Projetos de Investigação
A Socio-Technical Approach to Sustainability Determinants in the Hospitality Sector in Madeira
Este projeto tem como objetivo estudar os determinantes de sustentabilidade que impactam o desempenho empresarial no setor hoteleiro da Madeira. Não só existe um número considerável de decisores com diferentes valores e preferências conflituantes envolvidos nesta questão, como também há uma grande quantidade de determinantes de sustentabilidade a serem considerados. Se, por um lado, isso torna a integração da sustentabilidade em estratégias e decisões comerciais mais desafiadora, por outro lado, é igualmente verdade que esta é uma questão cada vez mais urgente para as empresas hoteleiras na Madeira. Uma melhor compreensão dos determinantes de sustentabilidade e das formas como estão interligados ajudará os decisores na criação de valor através de decisões mais informadas, ao mesmo tempo que avançam nos objetivos de sustentabilidade.
Informação do Projeto
2023-11-27
2024-12-31
Parceiros do Projeto
Impact and capacity Assessment Framework for U-space Societal Acceptance
ImAFUSA focuses on quantifying a variety of understudied factors influencing societal acceptance of UAM in urban, peri-urban and inter-urban areas, especially when these are deployed using U3 and U4 services. The Project will deliver an “Impact and capacity Assessment Framework for U-space Societal Acceptance” (ImAFUSA) to assist Local Authorities and other U-space stakeholders and users with the delivery of socially acceptable and beneficial UAM deployment in cities. The framework and its tools will provide insights into 3 major areas influencing societal acceptance: environmental impact (including noise, visual pollution and air quality), safety and socioeconomic impact (including affordability, accessibility, economic development, public space use and connectivity). In each area, innovative performance indicators will be described while mathematical formulas and algorithms will be developed to quantify them. Data on citizen noise perceptions, perceptions of visual pollution, safety perceptions and overall UAM acceptance will be collected during 3 immersive citizen experiences of UAM applications in the city of Athens, Greece. The usability of the developed indicators will be tested in a simulation environment simulating real future use cases with a varying volume and configuration of movements in U-space.
Informação do Projeto
2023-09-01
2026-02-28
Parceiros do Projeto
Supporting the Smart Specialization Approach in the Silver Economy to Increase Regional Innovation Capacity and Sustainable Growth (Estonian RIS3 Priorities)
Economia prata é a parte da economia que se preocupa com a integração dos cidadãos mais velhos na sociedade. Inclui atividades económicas relevantes para as necessidades dos idosos e estuda o seu impacto em muitos setores (e.g., saúde e nutrição, lazer e bem-estar, finanças, transporte, habitação, educação e emprego). No âmbito do projeto europeu OSIRIS (Interreg Baltic Sea), o estudo visa melhorar a capacidade dos atores de inovação em aplicar abordagens de especialização inteligentes para enfrentar o desafio do envelhecimento da sociedade nos países da região dos Bálticos. O consórcio do projeto consiste em 13 parceiros diretos e 8 parceiros associados da Dinamarca, Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia e Rússia. Entre os parceiros diretos, seis universidades públicas representam os atores da hélice da academia, duas empresas privadas e três organizações de apoio às empresas correspondem aos atores da hélice empresarial e uma autoridade local e uma agência pública de inovação são os atores da hélice do governo.
Informação do Projeto
2019-01-01
2021-06-30
Supporting the Smart Specialization Approach in the Silver Economy to Increase Regional Innovation Capacity and Sustainable Growth
No âmbito do projeto europeu OSIRIS (Interreg Baltic Sea), o estudo visa melhorar a capacidade dos atores de inovação em aplicar abordagens de especialização inteligentes para enfrentar o desafio do envelhecimento da sociedade na região dos Bálticos. Para o efeito, o projeto visa aumentar a aceitação do mercado e o dimensionamento de inovações tecnológicas orientadas para o utilizador, que atendam às necessidades e preferências específicas da idade e que permitam aumentar significativamente a qualidade de vida da população em envelhecimento, incluindo o seu ambiente de convivência, saúde, segurança e lazer. O consórcio do projeto consiste em 13 parceiros diretos e 8 parceiros associados da Dinamarca, Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia e Rússia. Entre os parceiros diretos, seis universidades públicas representam os atores da hélice da academia, duas empresas privadas e três organizações de apoio às empresas correspondem aos atores da hélice empresarial e uma autoridade local e uma agência pública de inovação são os atores da hélice do governo.
Fortalecendo a Sustentabilidade Urbana em Portugal: Estratégias de Intervenção e Medidas Proativas de Combate ao Blight Urbano
As estratégias de intervenção e de combate ao blight seguem, geralmente, três etapas: (1) identificação de propriedades afetadas; (2) caracterização dos efeitos causados nas comunidades em que estão situadas; e (3) avaliação dos custos e dos benefícios das estratégias de remediação, visando fortalecer a sustentabilidade urbana. Dado que os membros da equipa já desenvolveram trabalhos anteriores no âmbito da primeira etapa (e.g., Ferreira et al. (2018)), o presente projeto focar-se-á nas duas últimas etapas, propondo processos de apoio à tomada de decisão e medidas proactivas que permitam identificar e analisar as causas e as consequências do blight urbano, assim como antecipar os efeitos das estratégias de intervenção implementadas ou a implementar. Acreditamos que este projeto oferecerá orientações úteis sobre a questão da deterioração imobiliária urbana no território nacional, podendo ajudar as partes interessadas na formulação de medidas concretas que permitam lidar com o fenómeno do blight urbano.
Informação do Projeto
2018-09-01
2020-09-30
Parceiros do Projeto