Ciência-IUL    Autores    Luís Capucha    Projetos de Investigação
Projetos de Investigação
Elaboração de Carta Social Supramunicipal - Baixo Alentejo
A proposta para elaboração da Carta Social do Baixo Alentejo tem dois grandes  objetivos. O primeiro  é  fazer  um  estudo  de  diagnóstico  sobre  o  território  do Baixo Alentejo que inclua a sua caracterização física, demográfica e socioeconómica, a georreferenciação de  todas  as  respostas  sociais atualmente  existentes  e, também, um exercício de prospeção da rede de serviços e equipamentos sociais face às necessidades do   território devidamente   enquadrado   no   quadro   de evolução demográfica   e socioeconómica da  região.  O  segundo  objetivo  é  o  de  elaborar  uma  proposta  de  Carta Social  do  Baixo  Alentejo  seguindo  as  orientações  definidas  na  Portaria nº  66/2021,  de 17 de março.
Informação do Projeto
2022-03-01
2023-02-28
Parceiros do Projeto
Avaliação Ex Ante do Programa Operacional Demografia e Inclusão (PODI)
Informação do Projeto
2022-02-07
2022-06-06
Parceiros do Projeto
Elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Alto Alentejo e Cartas Educativas Municipais
Informação do Projeto
2021-11-26
2023-05-26
Parceiros do Projeto
Modelo de Avaliação de Políticas Públicas
- O desenvolvimento do MAPP-CIES seguindo uma perspetiva compreensiva das políticas públicas (desenvolvidas ao longo de quatro fases, a conceção, o planeamento, a concretização e os resultados) assente na Teoria da Mudança e numa abordagem multimétodo que utilize o método de Avaliação de Impacto Contrafactual, ou outros, na avaliação de impactos;- A construção de um Guião de Orientação MAPP-CIES que sirva de orientação para os futuros avaliadores de políticas públicas, financiadas por fundos europeus ou outras, que indique, para cada dimensão de análise: as questões a responder, as estratégias metodológicas e as limitações que podem ser encontradas e como as contornarem. 
Informação do Projeto
2021-10-01
2022-09-30
Parceiros do Projeto
Avaliação Intercalar do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE)
Avaliação do Contributo dos FEEI para os Objetivos do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego por Eixo Prioritário (Avaliação Intercalar)
Informação do Projeto
2021-09-17
2022-09-16
Parceiros do Projeto
Avaliação intercalar do Modelo de Apoio à Vida Independente em Portugal
A vida independente significa "Todas as pessoas com deficiência terem a mesma possibilidade de escolha, controlo e liberdade sobre as suas vidas que qualquer outro cidadão -em casa, no trabalho, e como membros da comunidade” (Barnes e Mercer, 2006:33). O projeto tem como objetivo:1- Criar condições junto de pessoas e famílias para a autonomização e vida independente de pessoas com deficiência. 1.Capacitar pessoas e famílias para autonomia;1.2 Organizar, disponibilizar e tornar acessível a informação relevante para a autonomia e vida independente. 2-Capacitar instituições e comunidades para a autonomização e vida independente de pessoas com deficiência.2.1 Capacitar instituições do setor social para a promoção da autonomização e vida independente;2.2 Criar soluções ao nível municipal para a consolidação de uma política de não institucionalização e de promoção da autonomia.3-Consolidar o Modelo de Apoio à Vida Independente para Pessoas com Deficiência ou Incapacidade e a política de não institucionalização em Portugal 3.1 Avaliar e consolidar o Modelo de Apoio à vida Independente - Assistência Pessoal;3.2 Desenvolver linhas orientadoras e metodologias de apoio à consolidação de uma política de não institucionalização de pessoas com deficiência. 
