Desempenhos escolares entre os Ciganos: investigação-ação e projeto de co-design
Na UE, a maioria dos Ciganos/Roma continua a deter uma baixa escolaridade, altos índices de insucesso e de abandono escolar. O Estudo Nacional sobre as Comunidades Ciganas (2014) abrangeu todos os municípios do território continental, tendo-se inquirido 1.599 pessoas, verificando-se que apenas 6% possuíam o 3º ciclo (9 anos) e 2,5% detinham o ensino secundário ou superior. Existe um certo paralelismo entre a situação atual dos Ciganos portugueses e os experienciados por outros ciganos na EU. Esta situação deriva mais de desigualdades estruturais do que da falta de competências ou da existência de um "desfasamento unilateral". Um estudo qualitativo recente elaborado por membros desta equipa (2013-2015) revelou que em alguns bairros das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto existem poucos casos de Ciganos que completam a escolaridade obrigatória. Entre os adultos não houve casos de continuidade escolar até ao 12º ano através da educação regular. Neste contexto, os principais objetivos da nossa proposta são: 1) identificar e compreender as trajetórias dos alunos Ciganos que estão integrados no ensino secundário nas duas AM?s e suas aspirações de acesso ao ensino superior. Para tal ir-se-á mobilizar um modelo interpretativo interativo, dinâmico e processual, envolvendo seis níveis de cruzamento, para analisar trajetórias de sucesso. Nesta análise pretende-se mobilizar uma metodologia essencialmente qualitativa, utilizando métodos de pesquisa e participativos que permitam aos contextos locais beneficiar de experiências mais amplas, conectando os processos de pesquisa e investigadores, representantes Ciganos e stakeholders. À primeira fase de pesquisa seguir-se-á: 2) co-design de um currículo comum que certificará profissionalmente e com o 12º grau alguns Ciganos que deixaram o sistema escolar. Esta formação basear-se-á nos resultados da investigação, pretendendose implementar procedimentos de investigação-ação participativa na construção de um programa de formação. Esta...
Informação do Projeto
2018-10-04
2022-08-03
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
A crise do emprego e o Estado Social em Portugal: deter a produção de vulnerabilidades sociais e de desigualdades
EmployALL tem como objeto as relações de dependência mútua entre emprego e proteção social. No contexto da Grande Recessão e do decorrente 'programa de ajustamento', esta interdependência manifestou-se em Portugal sob a forma de duas crises articuladas: do emprego e da proteção social. A crise do emprego envolveu o aumento sem precedentes do desemprego, a redução dos salários e o aumento da precariedade das relações laborais, intensificando a pressão sobre a proteção social. A consequência, agravada por cortes que afetaram diretamente a proteção social, foi a perda da capacidade de resposta do sistema às novas (e velhas) vulnerabilidades - uma crise da proteção social. A concomitância das duas crises agravou transversalmente as desigualdades em diversos contextos territoriais. EmployALL visa dar resposta às seguintes questões de investigação: 1) Quais os mecanismos que ligam o emprego (desemprego, precariedade, declínio dos salários) à proteção social (a sua capacidade de resposta a exigências crescentes), e de que modo a pressão acrescida sobre o sistema de proteção social, assim como as suas debilidades, contribuem para aumentar os riscos no emprego e no desemprego? 2) De que modo a articulação das crises do emprego e da proteção social têm convergido na produção e na reprodução cumulativa de desigualdades, e como é que este processo pode ser revertido pelas políticas públicas? O projeto baseia-se num enquadramento metodológico interdisciplinar, aplicando métodos quantitativos e qualitativos em diversas escalas territoriais. A sua estrutura envolve seis atividades. A A1 elaborará o mapeamento teórico das relações de interdependência entre emprego e proteção social. A A2 caracteriza as crises do emprego e da proteção social em Portugal no contexto da UE e em várias escalas territoriais. A A3 analisa os impactos recíprocos entre as crises do emprego e da segurança social no quadro do regime de acumulação financializado, dedicando particular atenção ao modo como o se...
