Projetos de Investigação
Impact and capacity Assessment Framework for U-space Societal Acceptance
ImAFUSA focuses on quantifying a variety of understudied factors influencing societal acceptance of UAM in urban, peri-urban and inter-urban areas, especially when these are deployed using U3 and U4 services. The Project will deliver an “Impact and capacity Assessment Framework for U-space Societal Acceptance” (ImAFUSA) to assist Local Authorities and other U-space stakeholders and users with the delivery of socially acceptable and beneficial UAM deployment in cities. The framework and its tools will provide insights into 3 major areas influencing societal acceptance: environmental impact (including noise, visual pollution and air quality), safety and socioeconomic impact (including affordability, accessibility, economic development, public space use and connectivity). In each area, innovative performance indicators will be described while mathematical formulas and algorithms will be developed to quantify them. Data on citizen noise perceptions, perceptions of visual pollution, safety perceptions and overall UAM acceptance will be collected during 3 immersive citizen experiences of UAM applications in the city of Athens, Greece. The usability of the developed indicators will be tested in a simulation environment simulating real future use cases with a varying volume and configuration of movements in U-space.
Informação do Projeto
2023-09-01
2026-02-28
Parceiros do Projeto
Trailblazing Inclusive, Sustainable and Resilient Cities
O projecto InCITIES foca-se nas cidades do futuro: resilientes, sustentáveis e inclusivas. Este projecto é financiado pela Comissão Europeia, através do Programa Quadro Horizonte Europa, lançado, no contexto da European Excellence Initiative.  InCITIES promove e desenvolve iniciativas no âmbito da investigação, do ensino e no relacionamento com a sociedade envolvente. InCITIES reflete os desafios globais europeus para as cidades do futuro abordando quatro objetivos:   Mapear estratégias de transformação institucional para universidades baseadas em investigação, progressivamente mais sustentável, incrementando a ciência aberta e oportunidades de carreira, Fortalecer uma rede de longo prazo das instituições de ensino superior e de investigação participantes e os ecossistemas circundantes com base em hubs integrados de conhecimento, Aumentar a capacidade científica, tecnológica e de pessoal, partilhando as melhores práticas pedagógicas, de pesquisa, de gestão e administrativas no consórcio, Promover as competências digitais, criando uma plataforma de educação aberta e inovadora em sinergia com a agenda de investigação, desenvolvimento e inovação do projecto, com foco nas cidades inclusivas, sustentáveis e resilientes.   Os parceiros do consórcio representam universidades de cinco países (Portugal, Eslováquia, Finlândia, França e Alemanha), que asseguram as competências e os conhecimentos relevantes para a implementação do projecto.   Além do Iscte, o consórcio integra os seguintes parceiros universitários: Universidade de Zilina (Eslováquia), Universidade de Ciências Aplicadas de Colónia (Alemanha), Universidade Gustave Eiffel (França) e Universidade de Ciências Aplicadas Laurea (Finlândia).   Os parceiros associados do projecto são: Área Metropolitana de Lisboa, União das Vilas e Cidades da Eslováquia, Mobilidade Inteligente da Eslováquia, Confederação Portuguesa do Voluntariado, Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desport...
Informação do Projeto
2022-10-01
2025-09-30
Parceiros do Projeto
University Goes Digital for a Sustainable Global Education
O Projeto Athena visa o desenvolvimento de competências digitais dos docentes universitários, reforçando a sua resposta aos desafios que as universidades enfrentam atualmente e no futuro. O projeto procura fomentar ambientes de aprendizagem cooperativa, tornando-os transformadores e inclusivos através da adoção de novas tecnologias, como e-learning, plataformas de jogos, realidade virtual e aumentada, modelados sistematicamente para ativar competências-chave na aprendizagem digital. O projeto irá criar modelos que os docentes podem adotar e adaptar às suas aulas, utilizando diferentes abordagens pedagógicas.
Sistema de Classificação de Informações sobre Construção optimizado para a Sustentabilidade
Este projecto visa estimular a economia circular na Construção introduzindo um Sistema de Classificação de Informações sobre Construção optimizado para a Sustentabilidade (CICS) baseado nos princípios da Economia Circular. Este sistema irá ser usado por profissionais do projecto e construção e responsáveis pela gestão e manutenção de edifícios, em Língua Portuguesa, e permitirá unificar a terminologia a todas as escalas, facilitando a comunicação entre activos, selecção de materiais e componentes, bem como uma avaliação precisa dos impactos nos edifícios ao longo do seu ciclo de vida. O objectivo último do projecto é a redução dos resíduos de construção e demolição através da selecção, utilização e gestão de materiais de construção e elementos construtivos com menor impacto ambiental.
Informação do Projeto
2020-10-01
2022-09-30
Parceiros do Projeto