Informação do Projeto
2021-06-08
2021-10-10
Parceiros do Projeto
KIT Direitos Humanos
O “Kit Direitos Humanos” é programa inovador, didático, socio-lúdico e multimodal, de promoção da educação para os direitos humanos das pessoas com deficiência, com maior enfoque na deficiência intelectual e autismo. A substância das atividades, dinâmicas e jogos que integrarão o Kit têm por por base os princípios e o articulado da Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da ONU (...) O KIT é uma ferramenta adaptada a diferentes faixas etárias, disponível para professores, educadores, dirigente de escuteiros ou outros agentes educativos, mas igualmente para utilização da criança e jovem a nível individual ou em família. O KIT incorporará uma componente física/analógica (jogo de tabuleiro) e uma componente digital (plataforma online/moodle e uma app). Será igualmente desenhada uma versão em linguagem fácil por forma que os conteúdos possam ser trabalhados com crianças com deficiência intelectual e/ou neurodiversidade. As aplicações digitais garantirão igualmente acessibilidade a pessoas cegas e surdas. As crianças e jovens, com e sem deficiência, participarão também, de forma colaborativa, na conceção das atividades e dinâmicas que integram o KIT. 
Informação do Projeto
2021-03-23
2022-12-31
Parceiros do Projeto
Digital Inclusive Tool
O projeto visa capacitar professores (de turmas regulares e do ensino especial), para trabalhar com alunos com autismo, utilizando as TIC. O DiGiTool visa igualmente capacitar alunos com autismo para a utilização destas ferramentas de forma o mais autónoma possível. O “DiGiTool” propõe o desenho e experimentação piloto, em 3 países europeus (Portugal, Espanha e Itália) de uma nova abordagem TIC inclusiva no âmbito do autismo, a qual promova a comunicação, socialização e aprendizagem destes alunos potenciando o seu sucesso escolar. Para tal, o projeto irá formar até 60 profissionais na área da educação (até 20 por cada país implementador) na utilização de uma panóplia de ferramentas TIC. Será ministrada formação em ferramentas TIC na área da comunicação, aprendizagem (em vários domínios), avaliação de conhecimentos, produção de conteúdos, organização e planeamento do tempo e do estudo, entre outras, que permitirão, por um lado, aos professores aprender a produzir conteúdos TIC inclusivos e implementar novas metodologias de ensino e avaliação e por outro, aos alunos com autismo dispor de conteúdos TIC adequados às suas características. O Projeto contará com a experiência e conhecimento do Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do Instituto Politécnico de Leiria, e da entidade Grega Intermediak, especialista em desenvolvimento de TIC inclusivas, as quais têm vido a produzir muito trabalho científico e técnico nesta área. O projeto assume como ambição última a produção de KIT Multi-recursos no âmbito das TIC inclusivas destinadas à aprendizagem de alunos com autismo, o qual ficará disponível para download gratuito e poderá, no final do projeto, ser traduzido para várias línguas e disseminado a nível europeu e apresentado a todas as federações nacionais de autismo e entidades formadoras de professores a nível europeu. Para além da formação em ferramentas TIC existentes, o KIT irá contemplar e conceber uma app inovadora na área da educação inclusiva, o que cont...
Informação do Projeto
2021-03-01
2023-02-28
Parceiros do Projeto
University Goes Digital for a Sustainable Global Education
O Projeto Athena visa o desenvolvimento de competências digitais dos docentes universitários, reforçando a sua resposta aos desafios que as universidades enfrentam atualmente e no futuro. O projeto procura fomentar ambientes de aprendizagem cooperativa, tornando-os transformadores e inclusivos através da adoção de novas tecnologias, como e-learning, plataformas de jogos, realidade virtual e aumentada, modelados sistematicamente para ativar competências-chave na aprendizagem digital. O projeto irá criar modelos que os docentes podem adotar e adaptar às suas aulas, utilizando diferentes abordagens pedagógicas.