Informação do Projeto
2018-10-01
2022-03-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
- CES-UC - (Portugal)
- IDEFF - (Portugal)
- ICS/UL - (Portugal)
Ecos biográficos: triangulação no estudo dos percursos de vida
Em sociologia a pesquisa biográfica é geralmente centrada na realização de entrevistas nas quais se pede às pessoas que contem a sua história de vida ou experiências numa dada fase e/ou dimensão de existência. Ocasionalmente recorre-se também a materiais secundários como fotografias, cartas, timelines ou calendários de vida para complementar a narrativa. O enfoque é, em ambos os casos, em testemunhos na 1ª pessoa, assumindo que a informação obtida desta forma é a que permite aceder de modo mais direto e fiável às ocorrências e à subjetividade associadas a uma vida. Muito menos explorada está a possibilidade de reconstituir uma biografia não só por essa via, mas também a partir de testemunhos de terceiros, em concreto de pessoas próximas que possam falar sobre as trajetórias do indivíduo em análise e sobre a relação que têm com essa pessoa. Aquilo que se pretende fazer neste projeto é precisamente compreender como é que as biografias podem ser reconstituídas e analisadas a partir de múltiplos testemunhos, numa lógica de triangulação e comparação das fontes de informação. Recorrendo a uma metodologia qualitativa, o objetivo é perceber, através da realização de entrevistas biográficas, como é que a própria pessoa descreve e que sentidos atribui à sua vida, mas também como é que pessoas próximas percebem esse percurso biográfico, o apresentam e o interpretam. Serão analisadas 20 biografias, sendo que cada caso é composto pela entrevista à pessoa nuclear e por cerca de 4 entrevistas a familiares, amigos, colegas ou vizinhos desse indivíduo (de diferentes graus de parentesco, gerações, contextos). Desta forma, é possível combinar a visão que cada pessoa tem de si mesma e da sua biografia com a que os outros significativos têm dessas mesmas experiências. Pretende-se, neste sentido, articular uma perspetiva interna com uma visão externa acerca de uma mesma pessoa e respetivo percurso de vida. Esta estratégia analítica permite estudar a constituição temporal, social e relaci...
Informação do Projeto
2018-10-01
2022-06-30
Parceiros do Projeto
O trabalho da arte e a arte do trabalho: circuitos criativos de formação e integração laboral de imigrantes em Portugal
Informação do Projeto
2014-05-01
2015-06-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Desafios Educativos na Europa do Sul. Equidade e Eficiência em tempos de crise
O projeto CESE incide em cinco áreas institucionais de impacte da crise: a educação e formação inicial; os mecanismos de apoio à transição da escola e da formação para o trabalho; a educação de adultos e a aprendizagem ao longo da vida; a transparência das qualificações e a articulação entre os sistemas de educação e de formação; a estrutura de serviços e benefícios destinados a garantir o acesso universal à educação e à formação.Em cada uma das cinco áreas serão trabalhadas as seguintes dimensões de análise: (a) diversidade e importância relativa das vias disponíveis no sistema; (b) curriculos; (c) recursos humanos (d) orçamento e circuitos de financiamento; (5) quantidade e qualidade dos espaços físicos.
