um conjunto de 16 estudos de caso, distribuídos pelas diferentes Direções Regionais de Educação (DRE).
Informação do Projeto
2010-05-01
2011-03-31
Parceiros do Projeto
Leitura, Escola e Sociedade: Estudos de Avaliação do Plano Nacional de Leitura
O âmbito deste projeto foi a análise sociológica das dinâmicas de desenvolvimento das competências e das práticas de leitura na sociedade atual, tomando como pontos de observação principais a escola e as políticas públicas de promoção da literacia e da leitura, concretamente o Plano Nacional de Leitura. O objetivo central do projeto foi acompanhar e avaliar, nas suas diferentes vertentes, o Plano Nacional de Leitura, ao longo dos cinco anos da sua primeira fase. Pretendeu-se produzir um conjunto de elementos relativos à execução do PNL, às atitudes perante a leitura dos diferentes segmentos do público abrangido e ao impacto do PNL no desenvolvimento da literacia e da leitura. Recorreu-se a uma metodologia plural (‘mixed-methods’), incluindo análises documentais, inquéritos, entrevistas e estudos de caso, recolhendo informações e opiniões dos vários atores envolvidos na execução do Plano.
Informação do Projeto
2008-11-05
2011-07-30
Parceiros do Projeto
Avaliação Externa da Rede Social da Amadora
Avaliação dos impactes produzidos pela Rede Social da Amadora, quer a nível dos modos de articulação e processos de trabalho das entidades que actuem no concelho, quer a nível dos resultados em termos de concepção e execução de acções e projectos com vista ao desenvolvimento social.
Informação do Projeto
2008-07-23
2009-02-28
Parceiros do Projeto
Medicamentos e Pluralismo Terapêutico: consumos, lógicas e racionalidades sociais
  O projecto de investigação que nos propomos realizar visa contribuir para o aprofundamento do conhecimento sociológico sobre as lógicas e racionalidades em que se inscreve o actual pluralismo terapêutico disseminado nos universos leigos. Concretamente, pretende-se conhecer, a partir das vivências reais quotidianas, os critérios que presidem à opção entre possibilidades terapêuticas farmacológicas e não farmacológicas. Designadamente, conhecer quais os critérios leigos de credibilidade das fontes de informação, assim como os critérios de eficácia terapêutica e de avaliação das probabilidades de risco, que presidem às práticas adoptadas. Como corolário, pretende-se dar visibilidade ao conteúdo social e á natureza construída dos saberes leigos que alicerçam e (auto) legitimam as opções de gestão terapêutica.
Informação do Projeto
2007-09-01
2009-12-31
Parceiros do Projeto
Estudo de Avaliação do Plano Nacional de Leitura
O objectivo do projecto é produzir um primeiro conjunto de elementos de avaliação do PNL, relativos à sua execução, às atitudes perante a leitura dos diferentes segmentos do público abrangido e ao impacte do PNL no desenvolvimento da literacia e da leitura, culminando na elaboração de uma proposta de Sistema de Avaliação do Plano Nacional de Leitura. Recorre-se a uma metodologia plural, incluindo análises documentais, inquéritos, entrevistas e estudos de caso.
Informação do Projeto
2006-08-01
2007-09-30
Parceiros do Projeto
Avaliação Externa do Projecto «Emprego Apoiado (Acção 3)
Avaliação externa do trabalho desenvolvido pelo "projecto Emprego Apoiado - Acção 3", privilegiando as vertentes da sustentabilidade e do impacto das acções de disseminação. 
Informação do Projeto
2006-02-02
2006-06-18
Parceiros do Projeto
Pobreza, Classes Sociais e Modos de Vida: Portugal no Contexto Europeu
O projecto tem por objectivo discutir e apresentar novas propostas teóricas e operacionalizar conceitos-chave com base em micro-dados do Painel Europeu de Agregados Domésticos Privados (PEADP), tendo em vista um contributo inovador para a caracterização social do Portugal contemporâneo no contexto europeu. Pretende-se cruzar as problemáticas das classes sociais e da "underclass" e da distribuição de rendimentos e pobreza, aliando abordagens tradicionais da análise de rendimentos, característica da ciência económica, a domínios centrais da investigação sociológica, como sejam os dos sistemas estruturados de desigualdades sociais. A apresentação do conceito de modos de vida complementa e aprofunda numa perspectiva qualitativa este objectivo.
Informação do Projeto
2005-03-01
2009-12-31
Parceiros do Projeto
Competitividade e Exclusão Social: as Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto
Com este projecto procuramos, através da análise comparativa das duas principais áreas metropolitanas portuguesas (Lisboa e Porto), analisar os processos em curso de alteração dos factores de competitividade e de emergência de sistemas territoriais de inovação com as recomposições sociais que lhes estão associadas, bem como os processos de produção/reprodução de novas formas de exclusão social.
Informação do Projeto
1997-03-01
2000-12-30
Parceiros do Projeto