Atualização das Cartas Educativas e Elaboração do Plano Estratégico Educativo do Baixo Alentejo
Informação do Projeto
2021-02-01
2022-06-30
Parceiros do Projeto
Estudo de requalificação e identificação de oportunidade de emprego dos trabalhadores afetados pelo fim da produção de eletricidade a partir de carvão nas centrais do Pego e de Sines
Diagnóstico  e  caracterização  dos  trabalhadores,  empresas  e  sectores  de  atividade  afetados direta e indiretamente pelo encerramento das centrais do Pego e de Sines, com vista a avaliar os impactos no  emprego,  desemprego  e  na  oferta  de  emprego para  os  trabalhadores  e  na atividade  económica  nas  regiões  afetadas,  bem  como  as  necessidades para  a capacitação  dos trabalhadores e das empresas.
Informação do Projeto
2021-01-01
2021-08-26
Parceiros do Projeto
Caraterização do Movimento Mutualista Em Portugal
Caracterização do Movimento Mutualista em Portugal; Análise   comparativa  do   Movimento   Mutualista   Português   com   o   Movimento   Mutualista Internacional, com identificação de boas práticas; Contribuição para o desenvolvimento do processo de capacitação das associações mutualistas em Portugal, seus dirigentes, profissionais e colaboradores; Desenvolver uma agenda de pesquisas com vista ao aprofundamento do conhecimento sobre o Movimento Mutualista, nas suas diversas abordagens e valências. O  primeiro objetivo visa dar a conhecer a importância das entidades mutualistas ao longo dos tempos, bem como contribuir para o aprofundamento do conceito e da prática do mutualismo em Portugal, nas suas  distintas  abordagens  e  valências. O  segundo  objetivo visa  enquadrar  o  Movimento  Mutualista Português  no  contexto  internacional,  bem  como  identificar  boas  práticas  ao  nível  dos  projetos,  das estratégias  e  das  respostas existentes  em associações  mutualistas  pelo  Mundo. O  terceiro  objetivo responde à necessidade de atualização de conhecimentos e competências nas associações mutualistas, nomeadamente entre dirigentes  e  técnicos, privilegiando  as  áreas  da  inovação,  da  comunicação  e  da formação. O  quarto  objetivo  visa preparar  o Movimento  Mutualista  para o  futuro,  com  vista  ao desenvolvimento  de  estratégias  e  respostas adequadas  aos  desafios  contemporâneos,  sejam  estes decorrentes de transformações societais no plano estrutural, ou da atual conjuntura económica e social, que coloca problemas específicos que necessitam de respostas urgentes.
Informação do Projeto
2020-12-03
2021-02-15
Parceiros do Projeto
Tauromaquia para todos
Informação do Projeto
2020-02-01
2021-02-01
Parceiros do Projeto
Elaboração da Carta Educativa e do Plano Estratégico Educativo do Concelho de Oeiras
Informação do Projeto
2019-11-01
2021-06-30
Parceiros do Projeto
Jovens Mediadores para a Inclusão
This project promotes the participation of children/young people with autism in activities developed by community structures, on equal terms with their pairs, through the support of “young mediators for inclusion”. This will allow a progressive transformation of community structures, which will certainly prolong the project's impact in a sustainable way once the project is over. The YMI aims to: (i) design and test in three European countries an innovative / pilot methodology to include children / youth with autism in regular community structures (sports clubs, cultural and recreational associations, activities promoted by municipalities, etc. ), on an equal basis with other children through technical follow-up (mediators for inclusion) and through evaluation and necessary adaptations; ii) training “young mediators for inclusion” (facilitating agent that promotes the inclusion in articulation with the family and contexts); iii) training technicians and other staff of all community partners, in order to ensure the full participation of children/with autism; iv) design a European guide for the inclusion of children/youth with autism. To implement this innovative project has been established a consortium which includes 4 european associations (Inovar Autismo, Autismo Burgos, Autism Europe and Diversamente Onlus), a portuguese university (ISCTE-IUL) and a partner entity specializing in new technologies (Interactive media knowledge transfer intermediate).