Informação do Projeto
2013-06-01
2015-05-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Efeitos TEIP: Avaliação de impactos escolares e sociais em sete territórios educativos de intervenção prioritária
Com o presente projecto, propomos contribuir para a avaliação externa do programa nacional Territórios Educativos de Intervenção Prioritária de Segunda Geração (TEIP 2), realizando estudos de caso em sete territórios educativos de intervenção prioritária, como forma de avaliar o(s) modo(s) como esta medida tem sido apropriada em distintos contextos sociais e, sobretudo, que efeitos objectivos tem produzido a nível local, tanto nas organizações escolares abrangidas pelo programa como na aprendizagem e desenvolvimento dos respectivos alunos. Assim sendo, o objectivo central do estudo é fornecer à DGIDC a compreensão dos impactos dos projectos TEIP 2, tanto ao nível das estruturas e dinâmicas das organizações escolares, como ao nível dos percursos e aprendizagens dos seus alunos.Em termos mais específicos, o estudo pretende aferir: (i) o “valor acrescentado” do programa nas escolas; (ii) os factores críticos de sucesso que estiveram na base das mudanças observáveis; (iii) os processos organizacionais e pedagógicos que as escolas têm colocado em acção, no âmbito dos projectos TEIP 2; (iv) as percepções dos diversos actores locais envolvidos nos projectos; e (v) os impactos na equidade e igualdade de oportunidades educativas.
Informação do Projeto
2010-11-01
2011-02-28
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Learn-Tech, Tecnologias da Informação e Comunicação e Aprendizagem
Este projecto de investigação pretende analisar e compreender um aspecto particular da relação entre tecnologia e sociedade. Procura-se investigar a forma como as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) estão a ser integradas e utilizadas na escola e nos processos de ensino e aprendizagem no ensino secundário.
Informação do Projeto
2010-02-01
2012-07-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Sucesso escolar e perfis organizacionais. Um olhar a partir dos relatórios de avaliação externa
O estudo visa estabelecer uma relação analítica entre politicas de ensino-educação-formação, os modelos organizacionais das escolas, os tipos de liderança e o sucesso/insucesso escolar, realizando uma análise dos contextos institucionais e organizacionais nos ensinos básico e secundário e ponderando o seu impacto nos resultados das escolas (em particular em termos de níveis de sucesso/insucesso escolar). Contempla também a análise do abandono escolar, quer entendo-o como uma forma de insucesso escolar (ainda que com contornos distintos), quer atendendo aos mecanismos accionados pelas escolas no sentido de o ultrapassar, nomeadamente pelo reencaminhamento dos alunos para vias alternativas de ensino-aprendizagem.
Informação do Projeto
2009-09-01
2010-11-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
- UAlg - (Portugal)
- Barafunda AJCSS - (Portugal)
Actividades de Enriquecimento Curricular: Casos de Inovação e Boas Práticas
Com o presente projecto, pretende-se observar e analisar a forma como estão a ser desenvolvidas as Actividades de Enriquecimento Curricular em cinco Agrupamentos de Escolas, em que são reconhecidos impactos francamente positivos desta medida, entre os vários actores envolvidos (direcções-regionais, autarquias, escolas, alunos, famílias), com o objectivo de identificar factores decisivos para o êxito na implementação desta iniciativa. Trata-se, portanto, de conhecer as causas do sucesso destas experiências, de modo a inferir formas de actuação transponíveis para a acção de outras escolas e até para as futuras políticas públicas, neste domínio.
Informação do Projeto
2009-03-15
2009-07-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Transições na Relação Trabalho-Família: Estratégias, Redes e Identidades
O objectivo deste projecto é o de estabelecer um programa de investigação centrado na análise não só das relações entre família e trabalho, mas, mais ainda, nas dinâmicas de transição dessas relações.
Informação do Projeto
2005-06-01
2008-06-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Gender, Parenthood and Changing European Workplace: Young Adults Negotiating the Work-Family Boundary
Analisar a forma como os jovens europeus de ambos os sexos, trabalhando no sector público e privado, vivem a maternidade e a paternidade e as fronteiras trabalho-família, no contexto dos diferentes regimes de estado-providência e de apoios familiares e das entidades empregadoras.
Contexto Conjugal e Divisão do Trabalho entre Homens e Mulheres
Aprofundamento dos factores que contribuem para a divisão desigual do trabalho pago e não pago entre homens e mulheres na sociedade portuguesa.
Informação do Projeto
2002-05-01
2004-02-28
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder