Projetos de Investigação
Perspectivas de crianças, pais e professores sobre a redução do consumo de açúcar
O projeto LessSugar4Kids tem como objetivo abordar o problema do consumo excessivo de açúcar nas crianças portuguesas, examinando os determinantes individuais (por exemplo, as preferências e percepções alimentares das crianças) e contextuais (por exemplo, as atitudes dos pais/professores em relação ao consumo de açúcar) subjacentes. Para atingir este objetivo, é fundamental combinar as perspectivas dos pais, dos professores e das crianças.
Informação do Projeto
2023-10-23
2025-10-22
Parceiros do Projeto
Promover a adesão à Dieta Mediterrânica no Campus através de intervenções nos menus e estratégias de marketing social
Este projeto, desenvolvido em Portugal, Turquia e Croácia, tem como objetivo identificar a conformidade das ementas alimentares com a Dieta Mediterrânica nas cantinas dos institutos públicos de ensino secundário, identificando oportunidades de intervenção, nomeadamente: 1) promover alterações na oferta alimentar abordando a proximidade com o Padrão Alimentar Mediterrânico, criando e oferecendo refeições de base vegetal, com produtos alimentares sazonais e locais e 2) desenvolver estratégias de marketing social adaptadas para envolver as partes interessadas no incentivo a hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis. Reúne uma equipa composta por especialistas em nutrição em saúde pública e serviços alimentares, tecnólogos alimentares, especialistas em gastronomia, psicólogos e profissionais de marketing, com uma vasta experiência e competências profissionais.
Informação do Projeto
2023-05-15
2026-05-15
Parceiros do Projeto
Motivational determinants of consistent condom use
Informação do Projeto
2021-02-01
2023-01-31
Parceiros do Projeto
Preventing and countering extremism and radicalisation: An action plan for Portugal
Despite Portugal’s peaceful environment and generous reception policies, it’s not immune to borderless invisible threat that is violent extremism, radicalization and terrorism. Destructive forces from extremist groups – within our country and abroad – currently poses a threat to the security and social cohesion of the Portuguese society. This proposal aims to prevent and counter extremism and radicalization in PT, by combining communication technology with a more coordinated and knowledge-based prevention effort. Project activities will include: 1. Innovative multi-level communication campaign designed to reach vulnerable individuals at risk of radicalisation and recruitment by extremists, by providing alternative or counter narratives and sharing moderate voices 2. Quantitative and qualitative evaluation of multi-level communication campaign, reach and impact 3. Establishment of a multi-stakeholder network that will offer both strategic advice & skills enhancement of professionals working in close contact with members of the public 4. Dissemination Action Plan preventing & countering extremism and radicalisation in Portugal, sharing good practices and lessons learned These activities will result in outputs: 1 x multi-level communication campaign with: o 3 x Micro-documentary o 4 x Small awareness films mobile/web o 3 x Social media Monitoring and Tracking Report o Social media contents o Offline activities with Press PR Actions and an Ambassadors Program o 1 x Web Portal “RESILIENT and UNITED” 1 x Quantitative and qualitative evaluation Report 5 x training sessions for professionals, teachers and volunteers 1 Final publication and Action Plan dissemination compiling best practises and lessons learned Direct benef: members of PT Islamic community, incl refugees (estim 15.000), 50 prof, 50 teachers, 25 volunteers. Indirect beneficiary’s governmental and non-governmental actors; At EU level, policy-makers, from RAN, CSEP; Other MS and Orgs.
Informação do Projeto
2019-01-01
2020-06-30
Parceiros do Projeto
Adaptando o processamento cognitivo à presença social: a dinâmica estabelecida entre ativação e controlo cognitivo
O primeiro fenómeno estudado pela Psicologia Social foi o de que o nosso desempenho é modulado pela natureza social do contexto. Na presença de outros, o desempenho altera-se ora para melhor (por facilitação) ou pior (por inibição). Este conhecimento teve impacto na nossa sociedade, por exemplo, na concepção dos "open-spaces" para certas tarefas. Os atuais desafios sociais impelem a uma melhor compreensão do fenómeno, especialmente no que refere aos efeitos desta presença no nosso cérebro e a atividade cognitiva em geral.A equipa deste projecto tem desenvolvido vários trabalhos que conjuntamente com os dados de estudos sociais, cognitivos e de neurociências sugerem-nos que a presença social modula a dinâmica entre dois componentes de processamento cognitivo básicos: o pensamento associativo e o controlo executivo. Com este novo foco desenvolvemos a teoria do "processamento sintonizado ao contexto social" com base em dois pressupostos: 1) a presença social ajusta os processos de atenção iniciais a essa presença expandindo a ela a nossa mente e tornando-nos mais sensível ao contexto e 2) a presença social ajusta os mecanismos de monitorização e controlo de interferências indesejáveis. Com essa perspectiva, assumimos que na presença de outros, atendemos melhor ao nosso ambiente (aumentando a probabilidade de respostas adaptativas) e a actividade de controlo executivo que reduzindo ou inibindo as interferências garantem-nos reacções mais adaptativas.O nosso objetivo é o de testar e sustentar melhor este quadro teórico, desenvolvendo estudos experimentais sustentados em paradigmas bem conhecidos de abordagens cognitivas (por exemplo, Stroop, Flanker), sociais (porexemplo ancoragem) e das neurociências (usando medidas ERP). Além disso, pretendemos mostrar a relevânciadesses processos cognitivos para fenómenos socialmente relevantes: estereotipagem e alimentaçãoA compreensão de como nossa mente se sintoniza à natureza social do contexto permitir-nos-á entender melhor os me...
Informação do Projeto
2018-10-04
2021-10-03
Parceiros do Projeto
Reducing sugar intake: Individual and contextual determinants of sugar perception and consumption
Informação do Projeto
2018-05-23
2021-05-22
Parceiros do Projeto
Examining the Boundaries of Embodiment
The proposed research program is designed to investigate the embodied mechanisms that ground cognition, in first (L1) and second (L2) language. We suggest that different languages shape our thinking, perceiving and feeling of the world. More importantly, they are grounded differently. We argue that whereas L1 is embodied, this is not the case for L2, or at least not to the same degree. The proposed experiments are designed to systematically compare L1/L2 related differences in performance as well as psychophysiological indicators in a number of paradigms presented to early (EB) and late (LB) bilinguals. To our knowledge these are among the first studies on embodiment with bilingual samples. The suggestion that L1 and L2 are unlikely to be equally embodied will be investigated in a study designed to furnish a direct examination of how L1 and L2 are somatically grounded (a neglected feature of both the embodied literature as well as bilingualism research). Studies 2 to 4 investigate how embodied simulation may drive specific phenomena such language congruence effects, modality switching costs and false memories in L1 and L2. Studies 5 & 6 will provide a more ecologically valid indication of how affective and interpersonal states are manifested in spontaneous linguistic representations when using L1 and L2. Our findings are likely to advance our understanding of a number of central issues pertinent to the emerging field of embodiment and may lend additional support to the assumptions that cognition and language are grounded on bodily states. Second, this research will identify the constraints of such assumptions in an increasingly multilingual and multicultural world where the daily use of a second language for professional, recreational and interpersonal purposes is often required. This is likely to inform research and policies designed to address the current challenges posed by participating in two or more linguistic communities.
Informação do Projeto
2014-03-01
2018-07-28
Parceiros do Projeto