Informação do Projeto
2019-10-01
2022-02-28
Elaboração do Estudo sobre a Profissão Veterinária em Portugal
O presente projeto visa a colaboração entre a Ordem dos Médicos Veterinário (OMV) e o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) com vista à elaboração de uma Estudo sobre a profissão veterinária em Portugal. Os objetivos do presente estudo são: 1. Sistematizar toda a informação disponível sobre os médicos veterinários em Portugal, com vista a elaborar uma caracterização geral (“Censo Veterinário”). 2. Envolver a OMV no processo de diagnóstico, definição de necessidades e planeamento. 3. Ter um desenho compreensivo que, para além dos instrumentos tradicionais de planeamento das necessidades e do regulamento da profissão, contribua para o desenvolvimento de objetivos específicos da OMV relativamente ao estabelecimento de necessidades em conformidade com as recomendações dos organismos internacionais ligados à medicina veterinária. 4. Construir um plano de trabalho com a respetiva hierarquia de objetivos e prioridades e prevendo-se a calendarização das diversas etapas a percorrer, em que se traduz o carácter estratégico do Projeto.
Informação do Projeto
2019-07-04
2020-01-30
Parceiros do Projeto
Avaliação do Contributo do Portugal 2020 para a Promoção do Sucesso Educativo, Redução do Abandono Escolar Precoce e Empregabilidade dos Jovens para o Programa Operacional Capital Humano
Informação do Projeto
2019-05-13
2020-12-31
Parceiros do Projeto
A crise do emprego e o Estado Social em Portugal: deter a produção de vulnerabilidades sociais e de desigualdades
EmployALL tem como objeto as relações de dependência mútua entre emprego e proteção social. No contexto da Grande Recessão e do decorrente 'programa de ajustamento', esta interdependência manifestou-se em Portugal sob a forma de duas crises articuladas: do emprego e da proteção social. A crise do emprego envolveu o aumento sem precedentes do desemprego, a redução dos salários e o aumento da precariedade das relações laborais, intensificando a pressão sobre a proteção social. A consequência, agravada por cortes que afetaram diretamente a proteção social, foi a perda da capacidade de resposta do sistema às novas (e velhas) vulnerabilidades - uma crise da proteção social. A concomitância das duas crises agravou transversalmente as desigualdades em diversos contextos territoriais. EmployALL visa dar resposta às seguintes questões de investigação: 1) Quais os mecanismos que ligam o emprego (desemprego, precariedade, declínio dos salários) à proteção social (a sua capacidade de resposta a exigências crescentes), e de que modo a pressão acrescida sobre o sistema de proteção social, assim como as suas debilidades, contribuem para aumentar os riscos no emprego e no desemprego? 2) De que modo a articulação das crises do emprego e da proteção social têm convergido na produção e na reprodução cumulativa de desigualdades, e como é que este processo pode ser revertido pelas políticas públicas? O projeto baseia-se num enquadramento metodológico interdisciplinar, aplicando métodos quantitativos e qualitativos em diversas escalas territoriais. A sua estrutura envolve seis atividades. A A1 elaborará o mapeamento teórico das relações de interdependência entre emprego e proteção social. A A2 caracteriza as crises do emprego e da proteção social em Portugal no contexto da UE e em várias escalas territoriais. A A3 analisa os impactos recíprocos entre as crises do emprego e da segurança social no quadro do regime de acumulação financializado, dedicando particular atenção ao modo como o se...
Informação do Projeto
2018-10-01
2022-03-31
Parceiros do Projeto
Elaboração de Estudo do Movimento Associativo Popular do Concelho de Loures
Informação do Projeto
2018-06-01
2020-03-31
Parceiros do Projeto
Tauromaquia, Património Cultural de Portugal – Orçamento participativo Portugal 2017
O projeto é executado por uma equipa de investigadores afetos ao CIES-IUL, à qual compete: a) Apoiar os municípios no levantamento das manifestações tauromáquicas presentes nos seus territórios. b) Promover o levantamento da componente nacional da cultura tauromáquica, isto é, dos elementos que não se reduzem aos territórios municipais, mas antes, que apresentem dimensão nacional. c) Elaborar conteúdos e reunir a documentação necessária às propostas de registo das práticas taurinas em território nacional para o Inventário Nacional do Património Imaterial (INPCI).
Informação do Projeto
2018-03-19
2020-03-18
Parceiros do Projeto
Avaliação do Impacto dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS)
Informação do Projeto
2017-08-08
2019-08-14
Parceiros do Projeto
Revisão da Carta Educativa do Município de Lisboa
Informação do Projeto
2017-06-30
2019-02-28
Parceiros do Projeto
Impactos da Redução do Número de Alunos/Turma
Informação do Projeto
2016-11-18
2017-05-17
Parceiros do Projeto
Internacionalização e desenvolvimento da área de Políticas Públicas de Educação
O objetivo geral do projeto é o desenvolvimento de pesquisa avançada, bem como o reforço e alargamento da oferta educativa na área das políticas públicas de educação e da administração escolar. Por um lado, pretende-se constituir no CIES-IUL uma equipa de referência internacional na área das políticas públicas de educação, com um enfoque particular na área da organização e administração do sistema escolar a nível macro e micro, capaz de competir e liderar projetos a nível internacional. Daí que a primeira tarefa a promover com o presente projeto seja o de implementar, a partir das redes internacionais construídas pelo CIES-IUL e pelos seus investigadores, uma pesquisa de âmbito Europeu sobre “Políticas Educativas e Organização Escolar: objetivos, modelos e desempenhos na Europa”.Por outro lado, pretende-se desenvolver as atividades de ensino, reforçando a área das políticas de educação no mestrado e no doutoramento em políticas públicas e criação de um Doutoramento em Administração e Gestão Escolar.
Informação do Projeto
2016-05-01
2019-04-30
Parceiros do Projeto
InfoPortugal/Portugaldata
O Retrato de Portugal, que poderá traduzir-se num outro nome de marca (em inglês), consiste num projeto liderado pelo CIES, ISCTE-IUL, e que resulta de uma parceria com a Deloitte. Dirigido ao governo para ser disponibilizado a todos os seus stakeholders (cidadãos, instâncias internacionais, agências de investimento, à comunidade científica, à comunicação social, etc.), o projeto consubstancia-se numa plataforma digital diretamente ligada ao portal do governo, com o objetivo de concentrar e disponibilizar informação atualmente dispersa ou por recolher. A plataforma assentará essencialmente em dois grandes pilares: 1) para saber mais sobre o governo português; 2) para saber mais sobre Portugal. Na primeira, disponibilizar-se-á informação sobre: i) a organização da Administração Pública em Portugal; ii) Séries temporais com indicadores de eficiência e desempenho; iii) análise aos recursos e equipamentos públicos. Na segunda, pretende-se disseminar: i) a performance financeira do país; o país em números (análise por área temática da sociedade). Os dados recolhidos seriam trabalhados de forma sistemática em três modalidades: imagem instantânea com os dados mais recentes e evolução (séries temporais), fact sheets e informação detalhada, perspetiva comparada de Portugal no contexto europeu. Os temas a trabalhar incluem a Administração Pública (incluindo autarquias) por Ministério (número de funcionários, qualificações, idades, etc.); organização administrativa; demografia empresarial; sindicatos e sindicalizados; demografia, população e reconfiguração das estruturas sociais; desigualdades; família; qualificações e educação; saúde; taxas de atividade, emprego e desemprego; equipamentos sociais; segurança social; organizações da sociedade civil; defesa e segurança; setores de atividade económica; migrações; finanças, ciência, conhecimento e sociedade da informação; ambiente; comunicação social; cultura e artes.
Informação do Projeto
2016-04-20
2016-10-27
Parceiros do Projeto
Prestação de Serviços de Avaliação do Projeto DEE – Desenvolvimento, Empreendedorismo e Empregabilidade
Informação do Projeto
2015-09-01
2016-12-28
Parceiros do Projeto
Developing Education Modules for Mauritanian Youth
Informação do Projeto
2015-01-01
2015-05-24
Parceiros do Projeto
Texto, Gramática e Ensino do Português
Informação do Projeto
2014-10-01
2015-08-31
Parceiros do Projeto
Carta Educativa para o Concelho de Vila Franca de Xira
Informação do Projeto
2014-09-29
2015-07-28
Parceiros do Projeto
Patterns of resilience during socioeconomic crises among households in Europe
Since 2008, Europe has been shaken by an ongoing crisis. But, in analogy with medical and psychological findings, some parts of the vulnerable population, although experiencing the same living conditions as others, are developing resilience, which in our context means that they perform social, economic and cultural practices and habits which protect them from suffer and harm and support sustainable patterns of coping and adaption. This resilience to socioeconomic crises at household levels is the focus of the proposed project. It can consist of identity patterns, knowledge, family or community relations, cultural and social as well as economic practices, be they formal or informal. Welfare states, labour markets and economic policies at both macro or meso level form the context or ‘environment’ of those resilience patterns. For reasons of coping with the crisis without leaving the common ground of the implicit European social model under extremely bad monetary conditions in many countries, and for reasons of maintaining quality of life and improving social policy, it is a highly interesting perspective to learn from emergent processes of resilience development and their preconditions. Thus, the main questions are directed at understanding patterns and dimensions of resilience at micro-/household level in different types of European member and neighbour states accounting for regional varieties, relevant internal and external conditions and resources as well as influences on these patterns by social, economic or labour market policy as well as legal regulations.
Informação do Projeto
2014-03-01
2017-02-28
Parceiros do Projeto
Processos de inclusão de mulheres vitimas de violência doméstica: educação, formação profissional e empreendedorismo
O projeto de investigação "Processos de inclusão de mulheres vítimas de violência doméstica: educação, formação profissional e empreendedorismo" analisa o processo de autonomia social e económica das mulheres que deixam relações violentas e entram em casa de abrigo. Com três eixos de análise - as políticas, as instituições e os indivíduos (mulheres vítimas) -, os objetivos gerais do projeto desenvolvem-se ao nível macro, meso e micro. O projeto visa: 1. Aferir a importância das estratégias políticas ao nível da educação, emprego e formação, inclusão social e igualdade no processo de reinserção social das vítimas de violência doméstica e na prevenção da sua revitimização; 2. Mapear e conhecer as políticas para a reinserção social das vítimas dinamizadas pelas instituições de apoio, nomeadamente, as casas de abrigo; 3. Conhecer o processo de reinserção social de vítimas de violência doméstica que passaram por casa de abrigo; analisar longitudinalmente a dimensão da desigualdade de recursos ao longo da vida da mulher e o desenvolvimento de estratégias de promoção da autonomia e definição do projeto de vida.
Informação do Projeto
2013-12-01
2014-12-31
Parceiros do Projeto
Estudo de Avaliação do Programa de Qualificação e Integração Profissional de Mães Adolescentes
Informação do Projeto
2013-11-20
2014-12-19
Parceiros do Projeto
Desafios Educativos na Europa do Sul. Equidade e Eficiência em tempos de crise
O projeto CESE incide em cinco áreas institucionais de impacte da crise: a educação e formação inicial; os mecanismos de apoio à transição da escola e da formação para o trabalho; a educação de adultos e a aprendizagem ao longo da vida; a transparência das qualificações e a articulação entre os sistemas de educação e de formação; a estrutura de serviços e benefícios destinados a garantir o acesso universal à educação e à formação.Em cada uma das cinco áreas serão trabalhadas as seguintes dimensões de análise: (a) diversidade e importância relativa das vias disponíveis no sistema; (b) curriculos; (c) recursos humanos (d) orçamento e circuitos de financiamento; (5) quantidade e qualidade dos espaços físicos.
Informação do Projeto
2013-06-01
2015-05-31
Parceiros do Projeto
Civil Engagement in Social Work: Developing Global Models
This project aims to examine the role of civil society in supporting vulnerable members of the community within the context of social welfare reform, neoliberal policy and new public management initiatives. Pressures of marketization, austerity and statutory intervention are challenging policies to reducing poverty, social inequality and social exclusion and promoting social cohesion and developing social capital. The project involves EU and associated countries that are undergoing significant social and economic change, namely England, Italy, Portugal, Spain and Turkey, whilst non EU countries, Brazil, Russia, India, China and South Africa are newly advanced economic development countries. The project will enhance the understanding and knowledge based models of global sustainable social welfare service delivery.
Informação do Projeto
2013-05-27
2016-05-26
Parceiros do Projeto
  • CIES-Iscte
  • - - Líder (Reino Unido)
  • - - (Itália)
  • UA - (Espanha)
  • - - (Turquia)
  • SPSU - (Rússia)
  • SU - (África do Sul)
  • - - (Índia)
  • SYSU - (China)
  • Ufes - (Brasil)
Auto-avaliação do projeto TEIP do Agrupamento de Escolas de Vialonga
Auto-avaliação do projeto TEIP do Agrupamento de Escolas de Vialonga
Informação do Projeto
2011-07-01
2014-06-01
Parceiros do Projeto
Centro de Apoio à Mulher
Este projecto tem como finalidade essencial a concepção e experimentação de um conjunto de serviços (Centro de Apoio à Mulher – CAM, creche e residência temporária) e de uma metodologia de acção integrada e inovadora, modelos através dos quais se pretende testar uma nova abordagem de acolhimento, orientação e capacitação assentes na aquisição de competências e participação e empowerment das destinatárias e das famílias/comunidades, apoiando a construção e gestão do projecto de vida de jovens, dos 15 aos 19 anos, grávidas ou mães e seus filhos (dos 3 aos 36 meses) em situação de risco sócio-económico e/ou de violência, residentes na área de Lisboa.
Informação do Projeto
2005-06-01
2007-09-30
Parceiros do Projeto
Pobreza, Classes Sociais e Modos de Vida: Portugal no Contexto Europeu
O projecto tem por objectivo discutir e apresentar novas propostas teóricas e operacionalizar conceitos-chave com base em micro-dados do Painel Europeu de Agregados Domésticos Privados (PEADP), tendo em vista um contributo inovador para a caracterização social do Portugal contemporâneo no contexto europeu. Pretende-se cruzar as problemáticas das classes sociais e da "underclass" e da distribuição de rendimentos e pobreza, aliando abordagens tradicionais da análise de rendimentos, característica da ciência económica, a domínios centrais da investigação sociológica, como sejam os dos sistemas estruturados de desigualdades sociais. A apresentação do conceito de modos de vida complementa e aprofunda numa perspectiva qualitativa este objectivo.
Informação do Projeto
2005-03-01
2009-12-31
Parceiros do Projeto
BIINOVA – Promoção do Empreendorismo na Beira Interior, acção 3
Informação do Projeto
2005-01-01
2007-12-31
Parceiros do Projeto
K’CIDADE – Programa de Desenvolvimento Comunitário em Meio Urbano, acção 3
Informação do Projeto
2005-01-01
2007-12-31
Parceiros do Projeto
Competitividade e Exclusão Social: as Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto
Com este projecto procuramos, através da análise comparativa das duas principais áreas metropolitanas portuguesas (Lisboa e Porto), analisar os processos em curso de alteração dos factores de competitividade e de emergência de sistemas territoriais de inovação com as recomposições sociais que lhes estão associadas, bem como os processos de produção/reprodução de novas formas de exclusão social.
Informação do Projeto
1997-03-01
2000-12-30
Parceiros do Projeto